quinta-feira, setembro 30, 2010

POLÍCIAS DESCONTENTES TENTAM GOLPE DE ESTADO

> Calma! Não é em Portugal. Ainda não. Aconteceu hoje no Equador onde a polícia daquele país tem andado revoltada com as medidas decretadas pelo governo e que são contestadas por um grande movimento liderado pela polícia e alguns sectores das Forças Armadas. A revolta levou a uma manifestação no aeroporto de Quito, capital do Equador, onde se registaram actos violentos e onde o Presidente da República, Rafael Correa, foi ferido e transportado para o hospital. Segundo as últimas informações, tratou-se de uma tentativa de golpe de Estado.

CHAPA CINCO






> O Sporting venceu o melhor da Bulgária, o Levski de Sofia, por 5-0. Foi só para provar que o Liedson e o Djaló não fazem falta nenhuma e que se podem dedicar ao boxe...

ANDA A APRENDER PIANO? NÓS AJUDAMOS...


SEM PERCEBER





> O primeiro-ministro José Sócrates afirmou recentemente em Nova Iorque que se o Orçamento do Estado 2011 não fosse aprovado, que se ia embora.
Há pouco, na Assembleia da República, o secretário-geral do PS disse que nunca pensou em ir-se embora do cargo de chefe do Executivo.
Qual deles é que fala verdade?

MACAU PASSADO





> Maria José Azevedo, mãe do jovem Luís Amorim que foi assassinado em Macau, concedeu hoje uma entrevista ao diário 'Hoje Macau', data em que passaram três anos da morte de seu filho sem que o Ministério Público de Macau demonstre o mínimo de seriedade sobre o caso que aguarda ainda por justiça.
Na entrevista, uma passagem do texto suspendeu-me a respiração, quando Maria José afirmou: "Salvo raras excepções fomos completamente abandonados. Fomos confrontados com comportamentos que não esperávamos de todo, grande parte da comunidade preferiu esconder a cabeça na areia, o caso era demasiado sensível, pesado e dos outros. Também sei que o medo e a insegurança tornam as pessoas irracionais e podem conduzi-las a comportamentos aparentemente incompreensíveis e desumanos."
Minha cara Maria José Azevedo, infelizmente, a história repete-se sempre de modo a contribuir para um sentimento muito doloroso que nos fica na alma para sempre. Aconteceu que no passado do meu Macau também senti essa dor de uma comunidade que "preferiu esconder a cabeça na areia"...

SONO DO MINISTRO





> Sabem a razão principal por que o ministro das Finanças anunciou tantas medidas graves para o povo dizendo que servem para combater a crise? Não sabem? Ouvi agora no rádio a justificação através do próprio Teixeira dos Santos. Disse que não conseguia dormir se não anunciasse as medidas...

JOAQUIM VIEIRA COM NOVO LIVRO

> O meu amigo e colega Joaquim Vieira é um profissional de excelência. A sua dedicação por obras literárias que traduzem o desconhecido da nossa história recente é uma mais-valia para o panorama livreiro.
Se, como diz o velho aforismo, o jornalismo é o primeiro rascunho da História, o novo livro "República em Portugal!", que Joaquim Vieira elaborou com o seu amigo suíço Reto Monico, um professor de História, e que agora surge nas livrarias, reconstitui o primeiro rascunho do acontecimento histórico que foi o 5 de Outubro, tal como à época o traçou a imprensa estrangeira. 
Às sucessivas manchetes dos primeiros dias, sobre um acontecimento global que tinha lugar num país ignorado, sucederam-se comentários em torrente, relatos de testemunhas e enviados especiais, reconstituições gráficas e inúmeras caricaturas alusivas à nova situação portuguesa, de que agora se dá conta. Os autores onsultaram 300 jornais e revistas de 20 países em quase três dezenas de bibliotecas e arquivos. A matéria é quase toda ela inédita em Portugal. Vale a pena ler. Parabéns, Quim!

- É pá, o Jorge Jesus disse que o Benfica está a caminhar para os "níveis normais"!

- Deve ser para o terceiro lugar...

MAU SINAL NO LIMA, LIMÃO

> Duarte Lima admite não responder a perguntas do Brasil.

PAGA PARA LEVARES PORRADA




> - Bom dia, senhor superintendente! Como tem passado?

- Sempre bem, apesar da crise...

- Mas vocês lá na PSP não têm crise mesmo com as manifs!

- Por que é que diz isso?

- Então, vão comprar os carros blindados quando a GNR informou que tinha em número suficiente e que podia ceder para a Cimeira da NATO!

- Você não percebe... então, não está a ver que o objectivo é outro... os blindados já nem vêm a tempo da Cimeira da NATO... os blindados já têm uma alcunha!

- Alcunha?... Essa é boa, qual?

- Os "medrosos". O governo quer que o pagode pague uns bons milhões pelos blindados para a PSP simplesmente devido ao medo das revoltas sociais... os medrosos querem os "medrosos" para depois afincar porrada no zé pagante!...

E A BURRA, SOU EU?









> O governo de José Sócrates andou mais de dois anos a ouvir os recados dos especialistas em economia de que era necessário ir tomando medidas para reduzir o défice e reavivar a economia. O primeiro-ministro preferiu Nova Iorque, fatos, gravatas, Kadhafi, Chávez, Dos Santos, inaugurações de creches de empresas privadas, lançamentos de primeiras pedras, propaganda ao TGV e aeroporto, safar-se do Freeport, do Face Oculta e da PT/TVI. Tudo em prole da governação que mantivesse os "camaradas" em pujança de ganhos à conta do povinho explorado. A título de exemplo, nunca vimos o governo a fazer contas sobre o pagamento de dois submarinos que governantes anteriores tinham encomendado. E se encomendaram contra a estabilidade financeira do país, por que é que este governo não anulou compromissos proibitivos?

Uma das justificações que o governo deu para o buraco orçamental de 2010 e para as medidas gravosas do próximo ano foram os "submarinos adquiridos em 2004". No entanto, nenhum analista esperava que para cumprir o défice (7,3%, este ano) faltasse dinheiro ao ponto de ser necessário um encaixe financeiro de mais de 2,6 mil milhões. Mesmo com o submarino (500 milhões) , a não receita das Scuts (200 milhões) e 330 milhões de receita não fiscal, é difícil de perceber o porquê de um buraco tão grande e que não foi explicado.  

O que verificamos é que o primeiro-ministro não explica nada, sai por portas laterais para não enfrentar perguntas incómodas sobre a incompetência dos últimos cinco anos à frente do governo. Uma coisa é governar mal e ter a humildade de aceitar o facto, outra é atirar para cima dos mais desprotegidos com um caderno de encargos destruidor de qualquer esperança de uma melhoria de vida neste pobre país.
O senhor não explica nada sobre o vergonhoso coelho da cartola que tirou do fundo de pensões da PT para pagar os submarinos e outras coisas. Mas afinal, a PT não é uma empresa privada com alguma intervenção estatal? E os funcionários da PT merecem um "roubo" destes? Será que não se sentem ludibriados e até vexados nos seus objectivos profissionais e pessoais? José Sócrates nem explica por que não acabou com as reformas escandalosas de quantos passaram pelo último piso do edifício PT, na Fontes Pereira de Melo.
Não explica nada. E será que irá pedir desculpas à "burra" da Manuela Ferreira Leite, que pelos vistos lhe ensinou tudo o que devia fazer espaçadamente no tempo e que o senhor anunciou numa noite triste de fim de Setembro?...

quarta-feira, setembro 29, 2010

ABAIXO DE CÃO




> A grande maioria de funcionários públicos tem sido tratada abaixo de cão de há uns anos a esta parte. Os funcionários têm sido obrigados a trabalhar abaixo de cão. Deixaram de poder "ladrar" porque as manifs passaram a ser filmadas e quem participa vai para a mobilidade e desta para casa. Os aumentos têm estado na arca congeladora e agora como prenda de Natal foi-lhes concedida uma redução de 5 por cento nos salários...

ANDAVA CÁ A PENSAR QUEM É QUE PAGARIA OS SUBMARINOS?

> PT cobre má execução fiscal e paga submarinos.

- É pá, estou doido com este governo... já sabes do IVA que sobe para os 23 por cento?

- Bom governo, pá! Não vês que é para termos alguma coisa maior que a Espanha...

PRESÉPIO






> - Hum... desconfio que o gajo não vai fazer parte do presépio...

GOVERNO SUSPENDE TODOS OS INVESTIMENTOS PÚBLICOS

> Ministro das Finanças congela investimento do Estado até final do ano.

TRISTES CORNOS OS DOS PORTUGUESES

O facto é que há quem diga que Manuel Pinho está a dar aulas na Universidade de Columbia sobre energias renováveis por um período de quatro anos e que não é a universidade que lhe paga: é a EDP (fala-se em três milhões de euros). A confirmar-se, esta é mais uma história que ainda ninguém quis contar e em que só o ex-ministro pode (já pôde) manifestar-se muito satisfeito. Espera-se que não seja bem assim e que aquele site não seja uma pista.

João Carvalho, in Delito de Opinião

POLÍTICA À PORTUGUESA




> Encontros, acordos, beijos na boca, zangas, insultos, comícios, entrtevistas encomendadas, orçamentos, chantagens, ameaças de demissão, crises, bancarrotas... Alto! e pára o baile.
Sua excelência chama todos ao palácio, audiências, sorrisos, televisões, fatos e gravatas, acordos, beijos na boca e já há Orçamento de Estado 2011... e tão inimigos que eles eram.

ALVALADE RIDÍCULO

> Sporting proíbe calças de ganga...

MORTE NA GUINÉ




> As metralhadoras ouviram-se mortíferas, injustas e tenebrosas. Uma guerra na Guiné-Bissau que ceifou imensas vidas e que deixou muitos homens destruídos para toda a vida. Hoje, todos quantos com responsabilidade governativa que não fazem tudo ao seu alcance em apoio psicológico e material para com os heróis vivos, bem mereciam que as metralhadoras da era moderna se virassem contra eles.

As imagens são chocantes e arrepiantes.

LABORINHO TEM RAZÃO




> A presidente do Instituto Camões veio a terreiro alertar que em muitos casos o ensino do português no estrangeiro não justifica gastos sumptuosos. E tem razão. Em muitos países os professores não têm a mínima preparação para ensinar filhos de emigrantes e não só. Alguns dos alunos nunca tiveram contactos com a língua materna. Na Austrália, por exemplo, é um desastre.
Ana Paula laborinho, pessoa que muito admiro pelo seu trabalho desenvolvido em Macau, deve saber do que fala, numa altura em que o ensino de Português no estrangeiro custa 51 milhões de euros.

INVERSÃO





> É com toda a facilidade que os miúdos do jornalismo nos dias de hoje invertem os papéis dos factos. Esta manhã li no 'i' este título: Di María salva Mourinho em Auxerre.
É engraçada a escolha jornalística para título da notícia. Se o Di Maria marcou um golo deveu-se fundamentalmente a José Mourinho, ao decidir no momento certo que Di Maria devia entrar em campo porque lhe mereceu a confiança a fim de poder marcar um golo. O que aconteceu foi que Mourinho salvou Di Maria de este ficar sentado no banco e de nem uma palavra aparecer hoje nos jornais a seu respeito. Di Maria cumpriu a missão e o seu dever. Por isso, foi contratado pelo Real Madrid a peso de ouro. Com a agravante que Mourinho não precisa nem virá a precisar mais de um "salvador"...

É PENA

> "Não vai haver uma cura universal para o cancro, isso nunca vai acontecer".

