segunda-feira, outubro 04, 2010

O GOVERNO DEVIA TER VERGONHA QUANDO ESCOLHE A VENEZUELA

> O governo português vai de mal a pior. Lamentável é a opção de que o parceiro preferido para o "progresso" seja o pior do mundo.

Portugal está na 24.ª posição da lista dos melhores países para fazer negócios. Uma queda de cinco posições no ranking elaborado pela revista Forbes, que analisa 128 países. A lista é liderada pela Dinamarca, e no pódio estão ainda Hong Kong e a Nova Zelândia.
O estudo analisa 11 indicadores, como carga fiscal, performance do mercado, liberdade individual, corrupção, tecnologia, inovação, protecção aos investidores, direitos de propriedade e liberdade comercial e monetária, entre outros.
Portugal surge em 1.º lugar em liberdade individual e obtém também boa classificação em liberdade monetária e comercial (11.ª e 12.ª, respectivamente). Nos direitos de propriedade fica na 23.ª posição, em tecnologia na 30.ª e na protecção aos investidores e corrupção na 31ª. No burocracia, aparecemos no 43.º lugar e na carga fiscal em 57.º. A pior classificação refere-se à performance de mercado - 69.ª posição.
No top 10 estão ainda o Canadá, Singapura, Irlanda, Suécia, Noruega, Estados Unidos e Reino Unido. Os EUA caem do 2.º para o 9.º lugar, enquanto Hong Kong faz o caminho inverso. O Reino Unido cai da 6.º para a 10.º posição.
O pior país para fazer negócio é a Venezuela, antecedido imediatamente por Zimbabwe e Chade.

Sem comentários: