terça-feira, fevereiro 23, 2010

DICA

> Como devem saber está a decorrer em todo o mundo uma recolha de veículos de algumas marcas como a Toyota, Peugeot e Citroen. Alguns modelos de automóveis apareceram com um defeito de fabrico que se traduz essencialmente na prisão do acelerador. Um defeito que é muito perigoso para a condução e poderá originar acidentes muito graves, no caso de o veículo rolar a uma velocidade superior a 60km/h.
Os responsáveis das marcas já recolheram milhares de carros e camiões, decorrendo agora nos Estados Unidos a recolha de milhares de veículos ligeiros e pesados da Toyota. A este propósito, um amigo meu indagou-me se no caso do acelerador prender durante a viagem não há nada a fazer. Efectivamente, a situação poderá criar o pânico ao condutor/a, mas eu quero dar-vos uma dica sobre este problema.
No caso de sentirem o acelerador prender, desligam imediatamente a ignição do carro mas, não completamente. Não retirem a chave da ignição e deixem a chave na posição em que se pode ver as luzes vermelhas acesas no tabliê, para que a direcção do carro possa continuar solta. Se rodarem completamente a chave para a esquerda, a direcção do carro fica presa e o acidente é inevitável. Calma e boa viagem.

2 comentários:

TOZE Canaveira disse...

Esse procedimento não será perigoso??
Poderá resultar com algumas pessoas, mas a maior parte, rodará por completo a chave.
Não será melhor, embraiar, desengatar e travar progressivamente?
Convém frisar que em algumas situações, a paragem repentina do motor, com a caixa de velocidades engrenada, pode ser bastante perigosa, mais que fazer uma curva em "roda livre".
Não concorda?

joão eduardo disse...

Concordo, Toze, mas a minha dica é dirigida especialmente para os condutores com pouca experiência e que sintam que entrariam logo em pânico sem saber o que fazer.