quarta-feira, março 31, 2010

ESCANDALOSO E CHOCANTE

> SIC Notícias. Programa 'Negócios da Semana'. O moderador pergunta a Mira Amaral o que acha sobre os três milhões de euros que o presidente da EDP, António Mexia, recebeu no ano passado. Mira Amaral responde: "Chocante!". O moderador faz a mesma pergunta a Henrique Neto, e este retorquiu: "Escandaloso!".

VÊM AÍ AS TURCAS

VERGONHOSO

> A deputada Inês de Medeiros devia solicitar ao Partido Socialista a sua substituição na Assembleia da República se tivesse o mínimo de respeito pela Casa do Povo e pelos seus pares, depois de ter enviado uma carta para o presidente Jaime Gama e simultaneamente para os jornais, sobre o pagamento das suas viagens privadas entre Lisboa e Paris, as quais não quer pagar.
Esta tarde, à entrada para o debate com o primeiro-ministro, o presidente Jaime Gama afirmou que foi através da comunicação social que tomou conhecimento da carta que lhe foi enviada por Inês de Medeiros, do PS.
Lamentável e vergonhoso.

BOCAS NA RUA

Cherne

- É pá, o cherne é um peixe?

- Não! É um submarino...

DEIXEM PORTUGAL EM PAZ


> "Eles-comem-tudo-eles-comem-tudo-eles-comem-tudo-e-não-deixam-nada", cantava o Zeca Afinso há muitos anos. E a canção continua actual mais do que nunca. Todos aqueles que se regem pela ambição de mais e mais riqueza sem olhar a meios para atingir os fins estão a atacar em Portugal. São os destruidores do mundo que reinam na indústria nuclear. Atacaram Portugal, arranjaram os seus agentes na alta e influente sociedade portuguesa e agora só falta convencerem o Presidente da República e o primeiro-ministro. E pronto, neste minúsculo rectângulo, onde em três horas se pode ir num Ferrari do Porto a Faro, a velocidade astronómica de uma explosão nuclear poderá liquidar um pobre povo que nem sequer ainda tem energia eléctrica em muitos locais do seu país.
Que os portugueses possam compenetrar-se que têm de se mobilizar para gritar, bem alto: "Não, ao nuclear!". Que seja um assunto a decidir através de um referendo nacional.

não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear não ao nuclear

PAU COMMENTS

Jorge Cabral disse...

Este blog é de facto um espaço onde se pratica o respeito pela autêntica liberdade de opinião. E o que vou dizer, sendo eu um dos colaboradores e o redactor do presente post o editor do blog, é prova cabal do que acabo de dizer.
SOU FRONTAL E SEM QUALQUER HESITAÇÃO PRÓ-NUCLEAR.
Porque se trata de uma energia barata que pode contribuir decisivamente para uma redução dos desequilíbrios/injustiças sociais que hoje abundam.
grande parte dos receios que sobre ela caiem já não têm hoje qualquer cabimento e estou certo que se passasse a ser uma aposta generalizada, a ciência seria capaz não só de eliminar a quase ZERO os "riscos" de acidente, como resolver, COM VANTAGEM, o aproveitamento dos resíduos, que hoje, só graças à irresponsabilidade dos governos quanto a políticas consistentes e coerentes de GESTÃO DA ENERGIA, é que não estão resolvidos.
A meu ver, é por causa destes "traumas" que os verdadeiros abutres da sociedade (petrolíferas e afins) têm comido tudo num banquete que mata milhares de semelhantes nossos todos os dias, mas como isto não toca aos fazedores de opinião, vamos "assobiando para o lado" e lançando frases feitas como as que neste post são bem patentes.
Para o ilustre leitor A.marques que refere a pequenez do País, só lembro que sendo Portugal tão pequeno como diz, tem a energia mais cara da maioria dos países europeus. Isto não lhe faz pensar em nada?!
A maioria da "luta" contra a energia nuclear tem sido ardilosa e maldosamente manipulada na sombra pelos detentores do poder da actual "ordem económica" com os primeiros interessados como maestros.
A energia nuclear devia sim ser encarada como inevitável, tutelada pelas Nações Unidas e impossível de sair da esfera pública isto é impossível de qualquer veleidade quanto à sua privatização, aliás, como entendo que deveríamos agir de igual forma com a água.


a.marques disse...

Snr Jorge Cabral, é precisamente por querer pensar, que sem ideias pré-concebidas coloquei a questão em termos de dimensão do País. Para quem como eu não domina minimamente a matéria atalhei pelo lado básico que também poderá ser explicado. Quero deixar-lhe o agradecimento pela visão que transmitiu e que contribui seguramente para alargar o leque de distintas visões que só enriquecem um desejável, alargado e racional conhecimento.

A MELHOR PRIMEIRA DO MÊS












>
Submarinos: Justiça alemã diz que cônsul abriu portas a Barroso

>
Autoridade da Concorrência chumba compra da Media Capital pela Ongoing

>
Ex-ministros atacam aposta de Sócrates nas energias renováveis

>
Jovem exigiu 500 euros a padre para viajar até Londres

>
O assalto perfeito em França

>
"Short selling" de casas é nova moda nos EUA


>
Benfica – Vieira recusa reatar relações com Pinto da Costa

>
Pinto da Costa: "O Benfica está bem lançado para ganhar liga dos túneis"

>
Jogo cruzado entre Ricardo Costa e Pinto da Costa

GAROTADA NA CÂMARA

> Os garotos na escola costumam brincar com coisas sérias. Sobem para uma árvore e partem uma perna. Atiram com um telemóvel e partem a cabeça ao colega. Insultam no recreio a irmã do chefe de turma e levam uma carga de bullying. Na Câmara Municipal de Lisboa aconteceu algo de semelhante. Há por lá uma garotada que gosta de brincar com assuntos sérios e talvez se tramem, mais uma vez, nas próximas eleições.
O povo elegeu um executivo para a edilidade lisboeta que tinha um programa. Goste-se ou não, foi eleito. Quando pretende cumprir o programa para bem da cidade e dos lisboetas, aparecem uns garotos que de política só sabem é andar a sacar umas massas às Juntas de Freguesias da sua cor política para editarem publicações desinteressantes e que ninguém lê. É esse tipo de garotada que votou contra o programa do executivo de António Costa e que provocou um prejuízo enorme em melhoramentos municipais que estavam projectados e que agora deixou de existir orçamento para os mesmos, como decidiu a Assembleia Municipal de Lisboa ao chumbar o orçamento camarário para 2010.
Há garotada que só à bofetada... até rima, e é verdade.

BOCAS NA RUA

Corrupção

- É pá, o Cravinho diz que a corrupção política está à solta!

. Então, é fácil de resolver o problema. É prendê-la...

AFASTAMENTO DO CÔNSUL É ABSURDO

> O governo de Sócrates resolveu afastar de todas as funções o cônsul honorário de Portugal em Munique, por suspeitas de corrupção na compra de submarinos, o alemão Jurgen Adolff, assim que este foi indicado pelas autoridades alemãs como tendo sido intermediário em actividades de corrupção no negócio de aquisição de dois submarinos 'SS PO 2000' por um consórcio alemão.
A decisão é absurda se em simultâneo não for anunciado quem é que também sofrerá consequências por ter aceitado negociar com o cônsul. Até parece que o acto de corrupção do cônsul foi realizado com os marinheiros do Alfeite ou com os estivadores de Alcântara...

Júdice, o carrasco

Esta história dos submarinos arrasta-se há anos. Na década de 90 já um governo PS com os ministros Castro Caldas e Rui Pena andou em bolandas com a aquisição de submarinos e à procura de qual consórcio francês ou inglês daria melhores condições. Depois começou a "guerra" entre alemães e franceses para a venda de dois submarinos ao governo PSD/CDS (Durão Barroso-Paulo Portas), tendo o governo optado pelos alemães em detrimento do consórcio francês DCN (actual DCNS).
Há tempos, uma fonte próxima da empresa francesa, a qual chegou a ser apresentada como vencedora no concurso nos anos 90 e que voltou a ser consultada por Paulo Portas durante o governo de 2002/05, disse-nos que este assunto dos submarinos ainda iria dar muito que falar e especialmente pelo governo português ter prejudicado a empresa francesa DCN representada pelo advogado José Miguel Júdice. A mesma fonte adiantou que "eles nem sabem bem com quem se estão a meter. O Júdice não vai parar e será o carrasco destes fulanos que se decidiram pelo complô com os alemães". A verdade é que foi o ex-primeiro-ministro Durão Barroso, segundo informações dadas ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal, a informar o ministro Paulo Portas, que a escolha recaía no modelo alemão.
Ainda sobre este processo complexo, o advogado José Miguel Júdice, em representação da DCN, recorreu da decisão governamental Barroso-Portas para o Supremo Tribunal Administrativo devido a alterações dos pressupostos do contrato de aquisição dos dois submarinos.

NO ÉTER DA MINHA RÁDIO (87)



terça-feira, março 30, 2010

CORRUPÇÃO NOS SUBMARINOS


> A aquisição de dois submarinos por Portugal está nas bocas do mundo. A bronca rebentou na Alemanha. O processo está inquinado devido à corrupção. Os submarinos já deram muito que falar neste capítulo. Muita gente afirma não ter dúvidas que existiram actos de corrupção junto de entidades portuguesas no processo de aquisição dos dois submarinos a um consórcio alemão. No entanto, o primeiro ramo da árvore acaba de partir pelo lado alemão.
Klaus Lesker, o administrador da empresa alemã Man Ferrostaal - que esteve, no mês passado em Portugal, a renegociar com o Governo português o contrato das contrapartidas pela aquisição dos submarinos – foi detido na semana passada pelas autoridades germânicas, que investigam alegações de que a empresa pagou milhões em subornos para obter grandes contratos internacionais, revelou terça-feira o Der Spiegel. Em causa estão os crimes de corrupção e fraude fiscal que envolvem um diplomata português e não só. AQUI

NOTA: Será que existe Ministério Público em Portugal que investigue casos graves como este?

AGUIAR-BRANCO DESAPARECEU. HÁ COELHOS QUE ASSUSTAM

ONDE ESTÁ O PINHO?

CUIDADO COM ELES

E SE FOSSE RECEBER AO TOTTA?

> Deputada Inês Medeiros pede a Jaime Gama decisão rápida sobre pagamento das suas viagens a Paris.

PAU COMMENTS

a.marques disse...

Eu vou além do Totta e pergunto: Isto não configura uma fraude que implica desvios indevidos de dinheiros do contribuinte? Levante-se eventual imunidade, apure-se se para além de conduta reprovável há ou não crime, e havendo julguem-se os culpados. Política e criminalmente. Se fosse o tesoureiro do "chinquilho" da minha rua já era capaz de estar de cana.

PINÓQUIO

> Não, este postal não tem nada a ver com José Sócrates apesar de estarmos a escrever sobre um Pinóquio. Nada a ver, calma lá, porque trata-se de Henrique Granadeiro e sendo assim, poderá ainda ter a ver com o ilustre chefe do governo.
Quem será o novo Pinóquio? Morais Sarmento ou Granadeiro? Granadeiro disse que Sarmento quis despedir três jornalistas que eram directores de jornais. Morais Sarmento desmente acusações de pressões de Henrique Granadeiro. Um deles, está a mentir. Vamos esperar uma semaninha para se ver o nariz de cada um...

NÃO HÁ BT PORQUE NÃO HÁ DINHEIRO

> Muita água tem corrido por baixo da ponte da GNR a propósito da extinção da Brigada de Trânsito. Ultimamente veio a lume que a eficiência do policiamento nas estradas tem diminuído e que a nova unidade de trânsito não iria longe. Nem longe, nem perto, porque a realidade é muito triste. Acontece que o Ministério da Administração Interna já informou a GNR, por mais de uma vez, não existir dinheiro nem para mandar cantar um cego à porta do Quartel do Carmo...

'IMPALA' A PORTAR-SE MAL

> Habituei-me a ouvir que a revista 'Maria' era a maior porcaria publicada, mas a que vendia mais e fazia mais dinheiro. A proprietária da 'Maria' é a empresa 'Impala' que ainda publica a 'Tv 7 Dias', a 'Nova Gente', 'Segredos de Cozinha', 'Ana', 'VIP', e 'M.M. na Cozinha'.
Mesmo assim, com este "império" a 'Impala' desencadeou mais um processo de "lay-off" que desta vez atinge 49 trabalhadores, 18 dos quais jornalistas. A medida preocupa o Sindicato dos Jornalistas, tanto mais que a empresa é reincidente na redução de encargos com os trabalhadores.
Um mau exemplo de gestores gananciosos.

POLÍTICOS SEMPRE POR CIMA





>
Gripe A(H1N1) OMS e farmacêuticas acusadas de alarmismo

>
Valença: Utentes montam hospital de campanha para substituir SAP

>
Prestação da casa desce para quase metade num ano e meio

>
Pais do Amaral prepara regresso à TVI

>
Fisco está a vender a antiga sede da FPF por dívidas

>
Comprar lá fora pela Internet é 85% das vezes mais barato

>
Inter: Moratti confiante na permanência de Mourinho


DESALENTO


> Habituei-me a ver na televisão o juiz desembargador Eurico Reis a ser um dos poucos "comentadores" que sabe o que diz. Uma personalidade vincadamente séria nas abordagens dos temas relacionados com a justiça e, em particular, com os tribunais. Com desenvoltura, espírito crítico e sentido de justiça e de solidariedade, o juiz Eurico Reis provocou-me o maior desalento quando o vi a presidir a uma comissão sobre as indemnizações a conceder aos doentes que cegaram no hospital de Santa Maria, Lisboa.
Uma comissão quase absurda nas suas decisões injustas. Não há dinheiro que pague o mal que foi feito, mas admitindo que é de toda a justiça minorar o sofrimento dos atingidos, teríamos que ser nobres e grandiosos a devolver um pouco de ânimo às pessoas que foram profundamente prejudicadas por negligência hospitalar. Trinta, quarenta, cem, duzentos mil euros não é nada. É uma esmola miserável. Menos de meio milhão de euros a cada um dos doentes não resolve nada para a contribuição de uma vida melhor em condições mínimas de estabilidade.
Não esperava ver o douto juiz Eurico Reis misturado com palhaçadas políticas que só sabem anunciar não terem dinheiro para nada, a não ser para gastos supérfluos, incluindo com as amantes dos ministros...

CONSULTA PÚBLICA SOBRE TRANSGÉNICOS

> Está aberta até às 24h de 28 de Março de 2010 (domingo) a consulta pública sobre o pedido da Monsanto para ensaios de campo durante 3 anos com o milho transgénico NK 603. Se quiser mostrar a sua discordância é muito simples: assine e envie a carta abaixo, com ou sem as suas alterações, para o email da consulta: cpogm@apambiente.pt. Se quiser que o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente também receba, inclua igualmente este email: agh@apambiente.pt

Depois de enviar, divulgue esta mensagem pelos seus amigos e conhecidos para que participem também!

Para consultar o dossier da Monsanto, veja http://stopogm.net/webfm_send/16

Para consultar o parecer de 2009 da Plataforma Transgénicos Fora (que se refere a um pedido muito semelhante), veja http://stopogm.net/sites/stopogm.net/files/ParecerUEvora2009.pdf

Para mais informações, contacte info@stopogm.net

CARTA TIPO:
----------------

Exmo Sr. Prof. António Gonçalves Henriques, Director Geral da Agência Portuguesa do Ambiente,

Ref: Consulta Pública sobre a notificação B/PT/10/01

Está em curso até dia 28 de Março de 2010 mais uma consulta pública relativa a experiências em campo aberto que envolvem o cultivo de milho transgénico da Monsanto. Desta feita os pedidos são para terrenos em Monforte e Monção. Porém, não é a localização que sobretudo nos preocupa. O que pretende o cidadão, e cremos que deveria ser igualmente pretendido pela APA, é que as consultas públicas sejam levadas realmente em consideração na decisão final pela APA. Mas tal não tem acontecido. Custa-nos a crer que a APA não dê toda a importância necessária à protecção do ambiente com base nos contributos dos cidadãos.

Como sabe, em 2009, a APA recebeu 670 contributos para a consulta pública, dos quais apenas 18 eram favoráveis à realização dos ensaios de campo. Os documentos a solicitar a não aprovação dos ensaios invocaram muitos argumentos sólidos, concretos e científicos em sua justificação. No entanto, tanto no relatório final da consulta pública como no relatório final com a decisão de autorização de duas localizações, a APA ignorou ostensivamente a validade de tais argumentos, muito menos se dando ao cuidado de lhes responder ou de explicar as razões para não os considerar. Essa atitude não é consentânea com o respeito que a Administração deve aos cidadãos. Ainda assim, e porque os ensaios deste ano são com o mesmo milho transgénico NK 603 discutido em 2009, aguardamos que a APA não se furte a ler os documentos enviados no ano passado. Poderá assim compreender melhor porque é que este milho não é seguro nem deve ser cultivado no Alentejo, no Minho, ou em qualquer outro local.

Apelo à APA para que, em 2010, assuma de outra forma as suas relações com os cidadãos e suas organizações respeitando escrupulosamente os procedimentos verdadeiramente democráticos em matéria de consulta pública. Aguardo a resposta de V. Exa, no pressuposto de que a APA deve passar a agir de forma mais transparente e a respeitar cabalmente os direitos dos cidadãos.

Com os melhores cumprimentos,

[NOME]
[BI]

NO ÉTER DA MINHA RÁDIO (86)



segunda-feira, março 29, 2010

PEDROSO SUSPENSO DA UNIVERSIDADE


EXCLUSIVO


João Pedroso suspenso da Universidade de Coimbra
e obrigado a devolver subsídios recebidos




>
João Pedroso, irmão do socialista Paulo Pedroso, na decorrência de um processo disciplinar que lhe foi instaurado pela Universidade de Coimbra (onde é assistente na Faculdade de Economia), foi objecto de uma sanção de 40 dias de suspensão, apurou o PPTAO de fonte académica.

Como o fundamento para esse castigo foi a violação do regime de dedicação exclusiva pelo qual tinha optado, o advogado João Pedroso será ainda obrigado a restituir todas as quantias que recebeu indevidamente a título de subsídio de exclusividade.

Mais um escândalo, a juntar aos pagamentos que João Pedroso recebeu do Ministério da Educação por serviços que acabou por não prestar...

O NOVO SUBMARINO ESTÁ A CHEGAR

SAPO.PT

GOVERNO E PSD

PORTAS AINDA NÃO SABE A VERDADE

> Paulo Portas insurgiu-se hoje contra o governo de José Sócrates pelo facto de este ano não entrar nenhum agente policial e militar para a PSP e GNR, devido a um "erro de planeamento".
O líder do CDS, que falava aos jornalistas após uma visita à esquadra da Reboleira, na Amadora, manifestou uma “preocupação muito séria pelo facto de, por erro de planeamento”, não haver “um único polícia a entrar na PSP ou um único guarda a entrar na GNR” em 2010, apesar de haver aposentações. “No final do ano, vamos ter um efectivo mais pequeno perante uma criminalidade preocupante”, garantiu o presidente do CDS-PP, lamentando que “o governo venha dizer que vão abrir um concurso para 2000 pessoas em 2010 sem dizer a verdade aos cidadãos”.

Paulo Portas ainda não sabe que isto acontece porque a única razão é a inexistência de verbas suficientes para que a PSP e GNR possam admitir mais agentes.

INJUSTIÇA

> Publiquei hoje um texto sobre a greve dos enfermeiros. Pensava que a contestação a qualquer assunto pudesse ser feita com elevação, educação e firmeza. Mas não. Tenho recebido os maiores insultos de apoiantes da greve dos enfermeiros. Considero os insultos uma injustiça porquanto ainda recentemente aqui neste blogue defendi e enalteci os profissionais de enfermagem. O texto de hoje não tem absolutamente qualquer pormenor que ofenda ou diminua a nobre profissão dos enfermeiros. Limitei-me a defender os doentes que nestes quatro dias de greve irão sofrer redobradamente. Os insultos são injustos. Ficam com quem os profere, aliás, não ficam com ninguém porque são anónimos. Se não o fossem, publicava-os para que todos soubessem como fulano e sicrano ainda não aprenderam o que é a diferença de opinião embuída de crítica construtiva.

NOTA: Devido ao facto de ter a minha mãe internada num hospital, tive a satisfação de poder dialogar durante a tarde com vários enfermeiros e nenhum contestou o que escrevi quanto à necessidade que os novos enfermeiros devem ter em acordar logo no início da relação contratual tudo a que se acham com direito. Constatei que no hospital em questão os enfermeiros asseguraram o serviço necessário de apoio às enfermarias.




>
Explosões no metro de Moscovo fazem dezenas de mortos

>
PJ investiga três novos casos de padres católicos

>
'Face Oculta' já fez dois despedimentos na Galp

>
TAP: oficiais de operações admitem suspensão de voos

>
Estradas de Portugal e PT em guerra por causa da rede fixa

>
Trabalho grátis continua legal quase dois anos após anuncio de proibição

>
Volvo já é chinesa

>
Benfica arranca hoje com maior venda de dívida de uma SAD

COELHO FORA DA PÁSCOA


> Pedro Passos Coelho já desiludiu muita gente "laranja" e ainda não se sentou na cadeira do palácio da Lapa. Durante a campanha eleitoral para a liderança do PSD ouviu-se o candidato Coelho a afirmar peremptoriamente que este govero teria de ser alvo de uma moção de censura, blá, blá, blá. Pedro Coelho depois da vitória já falou em cooperação institucional, estabilidade negociada e ficou-se a saber alguns dos nomes para seus braços-direitos com quem tenciona formar um governo sombra, nomeadamente Paula da Cruz e Paulo Teixeira Pinto, dois nomes que não auguram nada de bom para a sociedade.
Com Coelhos destes, a Páscoa tinha de ser cinzenta.

ENFERMEIROS ESTÃO ERRADOS

> Com a saúde dos outros não se brinca. Ponto final. Os enfermeiros vão estar em greve por quatro dias, deixando a ideia que arranjaram a melhor forma de gozar uma semana de férias de Páscoa. Os enfermeiros e médicos que se regem por um lema nobre e da mais alta dignidade ao salientarem que abraçaram a sua profissão por benfazer aos seus semelhantes, não têm o direito de promover greves que prejudiquem precisamente os seus semelhantes que se encontram numa cama de um qualquer hospital.
Se os enfermeiros pretendem condições justas de trabalho têm que as reivindicar no momento da assinatura do vínculo com a entidade para quem aceitam trabalhar. Iniciar o trabalho de qualquer maneira pensando que depois logo se vê o que dá, para posteriormente vir protestar contra o que não se lhes faculta, para além de lhes ficar mal como profissionais, deixam a sua dignidade profissional a escorrer pelo cano de esgoto.
Que culpa têm os doentes que tinham de ser urgentemente alvo de intervenção cirúrgica esta semana e que a greve provoca um adiamento?
Que culpa têm os doentes que sofrem nas camas dos hospitais e nas salas de espera dos centros de saúde que os senhores enfermeiros tenham iniciado a sua actividade aceitando um contrato precário ou um salário de miséria?
Que culpa têm os doentes que a classe dos enfermeiros não tenha lutado há muito pela equiparação da sua licenciatura numa correspondência salarial com o que agora pretendem?
Que culpa têm os doentes que só agora na Páscoa é que os enfermeiros não conseguem entabular negociações e sessões de diálogo com o governo?
Há dias, no hospital de Santa Maria, Lisboa, fiquei surpreendido ao constatar a existência de enfermeiros estrangeiros a trabalhar. Depois, os enfermeiros portugueses não se queixem que em resultado das suas reivindicações fora do tempo adequado, existam fura-greves...

NO ÉTER DA MINHA RÁDIO (85)



domingo, março 28, 2010

INFORMAÇÃO CRIMINOSA

> Considero um crime de informação o que acabei de ouvir no Telejornal/RTP. Foi dito que o Estado está a gastar não sei quantos milhões de euros com os pensionistas. Não há direito de envenenar a opinião pública com falsidades deste tipo.
Os pensionistas levaram uma vida de trabalho a descontar para a sua reforma, para a sua pensão. É um direito que lhes assiste pago com o seu dinheiro que ficou do lado dos cofres do Estado a juros durante décadas. Haja tino e seriedade.

SAVE AFONSO



BOCAS NA RUA

Figo

- É pá, por que é que dizes que o contrato da Taguspark com o Figo não é legal?

- Porque tem a data de um sábado!

- Ah!... Isso era porque ele jogava no domingo...

A CONFINÇA EM SÓCRATES

> José Sócrates pediu aos jovens para terem confiança no país. Em qual país? Será Sócrates o primeiro-ministro deste rectângulo onde somente os corruptos e oportunistas têm futuro? Será o primeiro-ministro do mesmo país onde os jovens não estudam, não têm emprego, nâo têm apoio social e na doença, não têm casa, não têm horizonte risonho?
Será o primeiro-ministro do mesmo país onde a maioria dos jovens que consegue um trabalho, o mesmo é precário, a recibos verdes, através de uma agência de empreso que fica com metade do rendimento?
Será o primeiro-ministro do mesmo país onde os jovens já engrossam o número das doenças mentais, depressões e suicídios?
Será o primeiro-ministro do mesmo país onde a maioria dos assaltos e crimes violentos são praticados por jovens sem futuro?
Será o primeiro-ministro do mesmo país onde as prisões e centros de reabilitação estão cheios de jovens?
Quando é que José Sócrates decide ser um político minimamente sério e solidário abandonando de uma vez por todas a propaganda sem senso e sem lógica, num país onde os jovens da actual geração já descobriram o caminho: emigrar.


PAU COMMENTS

S.C. disse...

Já enjoa tanta conversa da treta em propaganda insultuosa para quem vive com dificuldades e não vislumbra melhoras nenhumas numa sociedade que se conforma em ser (des)governada por gente sem honra nem competência.

F1: BUTTON VENCE NA AUSTRÁLIA

> Arriscou e ganhou! Jenson Button venceu o GP da Austrália depois de ter sido o primeiro a arriscar na troca de pneus para seco na fase inicial da corrida, conseguindo com essa 'aposta' bater todos os seus adversários, numa corrida cheia de acidentes e incidentes de princípio a fim.
Jenson Button vence  GP da Austrália  -

Sébastien Vettel liderou desde o princípio até cerca do meio da corrida, mas um falha de travões no Red Bull RB6 teve como causa o abandono da corrida após despiste.


Quem aproveitou bem foi Robert Kubica, que ao colocar-se sempre à margem de incidentes, realizou uma corrida quase perfeita, e terminou no segundo posto, na frente dos dois Ferrari. Felipe Massa foi terceiro, nunca conseguindo passar o polaco da Renault, na frente de Fernando Alonso, que a exemplo do seu colega de equipa levaram até ao limite a utilização dos pneus macios, o qual permitiu a aproximação do duo Lewis Hamilton a Mark Webber na fase final da corrida, mas na luta pelo quarto posto, Alonso defendeu-se bem, Webber que era sexto não conseguiu travar bem e 'enfaixou' o seu Red Bull na traseira do McLaren de Hamilton, saindo ambos de pista.

No final, Alonso (Ferrari) foi quarto, na frente de Nico Rosberg (Mercedes). Lewis Hamilton ( McLaren-Mercedes) foi sexto, na frente de Tonio Liuzzi (Force India-Mercedes). A encerrar os lugares pontuáveis, ficaram Rubens Barrichello (Williams-Cosworth), Mark Webber (Red Bull-Renault ) e Michael Schumacher (Mercedes)

Estratégia perfeita, azar de Vettel

A primeira vitória de Jenson Button com a McLaren fica claramente marcada pela estratégia perfeita, já que o Campeão do Mundo de 2009 trocou os pneus do seu McLaren para piso seco com a pista ainda muito molhada, arriscou, e beneficiou do facto de Sebastian Vettel (Red Bull) ter abandonado devido a uma falha de travões para ficar na frente da corrida, que dominou sem quaisquer problemas até final.

Sensacional Robert Kubica

Robert Kubica foi um sensacional Segundo classificado, mantendo os Ferrari de Felipe Massa e Fernando Alonso atrás de si num final muito interessante, já que os monolugares rodaram praticamente colados muitas voltas. A este grupo que lutava pelo pódio chegaram ainda Lewis Hamilton, Mark Webber e Nico Rosberg, com este último a beneficiar o acidente entre Hamilton e Webber.

Luta intensa pelo quarto posto

Numa tentativa de desapossar Alonso do quarto posto, Hamilton travou tarde, Alonso bloqueou rodas e queimou pneus, e Mark Webber não evitou a traseira do McLaren que rodava à sua frente, ficando ambos na gravilha da escapatória, com Alonso a suspirar de alívio.


Classificação


1. Button McLaren-Mercedes 1h33m36.531s

2. Kubica Renault a 12.034s
3. Massa Ferrari a 14.488s
4. Alonso Ferrari a 16.304s
5. Rosberg Mercedes a 16.683s
6. Hamilton McLaren-Mercedes a 29.898s
7. Liuzzi Force India-Mercedes a 59.847s
8. Barrichello Williams-Cosworth a 1:00.536s
9. Webber Red Bull-Renault a 1:07.319s
10. Schumacher Mercedes a 1:09.391s
11. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 1:11.301s
12. De la Rosa Sauber-Ferrari a 1:14.084s
13. Kovalainen Lotus-Cosworth a 2 voltas
14. Chandhok HRT-Cosworth a 4 voltas

In Autosport

NO ÉTER DA MINHA RÁDIO (84)



sábado, março 27, 2010


OS JAPONESES CARREGAM CADA COISA

GANHE UM PRÉMIO

> O PPTAO oferece um prémio muito valioso ao leitor que conseguir adivinhar qual é o ministro do governo de Sócrates que é sonso até dizer chega.
No Verão, o ministro junto da mulher, nas praias algarvias, estende a toalhinha, leva o bolinho à boca e espalha o protector solar à cara-metade com todos os cuidados de maridinho exemplar. No Inverno, tem um carro e dois guarda-costas à disposição de uma amante para que a esta não lhe falte nada.
Dica suplementar: a amante do ministro trata mal e arrogantemente as colegas no departamento onde trabalha por sentir as costas quentes do governante com duas faces...

PAULO PORTAS PASSA A GRANDE LÍDER

> As divisões, ódios e facções no PSD são reais. Por muito que o novo líder Passos Coelho apele à unidade pode ficar certo que não irá contar com a participação de quantos não o desejavam nem pintado de dourado. O PSD voltará a ser um partido idêntico ao liderado por Luís Filipe Menezes ou Marques Mendes. Um partido de facção onde os grupelhos mendistas, ferreiristas, marcelistas, barrosistas, rangelistas e jardinistas não vão querer nem ouvir falar dos coelhistas. Ainda esta manhã, já falei com quatro destacados "laranjas" que por "unanimidade" me disseram: "este já não é o meu partido".
E quem é o grande vencedor de tanta bebedeira política? Obviamente, Paulo Portas. O líder do CDS/PP poderá vir a reunir simpatias de vários quadrantes da direita do PSD, algumas delas de grande importância financeira (leia-se empresarial) e académica (professores catedráticos com influencia na juventude). Paulo Portas poderá vir a ser o grande líder da direita desde que saiba construir uma ruptura com os coelhistas demonstrando que o seu CDS poderá caminhar sozinho na conquista de outros eleitores que jamais pensaram em aderir ao CDS.
Portas é populista? O povo gosta disso.
Portas é conservador? O povo é mais do que ele.
Portas é demagogo? O povo adora a demagogia.
Portas é cristão? O povo só quer é ver o Papa.
Portas é cavaquista? O povo quer Cavaco.
Portas é culto? O povo respeita aqueles que sabem falar.
Portas quer ser primeiro-ministro? Se o povo escolheu um dia José Sócrates, qual é o mal em eleger um político educado e bem formado que até convive perfeitamente com um irmão da extrema esquerda...

PAU COMMENTS

Carmindo Mascarenhas Bordalo disse...

O grande vencedor das eleições internas do PSD foi, efectivamente, Paulo Portas...
O Bloco Central que se avizinha ameaça repetir o que em 1984 as sondagens previam: o PSD de Mota Pinto, sob a pata do PS, descia a pique em benefício do CDS (liderado pelo também malogrado Francisco Lucas Pires).
Nas últimas eleições legislativas, Paulo Portas já conseguiu o melhor resultado em 24 anos, mercê de uma liderança fraca e domesticada por Cavaco Silva. Tem todas as condições para continuar um caminho ascendente.
Paulo Rangel é um docente universitário respeitado, um homem de sólida preparação intelectual, tem ideias fundamentais para o futuro do País (por exemplo, ao nível do ensino técnico, que urge ressuscitar) e não quer um PSD em águas mornas com o PS.
Passos Coelho viveu sempre da política, está dependente profissionalmente de uma empresa do regime que funciona em regime de bloco central (a FOMENTINVEST) e ora defende o liberalismo puro e duro, ora apela ao apaziguamento com Sócrates.
O PSD escolheu e Portas pode sorrir com o tiro no pé.
Outro vencedor indesmentível é Ângelo Correia, mas por motivos diferentes. Nem tudo o que luz é ouro, mas muita coisa é.

BOCAS NA RUA

Sorte grande

- É pá, por que seria que o Sócrates estava ali a rir às gargalhadas todo contente?

- Não sabes, pá?! Saiu-lhe a sorte grande... ganhou o Passos Coelho!...

NO ÉTER DA MINHA RÁDIO (83)



sexta-feira, março 26, 2010

PEDRO PASSOS COELHO É O NOVO LÍDER DO PSD

> Pedro Passos Coelho venceu as eleições directas para a liderança do PSD com 61,1% dos votos, contra 34,5 de Paulo Rangel, 3,6 de Aguiar-Branco e 0,2 de Castanheira Barros.
O novo líder do PSD esteve sempre à frente nas sondagens durante a campanha eleitoral.

BOM FIM-DE-SEMANA!

PÕE-TE A PAU

PINHO DE AVIÃO

JÁ HÁ GERAÇÃO PINÓQUIO

O PSD ATERRA HOJE NAS URNAS





>
Face Oculta Sócrates e Vara falavam em código

>
Papa terá encoberto caso de abusos sexuais nos EUA

>
Berlusconi vs Sócrates

>
Foi socorrer vítima de despiste e morreram ambos atropelados

>
Fiscalidade para usados importados estrangula negócio de automóveis clássicos

>
O fim-de-semana perfeito por 50 euros

>
Grito de guerra com que Jesus motiva o balneário antes de cada jogo "Vamos ser campeões!"

ATENÇÃO À HORA DE VERÃO

> Para os leitores que vivem em Portugal chamamos à atenção que no próximo domingo (28) terão de adiantar os vossos relógios em 1 hora. A hora de Verão está aí e o Sol também.

CODEX VARAPAU/MARATONA

- Está lá, és tu Varapau?!

- Sim, estou! Sou eu, o Maratona!

- Já foste correr hoje?

- Não, não me apeteceu. Estou um bocado em baixo com aquela história da Leninha...

- Ah sim, parece que querem vender a aparelhagem toda lá da clínica incluindo as máquinas de escrever...

- Pois, pois! Sabes que os exames correram mal... tens de saber o que se passou... parece que o Ruizinho fala muito e depois estraga as radiografias e as análises...

- Fica descansado que eu vou tratar-lhe da saúde... olha lá, quem é esse Carlos brasileiro que atendeu o telefone?

- É um amigão... sabes como é, tenho de ter uma companhia que me disfarce bem de empresário brasileiro para que não pensem aqui na praia que eu sou o que sou...

- Ah!... estou a perceber, mas se a clínica não for comprada pelos teus médicos a doença pode piorar, não é Maratona?

- Claro, Varapau! Mas não te esqueças de dizer ao enfermeiro Ruizinho que não anda a dar bem as injecções e que há muitos doentes a queixarem-se!

- Está descansado, Maratona! Vou já chamar o Penedolas e o menino enfermeiro vai mudar de bata para outro Tagus... quando é que voltas aí da ilha Madalhorca?

- Ainda não sei porque estou à espera que o Kadafinhos dê um puxão de orelhas ao Chaves do Carro...

- Tá lá?... Como?... na Marta do Carmo? Quem é essa, que não faz parte do nosso codex?

- É pá, andas surdo ou quê, Varapau?!... Eu disse Chaves do Carro, o falsário que nos tramou o negócio com a Leninha, tás a perceber?!

- Ah, desculpa! Estava a ver que já andava aí alguém infiltrado do tipo da Pastel de Belém...

- Essa também, parece que nos anda a trair com o Alegrete e com os patrões dos Genéricos, não achas?

- Acho, Maratona!... Olha lá, e tu achas que este nosso codex passa mesmo ao lado dos pescadores de Aveiro?

- O quê, daqueles atrasados mentais de Aveiro?... Já nem me preocupo com eles... o chefezinho Pintainho Montanelas já tratou de tudo e as ligaduras sujas lá da clínica já foram para o lixo...

- (ruídos) Ó Maratona, estás o ouvir estes ruídos no telefone?

- Mau, Varapau! É melhor desligarmos não vá estar por aí a secreta da Manelinha à procura de mais um atentado contra o Estado de Direito...

NO ÉTER DA MINHA RÁDIO (82)



quinta-feira, março 25, 2010

O PEC(ADO) DO PSD

> O PSD fala, fala, fala, mas não o vemos a fazer nada... contra o PS. Depois de obtar pela abstenção na Assembleia da República sobre o PEC, já há quem diga que foi o último PEC(ado) do PSD...

VALE O QUE VALE: RANGEL GANHOU

> Na sondagem que mantivemos na nossa barra lateral sobre a tendência dos nossos leitores quanto aos candidatos à liderança do PSD, o resultado, às 19.15 horas, foi o seguinte:

Paulo Rangel - 27 votos
Passos Coelho - 15
Aguiar-Branco - 5

BOCAS NA RUA

Lena

- É pá, a Lena pode ir à falência!

- A Lena, a cabeleireira?!

- Não, pá! A construtora que comprou jornais e rádios!

- E por quê a falência?

- Se o PS cair acabam-se as obras...

GNR NÃO FAZ DISTINÇÕES

> A GNR não brinca em serviço e o radar quando nasce é para todos. Os radares da GNR apanharam o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e o líder do CDS, Paulo Portas, a "voarem" nos seus carros a mais de 160 kms/hora. Paguem e não bufem...




>
Belmiro de Azevedo: "país está desgovernado"

>
PS e Governo tentam "salvar" resolução sobre PEC

>
Rendimentos na reforma preocupam portugueses

>
PSD garante que não quer escutas de José Sócrates

>
Já há clínicas para tratar a obsessão do Facebook


>
Direcção editorial do "i" forçada a arranjar parceiro financeiro

PPTAO PODE COMPRAR 'i'


> O grupo de construção civil Lena ficou a saber que o crime não compensa. Não chega comprar rádios e jornais para agradar ao poder quando depois esse poder não cumpre o que prometeu. Já há vários grupos interessados na compra do diário 'i', nomeadamente, a Impresa e a Ongoing. Agora, também a poderosa holding de comunicação social PPTAO está interessada na aquisição do jornal.
Contudo, segundo uma fonte próxima do chairman do PPTAO, o grupo só irá adquirir o diário da Lena com uma condição: ao contrário do que sucedeu quando a Direcção e a Redacção do jornal foram constituídas, a aquisição "só será realizada se os actuais proprietários expurgarem antecipadamente todos os socratinos que ali trabalham". A mesma fonte do PPTAO concretizou que "na altura da escolha dos directores e editores para o 'i' foi posta de parte a entrada de um jornalista do PPTAO porque o blogue era muito anti-Sócrates"...

CÓMICO FALHADO

> Jesualdo Ferreira gostaria de ser cómico. mandar umas piadas e a malta bater palmas. Não tem jeito nenhum. Terá que procurar outra profissão além daquela em que se dedica a apresentar desculpas pelas derrotas vergonhosas do FC Porto. Com o Hulk e Sapunaru em campo já o FC Porti jogava mal e nunca conseguiu estar à frente do Braga e Benfica. As desculpas de mau pagador são ridículas.
Agora com a redução de pena para os dois jogadores agressores de pessoas que encontram pela frente, o ultrapassado Ferreira veio logo tentar revoltar os adeptos do FC Porto contra tudo e todos, excepto contra ele tal como já estava a acontecer depois daquela miserável exibição no estádio do Algarve onde comeu com três secos sem espinhas. Levem o homem para a pesca, caça, passeios no Douro, costura, passagens de modelos, teatro do La Féria, massagens na Tailândia ou qualquer actividade lúdica onde o homem não diga mais asneiras e se possa distrair e gozar os milhões que tem. A bem do FC Porto...

NO ÉTER DA MINHA RÁDIO (81)



quarta-feira, março 24, 2010

CARTOON NO PAU


cartoon de Stéphane Peray, in Hoje Macau

LENA DIVORCIA-SE

> A menina Lena quer o divórcio. O seu marido Zézinho mentiu-lhe quando deu a entender que a Leninha iria ter muitas jóias, colares de pérolas e pulseiras de diamantes obtidas ao preço da chuva na terra do padrinho Hugo. Este, é um badalhocas e um parceiro que promete tudo e não cumpre nada. A preocupação do Hugo é o encerramento de rádios e televisões que defendem a liberdade e a democracia, não se preocupando com os amigos da onça como o Zézinho e afilhadas de ocasião. O Zézinho tinha prometido à Lena que ela iria construir para o Hugo cinco mil casas, um porto para submarinos, um aeroporto, várias auto-estradas, e por isso, a Lena foi à pressa comprar uma data de rádios e jornais regionais, e até criou um novo diário, para agradar ao maridinho Zézinho, pelas mordomias que iria receber.
Entretanto, passou tanto tempo que a Lena ao confirmar que não receberia qualquer colar de pérolas ou pulseira de diamantes, e vendo que o Zézinho e o Hugo eram uns aldrabões, resolveu vender todas as rádios e jornais, oficializando assim o divórcio com o Zézinho e cortando as relações com o padrinho Hugo...

APITO COR DE BURRO-QUANDO-FOGE

> Na sequência da decisão do Conselho de Justiça da Federação de reduzir os castigos aos futebolistas do FC Porto Hulk e Sapunaru, Hermínio Loureiro apresentou esta quarta-feira o pedido de renúncia à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. “Apresentei ao senhor presidente da mesa da assembleia geral da Liga a minha renúncia ao mandato de presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional”, disse Hermínio Loureiro à agência Lusa.

A decisão do Conselho de Justiça da FPF está na base da decisão de Hermínio Loureiro, que considera ter “implicações que ultrapassam a justiça desportiva”. “Sem prejuízo de considerar que a justiça desportiva está a funcionar nos órgãos próprios, entendo que o facto de o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol ter hoje dado, em parte, provimento aos recursos dos jogadores da FC Porto, Futebol SAD, Hulk e Sapunaru, tem implicações que ultrapassam a justiça desportiva”.

PEC CRIMINOSO

> Num tempo em que os nossos pais e avós morrem numa maca nos corredores dos hospitais como o de Santa Maria, em Lisboa, este governo anuncia que o novo IPO, o Hospital de Todos os Santos, que iria ser construído no Alto da Bela Vista, já não será construído.

Para que o "crime" seja perfeito, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anunciou para o mesmo terreno destinado ao novo hospital a realização até 2014 do festival de música 'Rock in Rio'.
Isto está mesmo a precisar de molho...

A 'EMEL' AINDA NÃO FAZ DISTO

COMPUTADOR SÓ HÁ 1, O MAC E MAIS NENHUM


> A revista americana Fortune, divulgou o seu tradicional ranking das empresas mais admiradas do mundo. O estudo conta com a participação de executivos do mundo todo que avaliam diversos quesitos de mais de 600 empresas globais.

1º. Apple
2º. Google
3º. Berkshire Hathaway
4º. Johnson & Johnson
5º. Amazon.com
6º. Procter & Gamble
7º. Toyota Motor
8º. Goldman Sachs
9º. Wal-Mart
10º. Coca-Cola

Fonte: Fortune
Ranking completo neste link.

In Lista 10

ACREDITE NO INACREDITÁVEL

EXCLUSIVO

>
Há factos que nos deixam embasbacados a meditar sobre a sua possibilidade. Mas o inacreditável torna-se verdadeiro quando os factos são realmente factos muito sérios e graves.

Um cliente do BPI ao fazer ontem o seu pedido de consulta dos movimentos da sua conta, verificou que lhe tinham retirado 21,00€ e que no descritivo dizia "tranferência de auxílio ao BPN" .
Hoje, dirigiu-se ao BPI a fim de indagar com que autorização é que o banco tinha realizado deliberadamente tal transferência. Aguardo mais pormenores deste escândalo que poderá traduzir um saque a milhares de clientes de vários bancos para numa tentativa [com face oculta] de evitar a falência do BPN.

FAIXA DE GAZA






>
Comissão de Inquérito vai pedir escutas de Sócrates

>
43% dos portugueses já sofreu perturbações mentais

>
Fundação que gere Magalhães foi proposta pelo Governo, ao contrário do que disse Mário Lino

>
Preço da carta de condução aumenta até 300 euros

>
Carga fiscal portuguesa é das mais duras da Europa

>
Hipers de Belmiro são os mais beneficiados com novo horário depois de ir ao Cavaco

O DESPLANTE DO MÊS

> É preciso não ter vergonha nenhuma e andar cá neste mundo para simplesmente gozar com os outros. Sobre as viagens semanais a Paris, diz a deputada socialista Inês Medeiros: "Eu é que não as pago".

CULTURA DA TRETA

> "Temos que ter a coragem de diminuir o número de apoios e apostar na qualidade". Sabem quem disse isto e o como se traduz verdadeiramente o dislate? É simples. É a treta da cultura. É a treta da nova ministra da Cultura. É a treta de mais uma política socialista que só sabe destruir o que tem a ver com o conhecimento e a arte. O que esta afirmação de Gabriel Canavilhas (todas as Gabrielas sempre me soaram a falso) traduz é o seguinte: "Qual qualidade, qual carapuça, fiquem a saber que temos de cortar nos apoios para essas porcarias de teatro, ballet, música ou pintura. Deixem-se de sonhos para receberem mais dinheiro para exposições, espectáculos, formação ou novos discos porque estamos falidos e o governo precisa do dinheiro para os TGV's e aeroportos".
Canavilhas não, canavelhas políticas, sim!

