terça-feira, agosto 31, 2010

AO QUE ISTO CHEGOU

> Setenta trabalhadores de férias despedidos por carta.

SPORTINGUISTA


- É pá, o Gilberto Madaíl lamenta tudo o que está a acontecer com o caso Queiroz!

- E eu lamento que ele ainda lamente...

SÓCRATES PROMETEU 150 MIL EMPREGOS

> Desemprego revisto em alta para máximo histórico de 11%.

Este blogue informou há meses que o desemprego em Portugal se cifrava em 11%. Neste momento encontra-se 11,9 por cento.
Há momentos, ouvi no rádio um secretário de Estado, que deve ter problemas mentais, a renunciar a veracidade do número anunciado de desempregados.

A ETERNA CASA PIA

> Ontem, tive o ensejo de conversar com uma das vítimas da Casa Pia de Lisboa. A sua história de vida dava um livro que venderia mais exemplares que qualquer um do Miguel Sousa Tavares. Mas, isso, seria oportunismo. Nego-me a aproveitar uma história com centenas de histórias verdadeiras que traria a público tudo o que os investigadores e os tribunais se recusam a aprofundar.
O meu interlocutor foi abusado sexualmente vezes sem conta. Por gente com cargos importantes na administração pública, na hierarquia das Forças Armadas, na hierarquia das igrejas, nos directórios clínicos de unidades de assistência médica, nos escritórios de advogados, engenheiros e arquitectos, nas administrações de grandes empresas sendo algumas estatais. Ele sabe quase tudo. Ele sabe quase todos os nomes da gente importante que não está no banco dos réus. Ele sabe a razão pela qual os réus são os que estão na barra do tribunal. Ele sabe que entre os réus há alguns inocentes. Ele sabe que muitos abusados foram comprados para ficar calados. Ele sabe que na Casa Pia de Lisboa continuam alunos a vender o corpo. Ele sabe que a pedofilia está ligada à miséria humana. Ele sabe que a pedofilia aproveita-se das famílias destruídas e dos filhos abandonados. Ele sabe que as redes de pedofilia internacionais "pescam" em águas da Madeira, dos Açores, de Olhão, de Albufeira, do Portinho da Arrábida, da Foz do Arelho, da Figueira da Foz e nas águas dos balneários de certas instituições de apoio social a jovens.
Ele sabe uma coisa muito grave: que um dia vai matar o homem que o tratou "abaixo de cão"...

GRANDE VERDADE

> "A arquitectura desde sempre esteve ligada ao poder"

Álvaro Siza Vieira, arquitecto, hoje, in 'DN'

O melhor arquitecto português sabe do que fala. Alguns colegas seus chegaram a ter comportamentos execráveis. Os representantes do poder político, em muitos casos, têm enriquecido ilicitamente à custa das benesses e dos conluios fraudulentos com arquitectos. No Ministério das Obras Públicas e nas Câmaras Municipais quando investigamos certos casos acabamos por vomitar...

segunda-feira, agosto 30, 2010

AI, BELENENSES


> Piscina do Belenenses vai fechar por falta de viabilidade económica...

RONALDO VIRA AS COSTA A QUEIROZ?

> Estou a receber vários mails que me dizem estarmos perante mais um jogador que renuncia a uma selecção dirigida por Carlos Queiroz. Cristiano Ronaldo diz que está magoado. O médico do Real Madrid diz que Ronaldo deve estar parado duas semanas. As pessoas têm todo o direito de pensar que Cristiano Ronaldo também não lhe apetece jogar numa equipa que nem tem o seleccionador sentado no banco, mas que está no activo da selecção.
E como é possível que FPF mantenha Queiroz em funções se hoje mesmo levou com mais uma suspensão de seis meses?

EQUIPA DE MOURINHO SEM GARRA


> Pela primeira vez vi uma equipa treinada por José Mourinho sem garra como mostrou este Real Madrid. Deve ser problema dos muitos milhões que andaram espalhados pela relva do campo do Maiorca. Ronaldo ainda pior que na selecção. Di Maria apático e sem visão de nada. Benzema nem o queria para o Lusitano de Évora. Sérgio Ramos e Xavi Alonso devem ainda estar cansados dos festejos do Mundial. Huiguain sem força e talento. Uma equipa de segundo nível onde os gritos de Mourinho nada resolvem. Um empate a zero que deu já ao Barcelona, para começar, dois pontos de avanço. Desconfio que com aquela camarilha Mourinho não vai ganhar nada.

AS MELHORES PRIMEIRAS DO MÊS








AS PIORES PRIMEIRAS DO MÊS



PAU COMMENTS

Pedro Coimbra disse...

Caro João,

A capa do Clarim é uma baixaria tremenda.
E estou perfeitamente à vontade para dizer isto porque são conhecidas as minhas divergências com a visada.
Partir de divergências profissionais, do confronto de ideias, para o ataque pessoal, rasteiro, é intolerável.
E, pelo meio, ofender a memória de entes queridos já falecidos, é de uma baixeza inqualificável.
Abraço




















































NOVELA LIMA, LIMÃO

> A entrevista de Duarte Lima à RTP foi esclarecedora para mal dos pecados do entrevistado. As contradições foram mais que várias e agora até no particular dos telemóveis a coisa não bate certa. Esperemos que a polícia brasileira não tenha detectado nenhuma mensagem de Rosalina a insultar alguém por a terem vigarizado. O que já se sabe é que a polícia garante que Rosalina deixou os telemóveis em casa contrariando o que Lima tinha dito na televisão.

FALTA DE ÓCULOS

> Sinais exteriores de riqueza continuam a escapar ao fisco.

PORTUGAL SEM CRISE

> El Corte Inglés aumenta lucros em Portugal, perde em Espanha.

DEFENSOR DE QUEM?

> Defensor Moura: "Alegre é um candidato do BE apoiado pelo PS e não vai vencer à primeira".

- É pá, aquilo lá na selecção está mau! Saiu o Deco, depois o Simão, agora o Paulo Ferreira e parece que há mais que não querem jogar!

- Não há problema, pá! Jogam o Queiroz, o Oliveira, o Madaíl e os capangas...

domingo, agosto 29, 2010

APETECEU-ME OUVI-LA



F1: HAMILTON REGRESSA AO TOPO


> Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Bélgica de F1, que se realizou hoje em Spa-Francorchamps recuperando dessa forma o comando do Mundial, que lidera agora com três pontos de vantagem, já que o anterior líder, Mark Webber, nada pôde fazer para contestar o domínio do piloto da McLaren, que 'sobreviveu' a dois períodos de safety-car e a uma ligeira saída de pista.
Lewis Hamilton vence e recupera liderança do Mundial -

Hamilton foi sempre mais forte ao longo de uma corrida que colocou muitos problemas a todos os pilotos já que se iniciou com piso seco, com a chuva a fazer, como é hábito, a sua aparição, surpreendendo alguns pilotos, inclusivamente o vencedor, que perto do final cometeu um erro que lhe poderia ter custado a vitória na corrida.

Dia mau para os restantes candidatos ao título, já que Sébastian Vettel (Red Bull) foi apenas 15º, depois de se ter visto envolvido num acidente com Button, foi penalizado e finalmente, em novo incidente com um Force-India, furou e caiu muito na classificação. Fernando Alonso (Ferrari) e Jenson Button (McLaren) atrasaram-se bastante, já que abandonaram. O piloto inglês viu Vettel bater-lhe quando era segundo, e o azar de Alonso começou quando Barrichello - a festejar 300 Grandes Prémios - bateu fortemente no seu monolugar ao falhar uma travagem, com o espanhol a terminar a sua corrida, perto do fim, quando rodava atrasado, depois de um despiste onde danificou a frente do seu Ferrari. Felipe Massa foi quarto, e Adrian Sutil (novamente uma grande prestação dos Force-India em Spa) foi quinto. Nico Rosberg foi sexto, batendo o seu companheiro de equipa, Michael Schumacher, que ficou classificado logo a seguir. Kamui Kobayashi (Sauber), Vitaly Petrov (Renault) e Jaime Alguersuari (Toro Rosso) completetaram o top 10. Com estes resultados, Hamilton regressa ao comando da competição com três pontos de vantagem sobre Webber, que por sua vez tem Vettel atrás de si com 151. Também Button e Alonso não somaram, pelo que Hamilton e Webber se destacaram na luta pelo campeonato, com o líder a ter agora 31 pontos de vantagem para o alemão da Red Bull.
In Autosport

MIRAGEM

> O céu está azul, límpido, claro, absorvente estonteante. O sol tem um brilho que fere os olhos, que nos obriga a procurar uma sombra. O mar está multicolorido em tons azulados e esverdeados, com uma ondulação que entontece, que convida. As ondas batem na areia sucessivamente como os pensamentos atravessam a mente. A praia tem gente de todos os destinos. Estou perante uma paisagem atraente de um Verão quentíssimo. Estou eu e a minha miragem aqui no computador para vos dizer bom dia. A miragem é um quadro a óleo que está pregado à minha frente. Infelizmente, não tenho direito a desfrutar de uma praia refrescante com céu, sol e ondas.

sábado, agosto 28, 2010

ROBERTO VOLTA A SER O MAIOR

> O Benfica, hoje, ganhou o Totoloto. Marcou aos 4 minutos ,com Jorge Jesus a afastar o Roberto da baliza. Bem teve de engolir um sapo porque o Julio César cometeu um penalti aos 22 minutos, sendo expulso e o Roberto foi para as redes. Roberto defendeu o penalti e o estádio da Luz teve de aplaudir em pé o chamado "frangueiro". Com 10 jogadores em campo o Benfica acabou por vencer por 3-0 o Vitória de Setúbal. Fábio Coentrão voltou a ser o melhor. Já vale 50 milhões.

ADEPTOS DO SPORTING FESTEJARAM A VITÓRIA NA DINAMARCA



SE ESTÁ EM LISBOA, AVANCE!


> Hoje, pelas 18.00 horas, vai ter lugar no Largo de Camões, uma manifestação de protesto contra a barbárie anunciada no Irão, onde nos últimos 31 anos pelo menos 150 pessoas foram apedrejadas até à morte. É um protesto igualmente contra o relativismo cultural, que nos impele a "respeitar todas as culturas", mesmo aquelas que toleram, incentivam e propagam a barbárie. Estas culturas não merecem qualquer respeito.


- É pá, achas que o Cavaco se recandidata?

- Desculpa lá, mas nunca fui especialista em múmias...

MAIS OPTIMISTA QUE SÓCRATES SÓ HÁ UM

> Cavaco recusa “dramatismos” e não espera instabilidade em torno do Orçamento.

F1: AUSTRALIANO WEBBER VOLTA À POLE

> A aparição da chuva baralhou a sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica, em Spa-Francorchamps, mas isso não impediu a Red Bull de alcançar mais uma pole position, mostrando que os monolugares de Milton Keynes continuam ligeiramente acima de toda a concorrência. No entanto, apesar da chuva nos instantes finais da sessão, Lewis Hamilton ainda conseguiu levar o seu McLaren até ao segundo lugar da grelha, ao passo que Robert Kubica mostrou que o Renaull está mais competitivo, obtendo o terceiro tempo.
Mark Webber conquista pole position em Spa-Francorchamps -

Sob a ameaça constante da chuva (que marcou presença mesmo na primeira fase da qualificação e nos minutos finais da Q3) os dez pilotos mais velozes que puderam participar na fase decisiva depressa partiram para a pista, com o objetivo de não se deixarem surpreender pela eventual aparição súbita de aguaceiros. Foi aqui que se decidiu a pole, pois o tempo de Mark Webber obtido na sua primeira tentativa nesta fase, revelou-se imbatível, ainda para mais com o aparecimento da chuva nos últimos dois minutos na zona da reta da meta a 'atrapalhar' os pilotos, mesmo se alguns, como Hamilton, ainda conseguiram melhorar os seus registos

E, tal como já aconteceu em todas as sessões de qualificação ao longo da temporada, os Red Bull mostraram a sua grande competitividade, com Mark Webber a garantir a pole, a 12ª da equipa de Milton Keynes nesta temporada. Aproveitando a pista seca e sem ninguém à sua frente, Webber rodou em 1.45,778s, parecendo imbatível para o resto da sessão. No entanto, já após a amostragem da bandeira de xadrez, Lewis Hamilton saltou para o segundo posto, a apenas 0,085s do tempo de Webber.

"Nesta pista nunca se sabe, por isso dei o máximo na minha volta e foi assim que garanti a pole quase a meio da sessão", afirmou o australiano após a sessão.

Igualmente impressionante foi o desempenho de Robert Kubica, com o Renault a contar com o F-Duct para melhorar as suas performances. O polaco também realizou a sua volta mais rápida na sua primeira tentativa e acabou por lucrar com o aparecimento da chuva. Sebastian Vettel foi o quarto mais rápido, com o piloto da Red Bull a aparecer numa posição que não lhe tem sido muito habitual nesta época. Jenson Button foi o quinto melhor com o segundo McLaren, logo na frente do melhor dos Ferrari.

Apostando bastante em grandes novidades para Spa-Francorchamps, a Ferrari foi uma das derrotadas desta qualificação, acabando por se ver batida pela Red Bull e McLaren. Felipe Massa foi o sexto mais rápido, acabando por ser aquele que melhor tirou partido da primeira tentativa, já que na sua derradeira uma ligeira saída de pista estragou a sua volta. Pior esteve Fernando Alonso. O piloto que dominou na sexta-feira realizou um mau tempo na sua primeira tentativa feita com pneus duros (foi o único a adotar esta estratégia) e, depois, não conseguiu melhorar na sua última volta rápida, afetado também pela chuva que caía na pista. Amanhã não terá vida fácil.

Os Williams-Cosworth estiveram em grande forma, colocando os seus dois pilotos dentro dos dez mais rápidos. Rubens Barrichello foi o sétimo melhor, prosseguindo assim um fim de semana de festa pelos seus 300 grandes prémios de F1. Nico Hulkenberg ficou com o nono tempo. Adrian Sutil mostrou que os Force India também podem ser competitivos em Spa, ao colocar-se no meio dos dois Williams, em oitavo.

Mercedes novamente na mó de baixo

Uma vez mais, os Mercedes não conseguiram chegar à fase final da qualificação, embora Michael Schumacher tenha sido consistentemente o mais rápido no seio da equipa germânica, acabando por ficar com o 11º posto, queixando-se do tráfico naquela que foi a sua última volta lançada, na qual tinha Nico Rosberg, seu companheiro de equipa, imediatamente à sua frente. Schumacher acabou por ficar em 11º, com Rosberg atrás de si.
No entanto, como já se sabe, Schumacher irá receber uma penalização de dez lugares na grelha, partindo de 21º, enquanto que Rosberg também foi relegado para 16º, devido à troca da caixa de velocidades do seu Mercedes. De fora dos dez primeiros ficaram ainda os dois Toro Rosso e o Force India de Vitantonio Liuzzi.

Heróis por acaso

Numa sessão de qualificação disputada em condições sempre bastante imprevisíveis, acabaram por se verificar a existência de dois heróis improváveis, Timo Glock, da Virgin, e Heikki Kovalainen, da Lotus, com ambos os pilotos a tirarem partido da instabilidade nas condições da pista para chegarem à segunda fase da qualificação. Os dois pilotos já haviam conseguido semelhante proeza em Sepang, na Malásia, este ano, sendo apenas a segunda vez que as duas equipas chegam à Q2. Contudo, nesta fase, tanto um como outro não tiveram carro para tentar lutar pela fase final e, sem a presença da chuva para ajudar, a 16ª e a 17ª posições ficaram para o finlandês e para o alemão, por esta ordem.
Por outro lado, a Sauber contou com a desilusão de não ter nenhum dos seus carros na Q2, depois de terem rodado de forma muito competitiva ao longo das três sessões de treinos livres. Kamui Kobayashi foi o 19º e Pedro de la Rosa o 22º, com ambos os pilotos a terminarem a Q1 fora da pista, devido a incursões pela gravilha numa fase em que a pista estava ainda bastante escorregadia.

Q3
1 Mark Webber Red Bull/Renault 1.45,778
2 Lewis Hamilton McLaren/Mercedes 0,085
3 Robert Kubica Renault 0,322
4 Sebastian Vettel Red Bull/Renault 0,349
5 Jenson Button McLaren/Mercedes 0,428
6 Felipe Massa Ferrari 0,536
7 R.Barrichello Williams/Cosworth 0,824
8 Adrian Sutil Force India/Mercedes 0,881
9 Nico Hülkenberg Williams/Cosworth 1,275
10 Fernando Alonso Ferrari 1,663

Q2
11 M.Schumacher Mercedes 1.47,874 1,663
12 Nico Rosberg Mercedes 1.47,885 1,674
13 J.Alguersuari Toro Rosso/Ferrari 1.48,267 2,056
14 Vitantonio Liuzzi Force India/Mercedes 1.48,680 2,469
15 Sébastien Buemi Toro Rosso/Ferrari 1.49,209 2,998
16 H.Kovalainen Lotus/Cosworth 1.50,980 4,769
17 Timo Glock Virgin/Cosworth 1.52,049 5,838

Q1
18 Jarno Trulli Lotus/Cosworth 2.01,491 6,665
19 Kamui Kobayashi BMW Sauber/Ferrari 2.02,284 7,458
20 Bruno Senna HRT/Cosworth 2.03,612 8,786
21 Sakon Yamamoto HRT/Cosworth 2.03,941 9,115
22 Pedro de la Rosa BMW Sauber/Ferrari 2.05,294 10,468
23 Lucas Di Grassi Virgin/Cosworth 2.18,754 23,928
24 Vitaly Petrov Renault Sem tempo

In Autosport

CATÓLICOS INDIGNADOS


> Esta manhã não se ouve outra coisa: "Esta não, o Papa está doido!". A referência de muitos católicos vai para a decisão do Papa Bento XVI em condecorar José Sócrates, o mentor da oficialização do aborto e do casamento gay. Afinal, Sócrates é o maior. Até tem o apoio do Papa... é um autêntico papista.

sexta-feira, agosto 27, 2010


Deputados

- É pá, o que fazem os deputados em Setembro?

- Praia!...

INCOMPREENSÍVEL

> Sporting - Stojkovic emprestado ao Partizan de Belgrado.

