sábado, julho 31, 2010

TEM RAZÃO

> Manuel Cajuda: "Não basta ser um bom professor da universidade para ser um bom treinador".

COINCIDÊNCIA


> São 17.33 horas deste último dia de Julho. E não é que neste preciso momento as visitas do PPTAO têm exactamente o mesmo número do mês passado...

RISCO DE VIDA OU VIDA EM RISCO?

AGARRA-O POR ONDE?

F1: VETTEL VOLTA À POLE

> Sem dar qualquer hipótese às equipas adversárias, a Red Bull dominou a sessão de qualificação para o GP da Hungria, com Sebastian Vettel a obter mais uma pole position com grande autoridade. A formação de Milton Keynes já havia demonstrado a sua superioridade no traçado de Hungaroring ao longo das sessões de treinos livres e a qualificação confirmou precisamente isso, com Vettel e Mark Webber a lutarem entre si pela primeira posição da grelha para a corrida.
Red Bull 'esmagadora' com Sebastian Vettel na pole -

Com uma volta recorde de 1.18,773s, Sebastian Vettel mostrou-se imperial, batendo Mark Webber por 0,411s, estabelecendo um novo recorde para o sinuoso traçado húngaro.


Atrás dos dois Red Bull, um deserto... Embora confirmando que a Ferrari é mesmo a segundo força atual no campeonato, Fernando Alonso não teve qualquer hipótese de discutir a pole nem sequer de tentar separar os RB6 na primeira linha da grelha. Alonso quedou-se a mais de 1,2 segundos do tempo mais rápido, pelo que a menos que a chuva apareça ou os Red Bull tenham qualquer problema, a corrida será um assunto a discutir entre os RB6. A boa forma da Ferrari ficou demonstrada com o quarto posto de Felipe Massa, embora também ele sem possibilidades de bater os Red Bull.


Na McLaren, Lewis Hamilton minimizou a falta de andamento do seu monolugar face aos Red Bull e aos Ferrari, com o campeão do mundo de 2008 a ficar com o quinto posto, ao passo que Jenson Button foi incapaz de conseguir chegar à terceira fase da qualificação, ficando com o 11º lugar. O atual campeão queixou-se de falta de aderência do seu carro, sem que Button conseguisse perceber a razão para essa dificuldade no monolugar. Numa pista em que a posição na grelha é determinante e as ultrapassagens escassas, Button terá uma corrida bastante complicada amanhã.


Petrov, de la Rosa e Hulkenberg em destaque


Nico Rosberg levou o seu Mercedes ao sexto posto da grelha, com o piloto alemão a minimizar as dificuldades da equipa de Brackley no traçado de Hungaroring. Na Renault, Vitaly Petrov surpreendeu o seu companheiro de equipa pela primeira vez nesta época, ficando no sétimo posto naquele que pode ser considerado como um grande resultado para o russo, a precisar de bons resultados para se manter na F1. Com imensos adeptos polacos nas bancadas, Robert Kubica foi o oitavo da grelha.


A Sauber conta com motivos para sorrir, pois conseguiu imiscuir Pedro de la Rosa no leque dos dez mais rápidos, obtendo o nono tempo por intermédio do espanhol. Já Kamui Kobayashi tenha sido o piloto a ficar com 'a fava' de ficar de fora juntamente com as equipas estreantes de 2010. No entanto, o japonês pode-se queixar de ter sido tapado por um dos HRT na sua última tentativa.


Nico Hulkenberg surpreendeu tudo e todos ao conseguir chegar à derradeira fase de qualificação com o seu Williams a ocupar o 10º posto , demonstrando os progressos do monolugar de Grove. O jovem alemão conseguiu, desta feita, bater o seu experiente companheiro de equipa, Rubens Barrichello (12º).


Schumi e Force India voltam a desiludir


Repetindo uma prestação que tem sido corrente esta temporada, Michael Schumacher não conseguiu, igualmente, chegar à terceira fase da qualificação, quedando-se pelo 14º posto. A Force India também parece não conseguir repetir as boas prestações do início da temporada, com os seus dois pilotos a ficarem arredados da Q3: Adrian Sutil ficou no 13º posto, ao passo que Vitantonio Liuzzi não foi além do 16º posto.


Entre as equipas novatas, houve festas na boxe da Virgin, já que Timo Glock conseguiu bater os dois Lotus.


Q3
1. Vettel Red Bull-Renault 1.18,773
2. Webber Red Bull-Renault 1.19,184
3. Alonso Ferrari 1.19,987
4. Massa Ferrari 1.20,331
5. Hamilton McLaren-Mercedes 1.20,499
6. Rosberg Mercedes 1.21,082
7. Petrov Renault 1.21.229
8. Kubica Renault 1.21,328
9. de la Rosa Sauber-Ferrari 1.21,411
10. Hulkenberg Williams-Cosworth 1.21,710


Q2
11. Button McLaren-Mercedes 1.21,292
12. Barrichello Williams-Cosworth 1.21,331
13. Sutil Force India-Mercedes 1.21,517
14. Schumacher Mercedes 1.21,630
15. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1.21,897
16. Liuzzi Force India-Mercedes 1.21,927
17. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1.21,998


Q1
18. Kobayashi Sauber-Ferrari 1.22,222
19. Glock Virgin-Cosworth 1.24,050
20. Kovalainen Lotus-Cosworth 1.24,120
21. Trulli Lotus-Cosworth 1.24,199
22. di Grassi Virgin-Cosworth 1.25,118
23. Senna HRT-Cosworth 1.26,391
24. Yamamoto HRT-Cosworth 1.26,453

In Autosport

FUTEBOL

> Carlos Queiroz quer resolução rápida.

Nós também.

BOCAS NA RUA

Calçada

- É pá, ouviste a Isabel Calçada a dizer que quer acabar com os chumbos?

- Alçada, pá!

- Não! Calçada, pá!... O que ela quer é descalçar-se porque os sapatos são chumbo...

MAIS CAVACO

> Sondagem dá vitória folgada a Cavaco à primeira volta.

Se for assim, Manuel Alegre devia meditar e não entrar em palhaçadas. A sua dignidade de homem culto e político de longa data não se coaduna com nódoas negras na sua biografia.

AS MELHORES PRIMEIRAS DO MÊS










AS PIORES PRIMEIRAS DO MÊS






ATÉ O DIRECTOR DO 'DIÁRIO DE NOTÍCIAS'

> Ninguém é perfeito. Apesar de existirem por aí alguns perfeitistas que gostam de bater em todos quantos cometem o mínimo erro na escrita, mesmo os melhores também erram,
Hoje, coube a vez ao próprio João Marcelino, director do 'DN', quando numa passagem do seu "Canal Livre", salienta: "(...) Em qualquer parte do mundo civilizado, o combate ao doping não tem horas nem locais marcados. É um imperativo que todos os verdadeiros desportistas aceitam - porque a maioria deles, os sérios, querem transparência e igualdade de circunstâncias na competição. (...)".

"A maioria quer", né, sô director?

sexta-feira, julho 30, 2010

O HOMEM DESCENDE DO CÃO

QUERIDAS MOTAS

DEFENSOR JÁ TEM UM DEFENSOR

> Bastonário da Ordem dos Médicos apoia Defensor de Moura.

EMPATE NAS SONDAGENS

> Sobre resultados de sondagens verdadeiras que os amigos do PPTAO [que trabalham em empresas do sector] costumam informar, temos uma curiosidade relativa à terceira semana do mês de Julho.
O PS e o PSD encontravam-se em empate técnico com as intenções de voto dos portugueses entre 33% e 35% para os dois partidos.

OPS!!!

> Freeport: processo pode ser reaberto, diz procuradora Cândida Almeida.

É SÓ ENCHER

HÁ SEMPRE UM TACHO

> Armando Vara a caminho da Camargo Corrêa.

CARROS DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA PORTUGUESA







> Uma exposição com 15 carros que transportaram Presidentes ao longo dos cem anos da República Portuguesa pode ser visitada no Museu da Electricidade, em Lisboa.

E O RESTO É CONVERSA

> A decisão, tomada a 4 de Junho pelo vice-procurador-geral da República, Mário Dias Gomes, de ordenar o encerramento do inquérito ao caso Freeport até 25 de Julho comprometeu, segundo os magistrados Vítor Magalhães e Paes Faria, o apuramento cabal de todos os indícios e dúvidas em torno do licenciamento do centro comercial de Alcochete.

A ordem do vice-PGR – que terá tido em conta o facto de o segredo de justiça sobre o inquérito terminar a 27 de Julho – impediu que chegasse, em tempo útil, a resposta às cartas rogatórias enviadas para paraísos fiscais, sobre informação de várias contas bancárias.

Mas sobretudo, impossibilitou a inquirição de José Sócrates, que à data dos factos era ministro do Ambiente, e de Rui Gonçalves, seu ex--secretário de Estado.

NOVO LOGOTIPO DO FREEPORT

BOM FIM-DE-SEMANA!

BOCAS NA RUA

Rasto

- É pá, a justiça diz que perdeu o rasto a mais de sete milhões de euros no caso Freeport!

- Eu ajudo... podem seguir o rasto até a umas vivendas no Algarve com piscina e campo de ténis, a uns montes alentejanos e a uns palacetes no distrito de Castelo Branco, Sintra e Vila Real...

ACABARAM AS CONVERSAS DA TRETA

> António Feio: "Se pudesse matava o bicho a rir".

VERGONHA DAS VERGONHAS

> Mais de 500 indivíduos abusaram sexualmente ao longo de muitos anos dos alunos da Casa Pia de Lisboa tal como aconteceu na Casa Pia de Évora. Os abusadores que estivessem vivos deviam estar na prisão. A dada altura, alguém denunciou o caso publicamente e as instâncias judiciais interviram. Não me interessa nada quem foi ou quem não foi acusado. O que me interessa é que os "gansos" ficaram traumatizados, perderam-se na vida e outros já morreram com o secretismo dos abusos. Iniciou-se um processo judicial a que chamaram "caso Casa Pia". O adiamento consecutivo de uma decisão poderá entrar para os anais das páginas mais vergonhosas da história da nossa justiça. Como vergonha das vergonhas lemos hoje no 'DN' que, para cúmulo de tudo isto, o julgamento da Casa Pia está em risco de ser anulado...

quinta-feira, julho 29, 2010

REFLEXOS







SÓ O PEDRO CHEGA PARA ELES

> Não sei a que textos em concreto alude João Galamba, por interposto militante socialista da Amadora, para sustentar em abstracto que este blogue devia pedir desculpa ao primeiro-ministro. Será este, em que sublinho a presunção de inocência de José Sócrates enquanto aproveito para lembrar aos mais esquecidos que o actual chefe do Governo ascendeu a secretário-geral do PS na sequência de acusações não comprovadas contra o antecessor, Eduardo Ferro Rodrigues, numa clara demonstração de que a política tem horror ao vácuo? Será este, em que refiro a necessidade de explicações do primeiro-ministro, reafirmando a sua presunção de inocência? Será este, em que se anota que o Presidente da República considerou o caso Freeport um "assunto de Estado"? Ou este, que comenta a tardia demissão do procurador Lopes da Mota após a pena de suspensão que lhe foi imposta pela secção disciplinar do Conselho Superior do Ministério Público no termo do processo disciplinar instaurado pelo procurador-geral da República por pressões sobre os investigadores?

Não ignoro que é mais fácil, para um deputado da nação, criticar blogues do que atacar o Chefe do Estado ou o procurador-geral Pinto Monteiro a propósito do caso Freeport. Até por isso, agradeço antecipadamente a resposta.

Pedro Correia, in Delito de Opinião

MULHER DE ARMAS EM PERIGO DE VIDA

> A advogada Paula Lourenço surpreendeu o país, esta noite na SIC-Notícias, ao desmascarar factos obscuros relativos com o caso Freeport. Paula Lourenço arrasou a investigação e abordou as muitas irregularidades do processo. A advogada é a defensora dos agora arguidos Charles Smith e Manuel Pedro e as suas declarações assombrosas [que incluiram o desaparecimento de documentos do Ministério do Ambiente] prometem que muita água irá correr por baixo da ponte.
Contudo, a coragem desta mulher de armas poderá colocar-lhe a vida em perigo.

DESPORTO COM SUCESSO

> Marítimo goleia (8-2) Bangor City

Vukcevic dá triunfo ao Sporting na Dinamarca

Patrícia Mamona na final do triplo salto

AFINAL, CÁ ESTÃO ELAS, AS INFLUÊNCIAS

> ERC conclui que Prisa influenciou suspensão do Jornal Nacional da TVI.

O CALOR MATA A TERCEIRA IDADE

PERNAS






- Ó, Pau Para Toda A Obra!

- Diz, pá!

- Um homem não é feito de pau!

- Pois não, pá! Mas é de pau feito...

NOTÍCIA DE RETRETE (15)










>
BP apresenta prejuízo recorde de 13 mil milhões e substitui CEO.

E GASTARAM-SE TANTOS MILHÕES

> Câmara de Lisboa deixou de processar infracções detectadas por radares.

NÃO SE RIAM

> Freeport: Procuradores quiseram ouvir Sócrates mas não tiveram tempo...

E os procuradores ainda vão acabar com um processo disciplinar e ainda ficam desempregados... porque cheira tudo a esturro.

TLA - A COMPANHIA AÉREA DE BANDEIRA DE TIMOR-LESTE

> O acordo aeronáutico assinado entre Timor-Leste e a Indonésia vem abrir caminho para a criação de uma companhia de bandeira timorense, que deverá envolver investidores portugueses, nomeadamente a EuroAtlantic Airways, apurou o PPTAO.

Vasco Carrascalão da Silva, juntamente com o luso moçambicano, Mário Fialho - proprietário de uma das maiores empresas de manutenção de aviões a operar na Ásia e Oceânia -, e ambos radicados na Austrália, são os promotores do projecto "Timor-Leste Airlines (TLA)", o qual aguarda pela aprovação do governo timorense.

Sobre o acordo aeronáutico com a Indonésia, Vasco Carrascalão da Silva explicou que "esses acordos terão de ser feitos com todos os países para onde a companhia irá voar. Aliás, a vantagem de uma companhia de bandeira é precisamente a do direito à reciprocidade", concluiu Vasco Carrascalão da Silva, um dos gestores timorenses com maior prestígio em Macau, Austrália e Timor-Leste.

quarta-feira, julho 28, 2010

DESPORTO COM SUCESSO

> Sp. Braga derrota Celtic por 3-0

Naide Gomes repete medalha de prata

Jessica Augusto com bronze nos 1000 metros

O CALOR ESTÁ A MATAR OS VELHOTES

> Direcção Geral de Saúde estima mil mortos no País desde Abril.

SAFE

O MAIOR

O GÉNIO DALI

ACORDO ORTOGRÁFICO

> A língua portuguesa está mesmo a mudar. O termo "corrupção" passou a designar-se por "tentativa de extorsão".

ANORMALIDADE DO SÉCULO

> A a data da sentença do processo Casa Pia de Lisboa por abusos sexuais a menores foi mais uma vez adiada...

ENQUANTO O PAU VAI E VEM FOLGAM AS COSTAS (6)

> Os algarvios e apêndices portugueses e estrangeiros que se preparem. Não há nada a fazer sobre a Via do Infante a pagantes. Sócrates & Co. já decidiram e está decidido. A ditadura socialista no seu melhor. Não peguem no varapau que depois agarram-se ao pau... Hoteleiros do Algarve preocupados com portagens na Via do Infante.

SE GOSTAR, OIÇA



HÁ GENTE PARA TUDO



QUANDO O HORIZONTE ASSUSTA

NO BRASIL PRENDE-SE

> Polícia brasileira deteve 20 pessoas em operação de combate à pedofilia na Internet.

BAÍA DE FORA

> Pinto da Costa teimou e ganhou. Aliás, perdeu um dos melhores, Vítor Baía. O presidente do FC Porto queria André Villas-Boas para treinador. Vítor Baía preferia o Domingos. O patrão manda. Adeus.

CAMPEÃ DA CONVERSA DE CHACHA

> PT conclui acordos para vender Vivo e entrar na Oi.

PÁRA JOÃO GOBERN

> João Gobern entra-nos em casa, pela manhã, através da Antena 1 com a leitura de uma pseudo crónica diária, excepto aos fins-de-semana, [uma mania parva das rádios que pensam que aos sábados e aos domingos não existem ouvintes e cancelam a maioria das rubricas ouvidas durante a semana].
Gobern poderá ter algum jeito para escrever e seria bom que passasse os seus escritos a livro. Mas, não nos massacre mais com a péssima leitura do que escreve. Engana-se constantemente. Chega a dar ideia que o texto não foi escrito por si, porque nem as ligações fonéticas lhe saem a preceito. Não tem jeito, respiração e voz para falar a um microfone. E como os temas escolhidos também raramente têm algum interesse e são cópia do que lê nos jornais, desista Gobern, desista da rádio porque os ouvintes agradeciam.

terça-feira, julho 27, 2010

FLOP DE PROPAGANDA

> O primeiro-ministro regressou à propaganda barata. O porto de Sines não é nada. Não representa nada na economia europeia. Não interessa a ninguém, a não ser para quem gosta de cambalachos. Do porto de Sines não se pode levar mercadoria para lado nenhum. Não há comboios, não há estrada, na há aeroporto. Mas, não se preocupem porque José Sócrates é mágico. Num ápice construirá auto-estradas (quem paga?), construirá ferrovias para o Poceirão (quem paga?), construirá ferrovias do Poceirão para Espanha já em 2013 (quem paga?). Para quê? Para transporte de contentores oriundos de onde? Da China? Com que produtos no interior?
E ainda ninguém disse ao primeiro-ministro que Espanha não precisa nada de Sines, porque tem muitos portos, muito mais importantes, mais baratos e mais modernos...

BOCAS NA RUA

Vítima

- É pá, viste o Sócrates armado em vítima?

- Não, pá! Só o vi armado em juiz...

ATÉ O MARADONA

> A participação no Mundial de futebol por parte da Argentina não correu como os argentinos desejavam, apesar de Maradona não ser o alvo das críticas pelo sucedido. No entanto, numa reunião com os dirigentes da federação do seu país, Maradona não gostou do que ouviu e bateu com a porta. Maradona abandona a reunião com federação e deixa a selecção.
Um exemplo para Carlos Queiroz.

DERAM O NÓ SEM PADRE OU NOTÁRIO