SEM COMPREENSÃO





> Eu tenho umas camisas para vestir, giras, boas, compradas em Hong Kong e que até recebem uns piropos quando vestidas. As actuais finanças não me permitemt a compra de mais vestuário, mas entendo que quero outras camisas novinhas em folha e de boa marca. Resultado: gasto o que não posso e se for à loja com o cartão de crédito fico endividado até ao cimo da estátua do Cristo-Rei. É nesta perspectiva que assistimos à incompreensível decisão do Governo em gastar cinco milhões de euros [ao mesmo tempo que corta apoio aos idosos nos medicamentos] na compra de material para a Cimeira da NATO que a GNR possui e que tinha disponibilizado. Naturalmente, que na GNR critica-se e lamenta-se a aquisição dos carros antimotim.

DIABETES É A MAIS PERIGOSA

> A diabetes é a doença mais perigosa e mais mortífera. Em silêncio, sem dor e sem dar de si, a diabetes vai minando como uma toupeira. Depois de ter tido um dos jantares mais felizes da minha vida a convite do meu grande amigo Pedro Correia, durante o qual bebemos um vinho maravilhoso, cheguei a casa e às 23.00 horas dei uma espreitadela pelo computador tendo respondido a alguns emails. Cerca da 1 hora fui deitar-me. Neste momento, que são 4 horas, acordei em sobressalto, com uma dor fortíssima na cabeça, o braço e perna dormentes, o ritmo cardíaco acelerado, uns calores anormais e levantei-me para medir a tensão arterial e a glicémia no sangue porque sou diabético. Ops! Obviamente que a excelentíssima senhora dona diabetes, a amante de uma vida, como não gosta do açúcar contido no vinho, estava em altíssima e assustadora numeração e a afectar-me de tal modo que tive de tomar medicação extra e distrair-me forçosamente para afastar o pânico criado por estas situações em que nos sentimos sozinhos, no silêncio da noite, com o desconhecido de uma reacção fisiológica que nos perturba de tal forma que a única forma que encontrei foi exercitar os braços com a escrita deste postal a incomodar-vos a uma hora destas da madrugada. Desculpem lá qualquer coisinha, mas olhem, já me estou a sentir melhor... um abração!

terça-feira, setembro 28, 2010

PAULO BENTO TELEFONOU-ME

> O seleccionador nacional Paulo Bento telefonou-me. Conversámos sobre a sua contratação e sobre o futuro da selecção. Não quis abordar o caso Queiroz e a dada altura perguntou-me se estava disponível para observador de jogos com selecções estrangeiras. Quando estranhei o convite, e devido a uma falha no tom de voz do Paulo Bento, é que me dei conta que estava ao telefone com um amigo que é um imitador sensacional e que tinha resolvido brincar um bocado por eu ter a mania que percebo de futebol e por conhecer o Paulo Bento. Há brincadeiras que não fazem mal a ninguém, antes pelo contrário...

(a cantar) PA-RO-LE-PA-RO-LE-PA-RO-LE

> Bloco não se compromete e promete propostas de esquerda.

NÃO HÁ MINISTRA, NÃO HÁ AMBIENTE, MAS HÁ IMPOSTOS

> Ministra do Ambiente admite criar taxas para combater a especulação imobiliária.

ESCLARECEDOR

 


 > - Olá, doutor, como tem passado? Prazer em vê-lo!

- Igualmente! Olhe, reformei-me da função pública...

- Então? Mas, o doutor ainda não fez sessenta e cinco, pois não?

- Não! Mas aquilo lá no Centro de Saúde estava insuportável e a ministra é uma atrasada mental apesar de ter tirado o mesmo curso que eu... estava farto de apresentar propostas para melhorar a situação, para evitar o caos, para que as consultas tivessem um pouco de dignidade e nem uma resposta tive nos últimos quatro anos... e não fui só eu, comigo abandonaram mais quatro colegas...

- Lá no Centro de Saúde?

- Sim, sim! Agora já pode imaginar o que se passa pelo país... estes tipos não têm a mínima noção do que andam a fazer... e com os medicamentos vai ser um pandemónio...

- Como assim, doutor?

- Eu quero ver quando as farmácias começarem a não aviar as receitas... já são milhões de euros que o Estado ainda não pagou às farmácias que forneceram medicamentos comparticipados...

- E para onde vai trabalhar, doutor?

- Olhe, tive uma proposta muito boa, de um hospital privado e para ficar como responsável do departamento direccionado às intervenções voluntárias de gravidez.

- Os abortos têm aumentado, doutor?

- E muito, mas de uma forma vergonhosa. Este governo aprovou a lei sem ter a mínima noção do país real... as mulheres estão a sofrer muito, continua-se a interromper a gravidez clandestinamente quase de uma forma contínua... no outro dia assisti a uma mulher que já tinha realizado oito abortos e sabe o resultado?

- Qual, doutor?

- Um cancro no útero!... Neste momento temos mulheres que realizam a intervenção voluntária da gravidez e que nem têm apoio psicológico...

SERÁ O MESMO?




> Surpresa das surpresas. Uma pessoa ouve o ministro Pedro Silva Pereira em entrevista a Judite de Sousa, na RTP, e vê um político determinado em criticar e aprofundar o fosso com o PSD. Silva Pereira disse cobras e lagartos de Pedro Passos Coelho e anunciou que o Governo se demitiria caso o Orçamento de Estado não fosse aprovado na AR.
Será o mesmo Pedro Silva Pereira, será o mesmo ministro, será o mesmo socialista que hoje vem dizer que o PSD é o "parceiro natural" para aprovar o Orçamento?...

- É pá, achas que no Brasil ganha a Dilma ou o Serra?

- Acho que o Lula já ganhou...

A ABANDONAR ANGOLA




> Angola não é paraíso nenhum, contrariamente ao que muitos portugueses pensaram. O 'el dorado' estava ali à mão de semear e vá de avançar para o reino Dos Santos, a fim de amealhar umas boas massas para a reforma. Debalde. As empresas não pagam aos técnicos, os bancos dizem que não têm o dinheiro correspondente e alegadamente depositado pelas empresas que operam na ex-colónia portuguesa, em especial na construção civil, transferências monetárias para Portugal nem pensar e pela candonga através dos comissários de bordo da TAP pode dar prisão. Enfim, um panorama ideal para que a lição seja bem entendida e se façam as malas para o regresso, porque aquele "reino" é uma caverna muito escura e obscura. A verdade é que as obras por pagar em Angola fazem trabalhadores regressar.

PS - Mais uma vez saúdo com amizade o leitor que diariamente nos visita desde Luanda.

3 EUROS À HORA




> A minha "velhota" mãe, de 86 anos, tem uma reforma de 300 euros e paga 6 euros à hora a uma senhora para a ajudar nas tarefas da casa duas vezes por semana. Qual não foi o meu espanto quando li isto: Ministério da Educação paga 3 euros à hora para vigiar e limpar escolas.

VÃO ACABAR OS ANÓNIMOS




 > A administração Obama quer propor, em 2011, uma lei que exige que os operadores de telecomunicações criem as condições necessárias para as autoridades procederem à interceção de comunicações eletrónicas.

EUA preparam lei que facilita a interceção de e-mails e portais sociais

De acordo com o The New York Times, a Casa Branca pretende criar novos mecanismos de interceção de mensagens enviadas por computadores e smartphones, bem como dos dados inseridos em portais sociais ou comunicações de voz sobre IP.
Antecipando-se aos previsíveis protestos, responsáveis do FBI lembram que a nova legislação apenas permite aceder às comunicações eletrónicas de suspeitos, de acordo com o que a lei já estabelece.
A nova lei deverá ser submetida ao Congresso dos EUA, durante 2011.

MILIONÁRIO DA 'SEGWAY' MORREU NUM VEÍCULO DA MARCA

 

 

> O milionário James Heselden morreu após um acidente com uma Segway, confirmou ontem a polícia de West Yorkshire, Inglaterra.

Dono da Segway morreu em acidente com um dos veículos da marca

O milionário de 62 anos, que havia ficado famoso após a compra da célebre marca dos veículos de duas rodas, terá falecido enquanto descia um morro em direção ao rio Wharfe.
Segundo a Bloomberg, as autoridades locais encontraram ontem o corpo de Heselden já sem vida. A Segway em que o milionário seguia foi encontrada no rio.
Num comunicado, a família Heselden reitera que todos os indícios levam a crer que se tratou de um acidente.
Jimmy Heselden era um homem de negócios, que criou a marca Hesco Bastion que produz sistemas de defesa militares a partir de Leeds, Reino Unido.
No início de 2010, Heselden comprou a marca de veículos pessoais Segway.

segunda-feira, setembro 27, 2010

SPORTING: COMO ACERTÁMOS EM 14 DE AGOSTO

> O Sporting ocupa um lugar vergonhoso na classificação. O descalabro poderá ser total se o clube continuar com os actuais director técnico e treinador. A equipa não sabe jogar porque o timoneiro não sabe ensinar mais do que se tem visto. Este Sporting não conta já para as contas do título tal como acertámos AQUI em 14 de Agosto passado.

VENDA DE PORTUGAL JÁ VALE ALGUMA COISA

> Ministro angolano do Interior demitido devido à prisão de empresário português.

ESTÃO A APERTAR O CINTO

> Direcção-geral dos Impostos tem mais funcionários que TAP ou PT.

- É pá, o Duarte Lima diz que a polícia brasileira é do Terceiro Mundo!

- E não disse que a portuguesa é do outro mundo?...

ABANDONO





> Está abandonado no hospital.
Está deitado na rua por baixo de um prédio.
Está sozinho em casa sem apoio domiciliário.
Está sem ver filhos e netos há seis anos.
Está num lar atirado para um canto.
Está num asilo sem poder andar.
Está a esmolar pelas ruas da cidade.
Está a aguardar por uma consulta médica há seis meses.
Está a aguardar por uma intervenção cirúrgica há três anos.
Está a atirar a receita médica fora por não ter dinheiro para os medicamentos.
Está a receber uma reforma de 280 euros para pagar a comida, renda de casa, electricidade, água, gás e passe social para os transportes.
Está sentado no banco do jardim a olhar para... o Dia do Idoso. Merda para o dia...

SÓCRATES TEM UM CURSO





> Afinal foi em Coimbra que Sócrates se licenciou em Engenharia! Foi "um dos fundadores da JSD" e fez um Mestrado no Instituto (?) da Universidade de Lisboa, em 2005.

Deliciem-se!

http://www.worldleaders.columbia.edu/participants/jos%C3%A9-s%C3%B3crates-0

domingo, setembro 26, 2010

SOARES E TIMOR





> Mário Soares concedeu hoje uma entrevista de fundo ao 'DN'. Interessante e séria, diga-se, o que foi raro nas anteriores conversas com jornalistas, onde o ex-Presidente da República se preocupou mais com o seu narcisismo. Desta vez, até de Cavaco Silva disse bem. Mas, o que me levou a escrever estas linhas foi o facto de Mário Soares anunciar para breve o seu novo livro. Uma obra diferente - "Um Político Assume-se" - na qual o fundador do Partido Socialista informa que se trata de um livro autobiográfico e onde vai falar da sua carreira política, incluindo o tempo em que foi comunista.
Numa outra passagem da entrevista fica a perplexidade do leitor: "Fui convidado já 50 vezes para ir a Timor, é o único sítio do território que foi português onde nunca fui. Não sei se irei alguma vez...". Infelizmente, não deverá ir a Timor-Leste, e pouca gente saberá o motivo. É que Mário Soares tem boa memória e sabe que os timorenses não lhe perdoam o apoio inequívoco que deu, num dos seus livros, à integração de Timor-Leste na Indonésia...

sábado, setembro 25, 2010


 - Vais discursar em inglês, pá?

- Não, pá! Tal como me aconselham os amigos parvos, vou discursar em mau inglês...



QUE VENHA O F.M.I.