SÓCRATES SEMPRE NA BERLINDA

> PGR vai analisar acusações contra família de José Sócrates-

QUARESMA VOLTA AO DRAGÃO

> O sorteio da Liga Europa determinou que o FC Porto defrontará o Besiktas, onde joga Quaresma, o CSKA de Sófia e o Rapid Viena no Grupo L. O Sporting terá pela frente no Grupo C o Lille, o Gent e o Levski de Sófia.
As equipas portuguesas, Benfica, Braga, FC Porto e Sporting têm todas as condições para fazerem um figurão.

AINDA NÃO SE DEMITIU

> FPF instaura mais um processo a Queiroz.

HOMEM DE CORAGEM


> Simão Sabrosa informou que abandona a selecção nacional treinada por Carlos Queiroz. Simão não quer alinhar mais em palhaçadas, mentiras, prepotências e incompetências. O jogador que deu muito ao seleccionado português decidiu pôr fim à participação em vergonhosas decisões de quem não tem a mínima noção do que é um colectivo sem questiúnculas divisionistas.

AINDA HÁ SAPOS À SOLTA


> Resta-me a satisfação de constatar que ainda tenho amigos em Macau e que reconhecem a minha razão. Um grande abraço ao director do 'Hoje Macau', Carlos Morais José, pelas suas palavras que me sensibilizaram.

SERVER OUT

> Durante toda a manhã estivemos impedidos de aceder ao "server", o que impossibilitou qualquer contacto convosco.

quinta-feira, agosto 26, 2010

ESTRANHO


> O que teria acontecido de tão grave para que dois gestores de topo na banca, CGD e BCP, e da confiança total de José Sócrates, virem as costas ao processo? Hum...

SPORTING SENSACIONAL


> A equipa do Sporting merece o nosso aplauso. Um feito ímpar ao conseguir ir à Dinamarca vencer o Brondby por 3-0, depois de ter perdido em Alvalade por 0-2. Escrevemos aqui que a equipa dinamarquesa estava ao alcance do Sporting. Os jogadores acreditaram e conseguiram realizar o que parecia impossível. O treinador Paulo Sérgio ainda ontem referiu que o Sporting podia marcar dois ou três golos. E acertou. Parabéns.

NÃO POSSO FALAR

> Entrevista pífia de Duarte Lima a Judite de Sousa, na RTP. "Não posso falar", foi a frase mais ouvida pelo entrevistado. Duarte Lima não é suspeito do assassínio de Rosalina Ribeiro e não é arguido em qualquer processo judicial relacionado com a morte da senhora. Neste sentido, não se compreende como é que Duarte Lima passou toda a entrevista a dizer que não podia falar sobre isto, sobre aquilo e aqueloutro, perguntas normais relacionadas com toda uma matéria que tem sido esmiuçada em toda a comunicação social portuguesa e brasileira.
Duarte Lima queixa-se das notícias que têm vindo a público. Como é que não hão-de falar da sua passoa se foi ele que se deslocou ao Brasil, que esteve com Rosalina Ribeiro num café do qual não recorda o nome, que transportou a senhora num carro de que não se lembra da marca para uma vila erma quando a mesma senhora nunca se ausentava para lado nenhum à noite, que diz ter deixado a senhora num hotel quando o estabelecimento mais se assemelha com uma pensão rasca (local que nunca seria visitado por uma milionária) e foi ainda Duarte Lima que anunciou ter conhecido uma companheira da senhora que ninguém conhece e que ninguém encontra. Com estes simples factos, como é que Duarte Lima não quer ser falado na comunicação social? E por que razão vem afirmar que o procedimento jornalístico configura um acto sinistro?
Conclusão: Duarte Lima valia mais ter estado calado. Não sei por quê, mas fez-me lembrar as entrevistas de Armando Vara e Dias Loureiro...

Zero

- É pá, o Sócrates diz que vai apresentar o licenciamento zero! O que é isso?!

- É uma coisa parecida com a licenciatura zero...

E A MINISTRA DA EDUCAÇÃO É...

> ... Maria de Lurdes Rodrigues! Sem mais, o que foi anunciado em 2007 por Lurdes Rodrigues e que foi incendiado como um atentado à liberdade de toda a comunidade escolar, vai ser posto em prática. Afinal, aí temos a videovigilância instalada em 700 escolas já em Setembro.

MOURA GUEDES OFENDE TODA A GENTE


> Manuela Moura Guedes pede um milhão de euros para sair da TVI. Pode ser desde já considerada a "chantagista" do ano. Com esta proposta ofende todos os profissionais de informação de qualidade. Moura Guedes não vale 100 mil euros por ano, quanto mais um milhão só para arrumar os papéis dos pivôs que outros escreviam e das reportagens que os outros realizavam e sair pela porta fora. Como estamos em maré de incêndios, a TVI pode resolver o assunto oferecendo à Manelinha um milhão de fósforos para que ela possa incendiar a sua vaidade...

PROPAGANDA

> "A economia está a melhorar", diz José Sócrates, o ainda primeiro-ministro de Portugal. A melhoria nota-se bem: Portugal perdeu mais de 12 mil empresas em dois anos.

NOVELA LIMA, LIMÃO

> Mau, mau. A novela está a emperrar e a surpreender. O que haverá de tão grave para que a Justiça brasileira tenha negado a Duarte Lima o acesso total ao processo?

SINAL DESNECESSÁRIO


> Os carros a gás são obrigados a ter uma chapa, tipo carimbo parvo, a indicar "GPL". Os criadores da obrigatoriedade justificaram na altura a medida como um aviso aos outros condutores de que tinham à sua frente uma viatura "perigosa" movida a gás. Esses idiotas ficaram sem argumentos ao tomarem conhecimento que um depósito de carro a GPL não explodiu após choques em cadeia na A25 em Sever do Vouga.

quarta-feira, agosto 25, 2010

ALMEIDA E COSTA: REPOR A VERDADE HISTÓRICA


> Quando da morte do almirante Vasco de Almeida e Costa foi referido que o ex-governador de Macau tinha sido o responsável pela ideia da construção do aeroporto naquele território sob administração portuguesa. É imperioso que deixemos aqui a verdade dos factos para memória futura.
A ideia de se construir um aeroporto em Macau foi apresentada pela empresa norte-americana TAM ao ex-governador de Macau, general Melo Egídio. Este, respondeu aos interessados que iria estudar o assunto. Entretanto, foi substituído no cargo por Almeida e Costa.
A dada altura do seu mandato, Almeida e Costa em reunião do governo colocou o projecto do aeroporto em apreciação dos seus secretários-adjuntos. Depois de um estudo apurado por parte do secretário-adjunto para as Obras Públicas, coronel engenheiro Almeida Viana, este apresentou em nova reunião de governo o seu parecer. Almeida Viana foi peremptório em afirmar que a construção do aeroporto seria um fiasco económico no futuro, caso um dia a China viesse a abrir o espaço aéreo a voos directos entre o continente e Taiwan. Em face do exposto, o ex-governador Almeida e Costa colocou de parte a ideia de se avançar para a construção do aeroporto.

O projecto viria a ser equacionado pelo sucessor de Almeida e Costa, o engenheiro Carlos Melancia. E foi a partir da decisão de Carlos Melancia no sentido de avançar para a realização do projecto que um grupo de investidores e seus advogados viria a trair Carlos Melancia e a provocar a sua destituição, acusado injustamente de um alegado caso de corrupção.

Quanto ao parecer do secretário-adjunto Almeida Viana, nada mais premeditório e acertado, porquanto, hoje em dia, o aeroporto de Macau [após o início dos voos directos entre Taiwan e o continente] está à beira da falência técnica e possível encerramento.

Fonte autorizada: Ex-Secretário-Adjunto José Roque Martins do Governo de Almeida e Costa.

NÃO SE RIAM

> Advogado de Queiroz fala em "golpe de estado processual"...

A BANCA NO SEU MELHOR

> Deco denuncia mais ilegalidades no crédito à habitação.

RELÍQUIAS (5)

Dodge 1928




Troca

- É pá, os presidentes do Benfica e Sporting sentaram-se à mesa para tratar da troca de jogadores!

- Não, pá!... Foi para tratar da troca de negócios com Angola...

NOTÍCIA DE RETRETE (20)






>
Obras em auto-estrada chinesa causam fila que só deve acabar em Setembro.

FEDERAÇÃO À ESPERA DE QUÊ?

> A Federação Portuguesa de Futebol está à espera de quê para contratar um novo seleccionador? Queiroz já era. Já cumpriu o seu objectivo de comprar o que pretendia em Moçambique e já pode ir à vidinha dos negócios, porque está muito perto de ser suspenso dois anos pela ADoP.

NOVELA LIMA, LIMÃO

> As memórias dos homens são completamente diferentes. Por isso, é que há homens que se lembram que tiveram 362 namoradas e há outros que não se recordam de quem foi a última. Por exemplo, eu lembro-me que em 1996 aluguei um carro em Munique na agência 'Avis'. O advogado Duarte Lima não se recorda do que fez há pouco mais de seis meses quando foi ao Brasil e alugou uma viatura.

De acordo com a edição de hoje do Correio da Manhã, Duarte Lima não tem sido sensível aos pedidos das autoridades que estão a investigar a morte de Rosalina para que se desloque ao Brasil para ajudar a identificar a misteriosa Gisele, a mulher loura com quem diz ter deixado a sua cliente, depois do encontro que manteve com ela, numa cafetaria. O jornal adianta que o ex-deputado do PSD nunca respondeu ao pedido da polícia brasileira que não consegue encontrar a mulher referenciada pelo advogado português.

Num fax que enviou às autoridades brasileiras, no dia 9 de Dezembro do ano passado (dois dias após a morte de Rosalina Ribeiro), Duarte Lima explica o encontro que teve com a sua cliente na noite em que foi morta. Lima refere que o encontro foi breve, que ocorreu numa cafetaria do Rio de Janeiro, cujo nome não se lembra, nem local. A única coisa que revela é que deixou Rosalina, em Maricá, na companhia de uma mulher quarentona, loura de óculos escuros.

Depois deste depoimento do advogado português, o inspector encarregue da investigação ao homicídio de Rosalina Ribeiro, contactou uma vez mais Duarte Lima, solicitando-lhe que se deslocasse ao Brasil. Porquê? Porque, de acordo com as autoridades brasileiras, citadas pelo Correio da Manhã, “a descrição feita por fax e telefone [pelo advogado] não permite à polícia fazer o retrato-robô de Gisele [assim se chamará a tal mulher loura], que só o senhor Duarte Lima viu”.

Mas há mais coisas que o ex-deputado não se recorda, como por exemplo, a marca da viatura que alugou para se deslocar de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. O tempo percorrido também está a levantar reservas às autoridades. Lima declarou que fez a viagem em 50 minutos, mas a polícia brasileira afirma que não é possível fazer esta distância em tão pouco tempo.

Por seu lado, o Jornal de Notícias na sua edição de hoje, revela que os advogados no Brasil de Duarte Lima já tiveram acesso às cópias do inquérito ao assassinato de Rosalina Ribeiro, invocando o direito à defesa. O ex-deputado social-democrata não tem estatuto formal no processo, embora seja suspeito por ter sido a última pessoa conhecida a ver a ex-secretária do milionário com vida.

A MELHOR DA SEMANA

> "Não mexo neste blogue há tanto tempo que, os poucos que aqui vêm, já devem ter assumido que me cruzei com o Dr. Duarte Lima e fui desta para melhor. Não. Eis-me."
João Paulo Borges

OS CEGOS DO SPORTING

photo 'DN'

> Ganham que se fartam. Chamam-lhe os olheiros. Vão a todo o lado. Têm uma vida que nem o Jorge Sampaio e são cegos. Estão ao serviço do Sporting mas gozam com o dinheiro dos sócios. Mesmo ali ao lado no estádio do Restelo nunca viram o Lima, um avançado de se lhe tirar o chapéu que por pouco dinheiro eleimina um dos melhores de Espanha com três golos ao serviço do Sporting, mas o de Braga. Os cegos nunca passaram por Vila do Conde e nunca viram o Sílvio, o melhor defesa direito portiuguês. Os cegos nunca souberam da existência de qualquer jogador do Braga que por preços baixos são dos melhores que jogam em Portugal. Grande Braga. Está de parabéns o Domingos Paciência, um treinador que os cegos do Sporting também nunca compreenderam que é um dos melhores da Europa. O Braga está na Taça dos Campeões com todo o mérito depois de eliminar o Sevilha.

terça-feira, agosto 24, 2010





Melhor


- É pá, o Sócrates disse que isto vai melhor!

- Pois vai... vai muito melhor a caminho da bancarrota!

TEATRO MAIS POBRE


> Conheci a Maria Dulce em 1966 para lhe pedir um autógrafo. Esta fotografia foi tirada em 1965 por um amigo da minha família [de que não me recordo o nome] que era fotógrafo na revista 'Plateia'. Sempre admirei o talento de Maria Dulce e a frontalidade com que dizia o que lhe ia na alma. Hoje, o teatro ficou mais pobre porque morreu a Maria Dulce.

PARA INGLÊS VER

> Francisco Lopes é o candidato do PCP a Belém.

ESPIÃO DO MINISTRO DO MALHO

CRISE

PINO DE CORNOS

OLHA QUE DOIS

> Vieira e Bettencourt em cimeira de alto nível.

PORTUGAL VAI FALHAR

> Moody's acha que Portugal vai falhar todas as previsões.

BOCAS NA RUA

Ultramar

- É pá, os militares desancam no Lobo Antunes por causa do Ultramar!

- Devem ser os tais militares que dizem que nunca deram um tiro...