NO ÉTER DA MINHA RÁDIO (80)



terça-feira, março 23, 2010


OS DITOS

> Volto a ouvir os ilustres comentadores de televisão que temos. Nos diferentes canais apresentam-nos a toda a hora umas senhoras e senhores com um ar de que sabem tudo sabendo muito pouco do que falam. E quando se metem no campo da política é um desastre. Onde é que teriam estudado política? Certamente em aulas de politiquice. É disso que tratam, de politiquice ao sabor do vento que sopra oriundo de cada partido com representação parlamentar. E mesmo nesses quadrantes aindam há aqules que defendem as facções existentes nesses mesmos quadrantes.
Mas o que é mais desolador diz respeito à intervenção dos comentadores que defendem o candidato A, B ou C do PSD e o ministro X ou Y do governo. Estranhamente, com tanto especialista a encherem-nos os ouvidos de propaganda analítica barata, própria da feira da Ladra, disfarçada de idoneidade e independência, não se ouve qualquer dos ditos especialistas a dizer que um candidato à liderança do PSD que se pronuncie no sentido de reprovar o PEC do governo e de provocar eleições antecipadas, está necessariamente a pretender que o novo grupo parlamentar do seu partido seja constituído por elementos exclusivamente afectos à sua política. Claro como água. Preto para os ditos...

PAU COMMENTS

S.C. disse...

Bem ilustrativo do que afirma foi a conversa conduzida por Adelino Faria, na RTPN, em rescaldo do debate com os 4 candidatos do PSD. Só lhe interessava ouvir quem ganhou ou deixou de ganhar, quem estava contra quem, quem vai à frente, quem apoia quem e um chorrilho de disparates no género. O rapaz não se apercebe sequer do ridículo?! E não há uma alminha na estação que lho explique?!

ATÉ QUE ENFIM


> Até que enfim que temos alguém a querer que Portugal passe a ter condutores de automóveis com o mínimo de preparação para o efeito. Os candidatos a condutores só vão poder realizar o exame de condução se tiverem percorrido mil quilómetros, indica a proposta do novo regime jurídico do ensino da condução.
Esperemos que a proposta seja aprovada e que os candidatos a "aceleras" passem a ter prática de condução antes de ter a licença adequada para o efeito, o que actualmente não acontece.

VIAJE NO ESPAÇO

> Se o cinto do povo vai apertando, o Universo, tal como os bolsos de muitas figuras públicas, vai alargando...

João Paulo Borges, in Espaço Para Mangas

PSD QUER SÓCRATES NA AR

> O PSD pretende que José Sócrates seja ouvido na Comissão de Inquérito da AR sobre o caso PT/TVI. Não haverá exagero no PSD? Primeiramente não devia ouvir o "menino" que fazia os fretes ao "chefe"? O tal que aos 30 anos já recebia 2,5 milhões por ano...

É O SCHUMACHER?...

O FACTO SEM GRAVATA

> A agência Lusa apressou-se, no início do ano, a “unificar” a ortografia ao abrigo do acordo que faz tábua rasa da etimologia em benefício da “clarificação” da escrita no nosso idioma, como sustentam os seus doutos promotores. Acto passou a ato, afecto passou a afeto – e por aí fora. Presumo que mictório continua a escrever-se desta forma, segundo o novo livro de estilo da agência, que só suprime as consoantes supostamente mudas (continuando no entanto a escrever hino, hoje e hossana, apesar de não haver consoante mais muda do que o H).
Perceberam? Eu também não. E os largos milhares de portugueses que subscreveram a petição à Assembleia da República destinada a suspender ou revogar o disparatado acordo certamente estão tão confusos como eu. O mesmo deve acontecer, aliás, com o Ministério da Educação, que adiou o ensino da cambalhota ortográfica, revelando bastante mais bom senso do que os responsáveis da Lusa.
E já que falo na agência noticiosa, reparem nisto: a Lusa difundiu há dias uma notícia intitulada “Alemanha: Vaticano nomeia bispo para acompanhar casos de pedofilia”. Foi no passado dia 12, às 14.01. Um dos parágrafos desta notícia rezava assim:
«Segundo Zollitsch, “o papa está muito impressionado com o relato dos fatos”.»
Ora bem: nos termos do acordo, que nada unifica, serão respeitadas as diferenças fonéticas entre o Brasil e Portugal, continuando a escrita portuguesa a assinalar as consoantes aqui pronunciadas. É o que sucede ao C da palavra facto. Mas a Lusa não quer saber disso. No seu afã de aplicar a norma brasileira, viola o acordo por excesso de zelo, chamando fatos aos factos. Daqui à supressão definitiva do C na expressão oral desta palavra será certamente um curto passo, que espero venha a ser creditado à agência noticiosa portuguesa pelas autoridades de Brasília. De facto. Quero eu dizer: de fato. E com gravata, já que no Palácio do Planalto – e falo do que sei, pois já lá estive – não nos deixam entrar sem ela.

Pedro Correia, hoje, in 'Hoje Macau'

ULTRA-LEVES A CAIR

- Ó engenheiro, você já viu que caiu mais uma avioneta? Então, o que é que se passa?

- Oiça, isto é um crime ao qual ninguém põe cobro. O ano passado morreram treze, este ano já foram quatro e não vai parar...

- O quê?

- Acredite. Acontece que ninguém faz a manutenção das aeronaves para não gastar dinheiro...

DISTINÇÃO MERECIDA

> Na próxima sexta-feira comemora-se o Dia Mundial do Teatro. No âmbito da efeméride, o Presidente Cavaco Silva vai condecorar sete personalidades ligadas à arte dramática, nomeadamente, os actores Ruy de Carvalho, António Feio e Manuela Maria.

VOU CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE APOIO ÀS PROSTITUTAS

> Descobri uma boa forma de não fazer nada e sacar bom dinheiro. Vou criar uma associação que pode ser de apoio às prostitutas ou aos sem-abrigos, organizar umas manifs com 30 mulheres e homens, mandar fazer umas bandeiras e cartazes e encher a conta bancária. Como? Assim:

A ILGA – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero – integra pela primeira vez a lista das entidades autorizadas, pelo Ministério das Finanças, a receber parte dos impostos, 0,5%, dos contribuintes. (Correio da Manhã)





>
2,5 milhões de famílias vão pagar mais impostos até 2016

>
Ruptura entre Rangel e Aguiar

>
Passos beneficiado com confronto entre Paulo Rangel e Aguiar-Branco

>
Alberto João Jardim fala de uma aliança com José Sócrates

>
500 advogados estrangeiros exercem em Portugal

>
Mais de 80 hipermercados voltam a abrir ao domingo

>
TAP enfrenta pior greve dos últimos 12 anos

>
Temporada de luxo quase triplica negócios com acções do Benfica