© Jorge Cabral

 
Tenho ouvido as maiores enormidades a respeito de uma eventual intervenção do Fundo Monetário Internacional em Portugal.
Todos, da esquerda à direita “fazem cruzes” quando falam de tal instituição como se de obra diabólica se tratasse. Os media, na constante linha da “diarreia mental” com que diariamente nos torturam, fazem de caixa de ressonância de quem tem poder e palavra, levando tal mensagem a tudo e a todos, até à exaustão.
Mas, afinal, de que é que se trata?! Sem dúvida de alguém cujo lucro não é o seu objectivo. O que mais lhes interessa é que o país equilibre a sua vida financeira de forma a manter o mais estável possível o difícil fluxo de capitais que permanentemente entram e saem dos países, nas suas trocas comercias, por força dos custos de investimentos necessários e muitas das vezes só, quase como é o nosso caso, para fazer face a despesas correntes. E é aqui que surge o problema, é que estamos a endividar-nos para comer (se assim fosse, nem era tão condenável), mas sobretudo para alimentar a ganância desmedida de uma cáfila de labregos que se julgam senhores na razão directa do volume da algibeira, dos carros que ostentam e de outras baboseiras quejandas, tão ou mais pérfidas que estas.
É que tal escória já não consegue viver nem dormir descansada de outra forma. São pelintras mentais que sofrem do “síndrome de Patinhas”, que lesam a comunidade, distorcendo valores, atropelando princípios e invertendo o sentido que a vida da sociedade devia ter para que uma maior harmonia entre todos e uma ampla paz social fossem autênticas e nos enchessem, assim sim, de orgulho, satisfação e vontade de uma vida participativa..
São estes cafagestes que abominam a vinda do F.M.I. porque sabem estar na primeira linha para perderem as vergonhosas mordomias e de chocantes regalias financeiras conseguidas por processos inconfessáveis, pagamentos de favores secretos, vias escusas, etc.etc..
Desde institutos com 10 chefes e dois funcionários, a pagamentos de tudo e de mais alguma coisa à camarinha que se apoderou da teta deste pobre Estado, através das Empresas Públicas, das Empresas Municipais, das Empresas Participadas, em múltiplas Assessorias e duvidosos Contratos de Outsourcing, “Estudos” encomendados à medida e de mais um sem número de fórmulas e de geometrias (im)possíveis de parcerias e quejandos, esta cáfila invadiu tudo, fazendo com que os seus tentáculos sugadouros chegassem ao mais recôndito da Coisa Pública.
É por isso, e só por isso, que o F.M.I. os afronta. A mim não! Eu desejo que venha quanto antes para que os ponha na ordem e acabe de uma vez com a desbunda fétida em que este país se transformou. Esta bandalha de gente tem medo de quem não tem telhados de vidro e os senhores do F.M.I. não têm nem consta que sejam subornáveis como os boys e os sucateiros com quem estão habituados a lidar. Com aquela gente é diferente e é isso que os atemoriza.
Por outro lado, só uma intervenção de gente capaz e séria é que poderá evitar que nos envolvamos em violência, porque ninguém tenha ilusões; estamos a atravessar a linha vermelha e depois dela tudo é possível. Os portugueses são habitualmente “mansos”, é verdade, mas tocamos os extremos e não sabemos distinguir limites.
Quem anda a fazer sacrifícios para manter este estado de coisas anseia pela vinda de um qualquer F.M.I.. 
Já chega de vilanagem e de ladrões disfarçados. 
 

sexta-feira, setembro 24, 2010

BLOGGER.COM

> Vocês não imaginam quanto o blogger.com me tem posto doido. Alterou o sistema de publicar as fotografias bem como outros "melhoramentos" que não são mais que uma porcaria dos diabos. Não se consegue publicar nenhuma foto que se pretenda e as alterações foram para pior, com uma treta justificativa de que se pode pré-visualizar. Vou já tentar mudar para o Sapo.

A MELHOR DA SEMANA

> Todos os dias se inventam anedotas sobre os mais diversos assuntos. Esta semana achamos que esta foi a melhor que nos enviaram.

O senhor Conde do Sabugal chega à sua mansão. O mordomo, atentamente, abre-lhe a porta, baixa a cabeça e, com reverência, saúda-o:
- Entra, filho de uma grande puta, de onde vem o senhor conde com essa cara de paneleiro?

Ao que o conde, sorridente, lhe responde:
- De comprar um aparelho auditivo...

CONTRIBUTO




> Um amigo meu enviou uma missiva ao primeiro-ministro José Sócrates, no sentido de contribuir para a solução dos problemas do país. Aqui fica o texto muito significativo.

Sr. Primeiro Ministro: 

No momento em que o Sr. Ministro das Finanças pergunta: "digam-me onde podemos cortar na despesa", venho propor-lhe: 1)- Proibam todas as chefias da Administração Pública de utilizar viatura do Estado sem ser em serviço, quer dêem o exemplo ao povo vindo para o trabalho em transportes públicos como acontece nos países nórdicos, ou na própria viatura se isso lhes fizer moça. Já imaginou os milhões que se poupariam em combustível e viaturas? Conheço casos em que os directores têm viatura e cartão frota que utilizam durante os fins de semana. 
2)- Deixem de atribuir telemóveis às chefias da Administração Pública e membros de gabinetes ministeriais ou de Câmaras Municipais, com a sua utilização livre e sem controle. Para isso recebem ajudas de representação. No fim do ano, quantos milhões se poupariam? 
3)- Acabem com os almoços (ou jantares) frequentes com facturas assinadas por ministros, secretários de Estado ou chefes de Gabinete em que participam os seus colaboradores ou amigos. Não recebem ajudas de representação? Quantos milhões se poupariam? 
4)- Imponha-se um tecto salarial para todos os administradores e membros dos Conselhos de Administração das empresas públicas, (nunca superior ao do Presidente da República), acabem com aqueles salários "pornográficos" e proibam a utilização de cartões de crédito da empresa para proveito pessoal. Quantos milhões se poupariam? 
5)- Proibam as reformas em duplicado ou triplicado, sobretudo aquelas que foram adquiridas por exercerem funções em conselhos de administração de empresas durante curtos períodos de tempo ou em cargos políticos. Ninguém devia receber mais do que uma reforma, devendo optar pela melhor. Quantos milhões se poupariam? 
6)- Tenham a coragem de acabar com Secretarias de Estado ou organismos que já não servem para nada ou exercem funções idênticas. Dou apenas um exemplo: para que serve a Sec. Estado da Igualdade, Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e Comissão para a Igualdade de Género e Cidadania? E as empresas municipais? E quantos organismos mais? Quantos milhões se poupariam? 
As medidas que aqui lhe sugiro, não serão de fundo, poucas décimas tirarão ao défice, mas se fossem tomadas, pode ter a certeza que a opinião pública aprovaria incondicionalemente, credibilizariam as políticas de austeridade e o Governo subiria nas sondagens, porque estava a dar o exemplo. Ao pedir sacrifícios, tinha mais autoridade para o fazer. Cortando nas mordomias, nos excessos e desperdício, no luxo e ostentação, até seria possível distribuir mais pelas prestações sociais. E era um bom exemplo da administração pública para a sociedade em geral. Não será isto "ética republicana"? Siga-se o exemplo dos países nórdicos neste domínio. 
Desejo-lhe o maior sucesso no controle do défice e na governação do país. As propostas que lhe apresento são apenas no desejo de contribuir para uma boa governação, justa e perfeita. 

ANDA POR AÍ




> O ministro das Finanças proferiu, ontem na AR, a frase mais vergonhosa da semana. A propósito da compra de um submarino, cuja aquisição foi assumida pelo governo português há muito, Teixeira dos Santos assim a modos "que chatice ainda temos a porcaria do submarino que vai encarecer o défice", virou-se para os deputados e lamentou a existência do "Tridente" recentemente entregue a Portugal, com o dislate: "esse submarino que já anda por aí...".
Lamentável.

PAU COMMENTS

a.marques disse...
Tal cara não me é desconhecida mas aquele discurso patético não pode ser de um ministro das finanças. Só um extraterrestre movido a pilhas e programado para as artes manhosas de um governo com trela sufucante, poderia imaginar-se rodeado de um exército amorfo de olhos vendados á sua imagem e semelhança. Como se os humanóides deste recanto fossem presa fácil de rendição á bazófia manipuladora do criminoso. Disse ele que o outro em vez de contribuir para a solução fazia parte do problema. Accrescente-se a importância da omissão de um gigantesco detalhe: Eles são o problema!

PRESENTE

> Passos Coelho: não aceito "presentes envenenados do Governo ".

DEMENTE

> Há um/a demente que vem aqui ao blogue quase diariamente para me insultar sob a capa do anonimato. Obviamente que ninguém aguenta uma situação destas sem apresentar [como o vou fazer] uma queixa na Polícia Judiciária e um pedido de investigação informática a fim de detectar esta besta maníaca que deve passar os dias, as tardes e as noites a pensar em mim. Só que gente desta estirpe tem de levar uma lição.

DOIS MIL INCOMPETENTES




> Acreditem, meus caros. Existem cerca de 300 empresas municipais que empregam dois mil administradores municipais de uma incompetência a toda a prova. Incompetentes, por quê? Porque as empresas dão prejuízo. Estas empresas dependem das transferências das autarquias e é por aqui que deve começar rapidamente a redução da despesa pública.
Outro dos exemplos é a existência de 306 fundações de utilidade pública para as quais o Estado transfere verbas.
Outra situação a merecer a análise imediata para o corte na despesa é a situação vivida nas transportadoras públicas, onde os gestores têm salários superiores à administração pública e as parceias público-privadas com encargos sem controlo.

PARAÍSO




> São 21 horas de quarta-feira passada. A família depois de um dia de trabalho está na sala a ver as notícias na televisão gozando o descanso proporcionado por uma casa espaçosa, ricamente decorada e situada na aprazível Quinta da Marinha, em Cascais. A imaginação dos proprietários poderia estar na discussão da crise que afecta o país, na nova peça de teatro de Alexandra Lencastre, nas escolas que estão a encerrar ou na última passagem de modelos a que a dona da casa pode ter assistido.
Num ambiente calmo e acolhedor, eis que, de repente, ouve-se um estrondo e pela porta traseira entram três homens encapuzados, armados, falando espanhol com sotaque de um país de leste, possivelmente russo. Demonstrando um profissionalismo de alto calibre na arte tenebrosa do assalto a casas, os meliantes sabiam perfeitamente ao que vinham e para onde se dirigiam. Num ápice obrigaram o chefe da família a abrir um cofre existente numa sala contígua. Cofre aberto, um saco mais que aberto e para o seu interior foram introduzidos 600 mil euros e uma quantidade de jóias avaliadas em muitas centenas de milhares de euros. Adeus e felicidades, terão dito os assaltantes que sairam porta fora sem deixar rasto. Como ainda é possível ser-se tão inconsciente para manter quantias tão avultadas no interior das residências? Depois não chorem.
De acrescentar que, a quinta dos ricos ainda não arranjou dinheiro para uma segurança a sério e para um sistema de video vigilância. Será que a PJ já tentou prender todas as empregadas domésticas que passaram lá por casa? Portugal continua a ser indubitavelmente o paraíso do crime.

quinta-feira, setembro 23, 2010

PRIMEIRA CHUVA

> Chegou o Outono e logo a chuva. Há momentos caiu sobre Lisboa uma chuvada que ajudou a lavar as ruas e os carros.

GOVERNO DEMITE-SE




> O ministro Pedro Silva Pereira confirmou na RTP, em entrevista a Judite de Sousa, que no caso de o Orçamento do Estado para 2011 não ser aprovado na Assembleia da República, o governo do Partido Socialista apresentará a demissão, alegando que o executivo não terá mais condições de governação sem poder contar com o orçamento por si delineado.

BORDADA A CORES

SÓCRATES EM NOVA IORQUE...

> ... a fim de comprar mais um fatinho e uma gravata. Cuidado, que estamos em Setembro...

ORÇAMENTO

> Afinal, a Lua, tem mais em comum com o mundo das finanças do que se pensava. Imagens mais detalhadas da Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) mostram que o nosso satélite natural possui, tal como qualquer orçamento digno desse nome, uma série de buracos.

