Mostrar mensagens com a etiqueta Militares. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Militares. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, julho 09, 2010

EU CONTO MAS VOCÊS NÃO ACREDITAM


> Em Maio último o Falcon da Força Aérea deixou o primeiro-ministro apeado em Bruxelas porque o pessoal de voo já estava a ultrapassar as horas de segurança. José Sócrates ficou piurso e ao falar com o ministro da Defesa lá lhe fez lembrar que esse chefe da Força Aérea teria de levar uma lição.
A lição foi dada agora: o ministro Santos Silva foi veranear, perdão, participar num congresso qualquer das Forças Aéreas internacionais, nas ilhas Seychelles, transportando-se num avião da Força Aérea. Mas... mas apenas se fez acompanhar do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Valença Pinto, não convidando como seria sua obrigação o chefe do Estado-Maior da Força Aérea.
Conclusão: a vingança tem asas...

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

sábado, fevereiro 06, 2010

MAU, MAU

> A crise agrava-se no país. Os partidos políticos não se entendem. O Governo aparenta não querer governar. Uma conspiração tentou deitar abaixo o Presidente da República. A tentativa de coartar a liberdade de informação e de controlar órgãos de comunicação social deixou perplexos os defensores da liberdade.
Entretanto, existe a possibilidade de o povo português poder decidir-se por uma revolta social. Neste sentido, vários grupos de militares estiveram reunidos esta semana. Capitão, tenente-coronel, capitão-de-fragata e general foram algumas das patentes do Exército, Força Aérea e Marinha que se reuniram para debater a situação do país.
Uma das nossas fontes adiantou que "a situação está muito grave e se for preciso não deixar cair o país na anarquia e na golpada política nós tomaremos uma posição de força colocando o Presidente Cavaco Silva ao nosso lado", disse.

quarta-feira, agosto 19, 2009

MILITARES AO RUBRO

Ministro da Defesa Volta à berlinda

> Os chefes militares dos três ramos das Forças Armadas enviaram há dias "memorandos duríssimos" ao ministro da Defesa por causa do novo sistema remuneratório dos militares. O ambiente volta a aquecer no seio das Forças Armadas contra Severiano Teixeira e a culpa não é das altas temperaturas... Leia +

domingo, agosto 09, 2009

DÉFICE NA PROGRAMAÇÃO MILITAR

> A Lei de Programação Militar começou este ano com um défice de quase 87 milhões de euros face aos compromissos assumidos e as necessidades definidas pelo Ministério da Defesa para 2009, revela o relatório de execução do diploma.

De acordo com o relatório de execução da Lei de Programação Militar (LPM) referente ao ano de 2008, a que a agência Lusa teve acesso, o valor disponível (a 'dotação corrigida') para os compromissos assumidos para este ano é de apenas 320,522 milhões de euros, enquanto o valor total dos compromissos ultrapassa os 407 milhões de euros.

Face a este défice global, o relatório defende ser "necessário descativar dotações" nesse mesmo valor, 86,929 milhões de euros.

Os Órgãos e Serviços Centrais do ministério são o sector que apresenta o maior défice, de 51,494 milhões de euros face ao montante dos compromissos e das necessidades, seguindo-se a Força Aérea com pouco mais de 31 milhões, a Marinha, com 5,428 milhões e o Exército a apresentar um défice de 80 mil euros.

O Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) é o único que apresenta um saldo positivo de 1,140 milhões de euros face aos compromissos e às necessidades assumidas para este ano.

O relatório revela ainda que 2008 foi o ano com o maior grau de execução financeira da LPM desde 2002, com 74,6 por cento, o que corresponde a um montante de 340,4 milhões de euros (de uma 'dotação corrigida' de cerca de 456 milhões de euros).

"A taxa de execução situa-se 10,91 por cento acima da média dos valores homólogos de 2002 a 2007", refere neste sentido o documento.

2007 foi o ano com uma taxa de execução mais baixa, com 50,17 por cento que se traduzem num montante executado de 201 milhões de euros face a uma dotação corrigida de quase 402 milhões.

sábado, julho 25, 2009

OS GENERAIS METEM MEDO

9.987

Defesa Ministro não apareceu

> No Instituto Superior de Estudos Militares decorreu a semana final do curso de promoção ao generalato. Uma semana dedicada às palestras dos chefes militares e ministros. Uma acção que estava programada desde Outubro do ano passado. Pois, o ministro da Defesa Severiano Teixeira não conseguiu arranjar uma horita para estar presente. Talvez a ausência se deva ao medo que o ministro tem de ouvir das boas por parte dos generais...

quinta-feira, abril 23, 2009

Rico e mal agradecido

Otelo Saraiva de Carvalho veio dizer que admite rejeitar a promoção a coronel e que poderá processar o Estado.
Força, faça outro 25 de Abril que este já deu o que tinha a dar e pouco tem servido o povo.

Promoção rentável

Otelo Saraiva de Carvalho vai ser promovido a coronel para calar as vozes de quem protestava contra a promoção de Jaime Neves.
Otelo vai receber com a promoçãozita a "irrisória" quantia de 49.800 euros...

Paga pagode!

quinta-feira, abril 16, 2009

terça-feira, março 31, 2009

Afastado

O presidente da Associação Nacional de Sargentos, Lima Coelho, não está incluído num pacote de promoões que a Força Aérea avançou.. Coelho é um líder associativo que tem liderado muitas lutas pela justiça entre os militares.

Hum!... Cheira-me a esturro...

segunda-feira, março 02, 2009

Bocas na rua (203)

- É pá, aquilo na Guiné foi forte desta vez, não achas?
- Já se esperava!
- Ah sim?
- Claro! Quando se despreza a força e o descontentamento dos militares é no que dá...
- Isso é piada para cá?
- Pode ser! Os nossos militares não têm armas?...

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Biografia de Rocha Vieira






Ainda
não foi neste Natal o lançamento de um livro sobre a biografia do último governador de Macau. Estou para saber quem será o autor(es) da biografia do general Vasco Rocha Vieira e quais os temas escolhidos de maior destaque na vida do militar e, muito especialmente, quais os acontecimentos de maior referência e polémica sobre a sua governação em Macau até ao último dia de administração portuguesa. Digo-vos isto porque, há alguns meses, interessei-me em ser o autor de uma biografia independente sobre Rocha Vieira. Contactei com o general e ele transmitiu-me que já havia alguém a realizar esse trabalho. Mas, afinal, ainda não foi este ano...

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Militares encheram o saco


por diversas vezes deixámos aqui a perspectiva grave em que se encontra a situação no seio da família militar. Este Governo andou a brincar com as brasas e a fogueira ateou. Desta vez, o descontentamento e o repúdio pelo desprezo e falta de seriedade demonstrada pelos governantes deixou os militares à beira da asneira grave. Quando o general Espírito Santo, militar respeitado que se encontra na reserva e ex-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, vem dizer que "só uma acção e comando de alta qualidade tem impedido que entre as fileiras surjam acções de indisciplina graves que a Nação não compreenderá", está tudo dito. Mais palavras para quê? Os surdos não querem ouvir, os cegos não querem ver e sendo assim, tudo pode acontecer a partir de agora.
Na última edição da 'Revista Militar', o general Espírito Santo publicou um artigo no qual acusou o poder político de ter "falta de cultura de Defesa", confundindo "a condição militar com funcionalismo público, a função de comando como uma directoria-geral e a disciplina militar com processos disciplinares".
Militares no activio e antigos combatentes encheram o saco e estão dispostos a perder a cabeça. Para além de um rol imenso de medidas prejudiciais já tomadas relativamente aos militares, como é que a revolta não há-de configurar uma tomada de posição relevante se o Governo se prepara para reduzir a cerca de 300 mil ex-militares o complemento de pensão anual e miserável de cerca de 175 euros/ano...

Comentário oportuno de Joshua:

João, a demagogia e insensibilidade, assim como o aproveitamento soez da credulidade das pessoas fizeram de este governo o menos sério de sempre, o mais desprezivo de sempre das pessoas concretas e dos sectores que compõem a nossa sociedade. O agastamento dos militares é somente mais um sinal de outros agastamentos que por aí vão inflamando os ânimos.

Na verdade, Sócrates faz o que bem quer e lhe apetece e como é um poço de vaidade, enamorou-se de si mesmo, multiplicando-se em anúncios e shows vazios de consequências e de aplicação tortuosa e selectiva, privilegiando os sectores mais privilegiados de Portugal, negligenciando até ao mais vil desprezo o pobre e esmagado cidadão comum.

Anuncia uma coisa, faz outra completamente oposta. O Subsídio de Maternidade, por exemplo, parece uma medida inovadora e estimulante aos pais?

Pois nada mais é que a antecipação em cinco meses de uma prestação de 100 euros antigamente posterior ao parto e que era paga sensivelmente durante um ano.

Nada é o que parece. O show do nada da socratinice soma e segue e há algum povo rasca que acha que o poder nas mãos de este narcísico é o melhor que nos poderia acontecer repetir pois não há alternativa.

