quinta-feira, setembro 30, 2010

JOAQUIM VIEIRA COM NOVO LIVRO

> O meu amigo e colega Joaquim Vieira é um profissional de excelência. A sua dedicação por obras literárias que traduzem o desconhecido da nossa história recente é uma mais-valia para o panorama livreiro.
Se, como diz o velho aforismo, o jornalismo é o primeiro rascunho da História, o novo livro "República em Portugal!", que Joaquim Vieira elaborou com o seu amigo suíço Reto Monico, um professor de História, e que agora surge nas livrarias, reconstitui o primeiro rascunho do acontecimento histórico que foi o 5 de Outubro, tal como à época o traçou a imprensa estrangeira. 
Às sucessivas manchetes dos primeiros dias, sobre um acontecimento global que tinha lugar num país ignorado, sucederam-se comentários em torrente, relatos de testemunhas e enviados especiais, reconstituições gráficas e inúmeras caricaturas alusivas à nova situação portuguesa, de que agora se dá conta. Os autores onsultaram 300 jornais e revistas de 20 países em quase três dezenas de bibliotecas e arquivos. A matéria é quase toda ela inédita em Portugal. Vale a pena ler. Parabéns, Quim!

Sem comentários: