terça-feira, março 23, 2010

ATÉ QUE ENFIM


> Até que enfim que temos alguém a querer que Portugal passe a ter condutores de automóveis com o mínimo de preparação para o efeito. Os candidatos a condutores só vão poder realizar o exame de condução se tiverem percorrido mil quilómetros, indica a proposta do novo regime jurídico do ensino da condução.
Esperemos que a proposta seja aprovada e que os candidatos a "aceleras" passem a ter prática de condução antes de ter a licença adequada para o efeito, o que actualmente não acontece.

5 comentários:

Gelamonite disse...

Caro João,

Ínfelizmente não me parece que a diferença venha a ser significativa, senão vejamos: as escolas tem no curriculum 23 aulas de condução, o que para fazer os 1000km dará qualquer coisa como 43,5km, parece-me que já se pratica, na maior parte dos casos estes valores.
O que era importante, era os condutores terem aulas de condução defensiva e experimentarem num circuito situações extremas, para perceberem o perigo da máquina que conduzem.

Abraço

a.marques disse...

E educação civica carago! Todo o conjunto de aptidões técnicas e de desenvoltura ficam feridas de morte se não lhes estiver associado um comportamento exigentemente civilizado. Retirem em cada televisão 1/2 dúzia de minutos diários á febre mórbida dos futebóis e mostrem como se faz nas coisas simples do dia a dia. E porque não um concurso televisivo pra sensibilização e interiorização de todas as regras? Iamos ficar espantados por exemplo com a quantidade de encartados que não sabem observar a regra da prioridade. E até com autoridades que não distinguem a diferença entre excesso de velocidade e velocidade excessiva. Há quem diga que também não valerá muito a pena a preocupação com a quantidade de alcool no sangue enquanto os portugueses conduzirem como bêbados. E ainda que as tutelas tratem de instruir os agentes fiscalizadores mais para a prevenção de que para a caça á multa. Surdos?

a.marques disse...

E INCUTIR NA CONSCIÊNCIA GERAL QUE SOMOS APENAS DONOS DO CARRO E NÃO DONOS DA ESTRADA. Dizem velhos instrutores que a Nossa Senhora não ensina a guiar e eles não fazem milagres.

joãoeduardoseverino disse...

Estou de acordo com vocês. Apenas dizer a Gelamonite que ainda há pouco tempo um familiar meu teve as lições todos que a escola de condução ministrou e não praticou nem 500 kms. Passou no exame e mal sabe guiar. Ir para a auto-estrada nem pensar.
Abraço

donatien alphonse françois disse...

Aprendem na escola,carago.
Nas aulas de Formação Cívica ou Estudo Acompanhado,pois então.