Recuso-me a pensar assim. Lutarei para que uma alternativa emirja e se consolide: o BE está flácido. O PCP expectante. Alegre de momento é o único a fornecer-nos um complemento de esperança.

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Mentir descaradamente

dias o ministro da Defesa veio anunciar grandes aumentos para os quadros das Forças Armadas. Hoje, o DN apresenta em manchete a mentira descarada, onde o aumento real dos militares irá ser metade do que foi anunciado por Severiano Teixeira. Está conforme o hábito deste Governo...
Mas cuidado, senhor ministro. Há mentiras que se pagam caro e o ambiente no seio da FA está no limite para assistirmos a algo de grave...

quarta-feira, novembro 26, 2008

Pires Veloso fica mal no filme

Depois de afirmar que o general Ramalho Eanes "não fez nada no 25 de Novembro" e que tudo foi "prefabricado para o transformar em herói", o general na reserva Pires Veloso foi totalmente desmentido por vários militares incluindo pelo visado.
António Ramalho Eanes foi ontem à SIC-Notícias e "arrasou" o autor do livro "Vice-Rei do Norte", Pires Veloso. Eanes manifestou-se "magoadíssimo" e foi contundente ao afirmar que no 25 de Novembro não houve heróis porque se tratou de um "trabalho de equipa". Esperemos pelo livro de Vasco Lourenço para continuarmos a confirmar, certamente, as muitas inverdades, invenções, deturpações e algumas verdades sobre o 25 de Novembro.

Post Scriptum - O general Ramalho Eanes confirmou a entrega de armas a militantes do PS.

terça-feira, novembro 25, 2008

'Vice-Rei do Norte' muda a história




O
general na reforma António Pires Veloso recebeu o cognome de "Vice-Rei do Norte" devido à sua participação anti-comunista nos acontecimentos de 25 de Novembro de 1975. Hoje, com 82 anos, decidiu lançar um livro de memórias, sob o título a condizer Vice-Rei do Norte. Pires Veloso, deixou algumas pessoas perplexas ao afirmar, em entrevista no DN a Pedro Correia, entre outras "novidades", que foi o general Costa Gomes e Álvaro Cunhal que "evitaram a guerra civil em Portugal em 1975" e que o general Ramalho Eanes "não fez nada", sublinhando, que a participação do ex-Presidente da República nos acontecimentos "foi tudo fabricado para fazer do Eanes um herói, que até já vem nos livros escolares". Tudo isto poderia ser muito credível se, ao abrir o livro de Pires Veloso não constatássemos a quem o "Vice-Rei do Norte" solicitou a escrita do prefácio: Mário Soares. Assim, está tudo explicado: os ódios de estimação ainda prevalecem a todos os níveis...

terça-feira, novembro 18, 2008

Militares já vão reunir mais uma vez

Sócrates desiludiu

Os militares ouviram o discurso do primeiro-ministro na cerimónia de abertura do ano lectivo dos Instituto de Estudos Superiores Militares. E ficaram frustrados com as suas palavras. Nada de novo a bombordo e a estibordo. A desilusão que José Sócrates provocou ao manifestar que não está nada interessado em virar a bússula a favor das reivindicações dos homens em armas, provocou já, segundo as nossas fontes, que vários militares de diferentes patentes tenham decidido reunir-se para estudar novas formas de luta. Para um militar presente na cerimónia, o desabafo é significativo: "o senhor parecia que estava a gozar connosco e a encostar os chefes dos três Ramos à parede"...

quinta-feira, novembro 06, 2008

Militares: Governo continua a brincar com o fogo

Todos os militares no activo e na reforma meus conhecidos que tenho contactado - e já são umas centenas desde que iniciei a recruta em Tavira, a especialidade em Vendas Novas e Lamego, a instrução no RAL 1, a comissão em Timor e a preparação de "um" 25 de Abril qualquer - são unânimes em dizer-me que o Governo continua a brincar com o fogo.
O descontentamento aumenta, a situação continua na mesma, as chefias militares assobiam para o lado e o ministro diz que sim mas também. Os militares pressionam as chefias a demitirem-se. O pessoal está a ficar saturado e os sargentos já decidiram que hoje ninguém irá aos quartéis almoçar para que o senhor Severiano Teixeira veja bem que não deve brincar aos soldadinhos de chumbo.

As praças e os oficiais estão a preparar algo que pode surpreender e já nem o Presidente Cavaco Silva, com a sua ida ao Alfeite no dia 14, conseguirá pôr água na fervura.
Há queimaduras que são muito dolorosas e que levam muito tempo a sarar...