RAY CHARLES FARIA HOJE 80 ANOS




- É pá, o que é a Maçonaria?

- É assim uma coisa como uma fundação a funcionar numa loja...

O COSTA NÃO CUMPRE


> Ruas sujas, trânsito caótico e habitação cara são as maiores preocupações dos lisboetas.

ADIVINHA


> A Galp vai iniciar a privatização. Sete por cento da companhia avança na próxima semana.
Adivinhem quem compra:
- Sonangol
- Filha de José Eduardo dos Santos
- Ministro angolano dos Petróleos
- Ministro angolano da Defesa
- Ministro angolano das Finanças
- Banco de Angola
- Chefe de gabinete de José Eduardo dos Santos
- Um dos vinte criados de José Eduardo dos Santos
- Ou o intermediário português de José Eduardo dos Santos que já comprou metade de Portugal?

ESTA É A EDUCAÇÃO QUE TEMOS

> Escola premiada pela Microsoft fechou...

400 CARROS POR ÁGUA ABAIXO


> Não podemos ser todos tolos. O país ouviu estupefacto a notícia de que a empresa pública "Águas de Portugal" possui uma frota de 400 carros topo de gama para os seus técnicos, chefes, directores e administradores. O espanto leva ao lamento imediato. O choque psicológico é grande mas logo de seguida, exclama-se: "O que é que se há-de fazer?". Pegar fogo aos carros em sinal de revolta popular? Não, porque as viaturas são do povo. Cortar a cabeça aos administradores? Não, porque seria homicídio. Pegar fogo às "Águas"? Não, porque existe água suficiente para apagar as chamas.
O que há a fazer é o que a minha consciência de profissional me obriga, em face dos dados que disponho. A de desmascarar esta escumalha de gestores que inunda Portugal com objectivos muito concretos e com estratégias de economia muito bem definidas.
Podem crer que a compra escandalosa de 400 carros para as "Águas de Portugal" não é um acto inocente ou um esbanjamento por incompetência. A compra vergonhosa e desnecessária de uma frota de veículos caros e de outras decisões incompreensíveis levadas a efeito na empresa, insere-se numa estratégia de gastos sumptuosos que resultem na criação de um passivo grandioso e impossível de suportar, o qual deverá servir de justificativo para a privatização da empresa. Límpido como a água...

quarta-feira, setembro 22, 2010

BAÚ






>
Estes foram os melhores do mundo na Fórmula 1. Do baú retirei, com muita saudade, Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet.

TGV


- Cuidado, vê lá se vem aí o TGV?!

- Não, podemos ir!... É tudo ilusão óptica...

NÃO É SÉRIO

> O 'Público Online' tem proporcionado, durante o dia de hoje, aos seus leitores um contacto directo com vários políticos. Fiquei chateado. Chateia-me a porcaria da censura. Já nos anos 70 me chateava. Ao colocar perguntas incómodas aos políticos interlocutores lá veio a São José Almeida dizer que devido ao grande número de leitores tinha de seleccionar. Selecção, uma ova, já bastou a do Queiroz. Sempre que a matéria raia o incómodo para o anfitrião, zás! a pergunta não aparece. OK, percebi, nunca mais lá me apanham a tentar falar com os políticos que devíamos ter, mas que não temos... em linha.

O CLONE DA ALÇADA (a democracia que temos, ao fim de menos de 24 horas foi retirado o video em que um miúdo gozava com a ministra)



BICICLETAS VOLTAM AO PAREDÃO DO ESTORIL


> A Câmara de Cascais abriu às bicicletas o paredão na linha do Estoril, uma medida reivindicada por muitos mas que é alvo de contestação por outros que temem acidentes com peões.

A circulação de bicicletas no paredão foi proibida em 2005 pela autarquia “na sequência de acidentes graves que envolveram peões e bicicletas”, explica a Câmara em comunicado.

Agora, a circulação foi restabelecida, no âmbito de um Corredor Ciclável, pintado no pavimento, e com horário e condições definidas. “Na época alta, de 1 de Abril a 31 de Outubro, não é permitida a circulação de bicicletas aos fins-de-semana e feriados, enquanto nos dias úteis será possível fazê-lo a partir das 18h00 e até às 10h00. Na época baixa, de 1 de Novembro a 31 de Março, nos dias úteis, a circulação de bicicletas pode efectuar-se a qualquer hora, sendo que aos fins-de-semana e feriados só é possível fazê-lo entre as 18h00 e as 10h00”, informa a autarquia.

O vice-presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, explicou hoje que a reabertura do corredor ciclável no paredão foi resultado de centenas de assinaturas de pessoas que queriam poder andar de bicicleta naquele passeio marítimo que vai do Estoril a Cascais.

“A Câmara de Cascais foi sensível aos munícipes que queriam poder andar de bicicleta e por isso abrimos o paredão hoje à circulação destes veículos, embora com uma grande restrição, porque temos também a consciência de que há muitos munícipes que não concordam com esta medida”, disse o autarca à margem da inauguração do corredor de velocípedes.

Daniel Soares foi um dos peões que esta manhã manifestou o seu descontentamento. “Isto é um crime. Eu também gosto de andar de bicicleta mas tenho consciência de que aqui é um perigo. Se as pessoas querem andar de bicicleta que vão para a ciclovia do Guincho e que deixem os peões aqui caminharem em paz”.

Também António Rafael Martins mostrou-se apreensivo com a nova medida, sublinhando que a restrição dos horários não é solução. “Não é preciso haver muitas pessoas no paredão para que haja acidentes. Basta uma criança ao final da tarde sair de perto dos pais para se sujeitar a ser atropelada por uma bicicleta”, afirmou.

Perante as contestações, Carlos Carreiras apelou ao “bom senso”, “civismo” e “responsabilidade” dos munícipes, estando convencido que “tudo correrá bem” e que todos ficarão satisfeitos, até porque, disse, haverá uma fiscalização rigorosa.

Para assinalar a Semana da Mobilidade, a Câmara de Cascais inaugurou hoje a reabertura da ciclovia entre a praia da Poça, no Estoril, e Cascais, uma medida há muito desejada por um grupo de moradores que se juntou como Associação Amigos do Paredão da Costa do Sol. Segundo a representante do grupo, Sofia Meneses, a medida é “finalmente uma mostra de consenso” que, disse, “muito satisfaz os amigos do paredão”.

Lusa/Público

JÁ COMEÇOU A GUERRA A PASSOS COELHO

> O PSD será sempre um partido sem Norte. Há muito que não sabe o que quer em união de esforços entre os seus principais senadores. A guerra a Pedro Passos Coelho já se iniciou com Pacheco Pereira à cabeça e com a intenção de catapultar Rui Rio para o poleiro. Este desentendimento e fractura política só leva o PSD ao descrédito. Ainda tão recentemente foi eleito um novo líder e a política interna em certos gabinetes transforma-se em tiros nos pés. Já não há pachorra para tentar perceber o que querem personalidades tão ambiciosas e tão destrutivas. Por exemplo, Ferreira Leite, Mota Amaral e Paulo Mota Pinto não assinaram o projecto de revisão constitucional...

NABO





>
Murteira Nabo só é nabo de nome. Esperteza não lhe faltou enquanto esteve em comissão de serviço em Macau a ocupar cargos bem remunerados de várias formas. A árvore das patacas concedeu-lhe uma fortuna, estatuto e chegou a "financiador-senador" do PS, ou seja, em Portugal é um milionário. É fácil para um indivíduo sem problemas financeiros, com uma reforma choruda, vir agora propôr que se retire o 13º mês a quem trabalha ou trabalhou durante décadas para a administração do seu país. Murteira Nabo teve o desplante de aconselhar que se corte o 13º mês e já. E por que não especificou que esse corte deveria ser apenas a quem receba mais de 2.500 euros e a todos aqueles que recebem várias reformas chorudas, possivelmente como o próprio economista Nabo?
Será que Murteira Nabo não tem a consciência do que propõe? Será que não sabe que a maioria das pessoas com rendimentos mínimos já está endividada até aos cabelos e aguarda pelo 13º mês para pagar as dívidas contraídas ao longo do ano? Será que é justo retirar o 13º mês a quantos tenham um rendimento mensal até 1.300 euros?
Murteira Nabo perdeu uma boa oportunidade de estar calado e, já agora, de oferecer os seus décimos terceiros meses de salários a uma instituição de caridade...

PÚBLICO ONLINE FAZ 15 ANOS

> O 'Público Online' faz hoje 15 anos. Parabéns a quantos produzem aquele site excepcional de informação. Para comemorar o aniversário o jornal convida os leitores a conversar em directo com oito líderes políticos.

terça-feira, setembro 21, 2010

10 DE JUNHO

> Nas comemorações do Dia 10 de Junho o presidente da República "inventa" sempre uns "comendadores" para receberem as medalhas em forma de condecoração...
...
Esta noite, a seguir ao telejornal, a RTP apresentou uma reportagem sobre deficientes que mergulharam nas águas ao largo de Sesimbra. Emocionante e comovente. Todos aqueles instrutores dedicados e cheios de amor ao próximo é que deveriam ser os escolhidos para receberem as medalhas no 10 de Junho.

HÁ MAIS DE UM ANO

> Foi há mais de um ano que o nosso colaborador Jorge Cabral escreveu aqui no PPTAO que para se relançar a economia só havia um caminho: acabar o roubo no preço dos combustíveis. Jorge Cabral tinha mais que razão. Hoje, Carlos Barbosa, presidente do ACP, veio o dizer mesmo ao propor que os combustíveis fiquem mais baratos para relançar a economia.

QUAL É O PINÓQUIO II?

> Manuel Maria Carrilho e MNE trocam desmentidos.

BONITO



AMIGOS DO PPTAO

> Hoje, é com grande satisfação que saliento o número extraordinário de amigos do PPTAO: 140 seguidores. É mesmo obra para todo o Pau...

- É pá, o Carrilho soube pela Lusa que tinha sido corrido da Unesco!

- Está certo, pá! A Lusa foi feita para informar...

A NOTÍCIA MAIS TRISTE

> Aumenta o número de idosos abandonados nos hospitais.

LIMA, LIMÃO

> Duarte Lima não pode dormir descansado a partir do momento em que afirmou à polícia brasileira que não se lembrava do nome da agência de carros de aluguer e da marca do carro que conduziu no dia em que transportou a vítima Rosalina. A polícia desconfia que o advogado português não alugou carro nenhum e que foi conduzido por uns capangas quaisquer que ele teria "alugado". A polícia não larga Duarte Lima, a novela vai continuar, e acabam de enviar-lhe mais de duas centenas de perguntas por 'e-mail'.

REDUZIR A DESPESA DO ESTADO É...

> ... o Ministério das Finanças contratar o terceiro assessor de imprensa!

segunda-feira, setembro 20, 2010

BENTOX






>
Todos vocês sabem o que é o botox. Assim uma coisa tipo verbo de encher para esconder algo de mau que anteriormente esteve patente. Estou a ironizar com o sucessor de Carlos Queiroz à frente da selecção nacional de futebol. Como o PPTAO informou há muito tempo, o Paulo Bento já sabia que tinha de assumir estas funções desde que terminou o Mundial da África do Sul. Só tinha de esperar pelo despedimento de Queiroz e não aceitar no entretanto qualquer convite para treinar. E pronto, o combinado está confirmado. O Paulo Bentox será a nova vítima dos madaís todos que sacam à conta do tacho na Praça da Alegria...

CHOQUE NAZI

> Extrema-direita com 20 deputados no Parlamento muda a imagem da Suécia e deixa muitos em estado de choque.

AUTO EMPREGO INTELIGENTE


> Esta rapariga teve uma ideia maravilhosa depois de ficar desempregada. Vende limonada fresquinha pela praia e ganha diariamente mais de 80 euros. Chamem-lhe parva...