NÃO SE RIAM

> Mário Soares escreve hoje no 'DN' sobre máfias...

segunda-feira, agosto 23, 2010

ANDRÉ COUTO: GRANDE HUMANISMO


> O piloto André Couto, que participa no campeonato de Super GT do Japão, teve um gesto de grande nobreza e humanismo. André Couto sabe bem sobre o sofrimento de uma criança com leucemia, doença que atingiu o seu filho Afonso. O piloto português deslocou-se a um hospital japonês onde estão internadas crianças com leucemia e ofereceu-lhes alguns momentos de solidariedade, alento e umas prendas, nomeadamente, carros de corrida em miniatura, emblemas, camisolas e fotografias autografadas. As lágrimas correram naturalmente pela face do piloto André Couto deixando-nos a ideia que a fama e a glória das pistas também passa por um beijo numa ciança que sofre. Parabéns André, o teu gesto ficará para a história dos grandes homens.


NOVO ASSESSOR DE SÓCRATES EM S. BENTO

GRANDE CRISE

> Portugueses aplicam 1,2 mil milhões em "offshores"...

NOVO EXÉRCITO SEMPRE A ACTUAR

> Assaltou seis farmácias em silêncio.

NOVELA LIMA, LIMÃO

> O PPTAO tem vindo a aconselhar o senhor Duarte Lima a vir a público explicar tudo. E ele nem sequer atende o telefone aos jornalistas, quanto mais à polícia brasileira. O cerco, como já dissemos, está a apertar e estas coisas não são brincadeiras de Carnaval. Envolvem muitos milhões, muitos testamentos, muitas revogações, muita fraude, muita fuga ao fisco, muita lavagem de dinheiro, muita ganância de herdeiros, muita mafia, muitos mandantes, muitos intermediários, muitos executantes e muitos inspectores. Estes, no Brasil pelo menos, não são parvos nenhuns e estão sempre a especializarem-se em criminologia nos EUA. Quem pretender brincar com o fogo, queima-se pela certa.
A novela continua e, apesar do advogado de Duarte Lima, o senhor Germano da Silva, vir com a treta de que são os jornalistas que estão a promover uma novela, pode ficar certo que a novela já está escrita há muito... desde que o Luís Tomé Feteira ficou rico.
O último episódio da novela é assustador: Duarte Lima já é suspeito para a polícia brasileira.

domingo, agosto 22, 2010

EXPERIÊNCIAS SERGIANAS


> Senhor Lagarto, gostaríamos que nos desse a sua opinião sobre o jogo entre o seu Sporting e o Marítimo?


- Oiça, em primeiro lugar quero dizer-lhe que este treinador não vai ter bacalhau nenhum no Natal porque estou cá desconfiado que não será convidado para a ceia. As pré-temporadas são para estruturar uma equipa e ficar-se a saber que jogadores é que vão disputar o campeonato. Este Paulo Bento de segunda categoria vem para cá com experiências sergianas que só dão assobiadelas da malta. Sem o melhor avançado que temos, o Hélder Postiga, nunca ganharemos jogos com à-vontade. O Sérginho começou com o Postiga, o rapaz mostrou o seu valor e hoje teve a estupidez, como ele gosta de dizer, de nem o pôr a jogar. Você repare que, até aos 30 minutos de jogo o Sporting só tinha feito um remate à baliza do Marítimo e foi para fora. O Liedson é o Cardozo de Alvalade e devia estar a banhos em Copacapana e o Djaló nem para o Estoril serve. Vá lá que não vou muito chateado para a toca porque o árbitro lá inventou um penalti para a malta colher os três pontinhos...

PORTUGAL SEM ABELHAS

> Há anos, um professor universitário da área da Biologia disse-me que no caso de o governo avançar com a indústria eólica seria uma tragédia para a agricultura e para o ecosistema em Portugal. E sublinhou que os ventos originados pelos aerogeradores iriam provocar o afastamento das abelhas. E que sem abelhas o desastre seria fatal para o ciclo da fauna e da flora.
Hoje, leio isto: As abelhas estão a desaparecer do país e ninguém sabe porquê.

TRIO ODEMIRA

sábado, agosto 21, 2010

QUIM ESTÁ VINGADO


> Os dirigentes do Benfica têm de explicar as razões que levaram a expulsar o melhor guarda-redes português. Quim era o único defensor das balizas que conhece perfeitamente todos os avançados que disputam o campeonato. Quim participou em todos os jogos do ano passado e foi campeão nacional. O treinador Jesus despediu-o miseravelmente em directo na TV.
O Benfica aceitou um guarda-redes suplente do Atlético de Madrid como contrapartida de uma dívida do clube espanhol relativa à contratação de Simão. Roberto é um escândalo. Cada bola que vai à baliza é golo. Neste momento (22.45 horas) já sofreu dois golos, um deles, autenticamente escandaloso. Roberto que tem uma estatura de 1,95m permitiu que uma bola batesse na barra em vez de a socar para fora e na recarga o jogador do Nacional Orlando Sá marcou à vontade. Quim está vingado.
Como nota realista, acrescentar que o Benfica se tivesse contratado o guarda-redes do Nacional, Bracalli, seria novamente campeão.