quarta-feira, fevereiro 24, 2010

CARMINDICES


Carmindo Mascarenhas Bordalo*




SÓCRATES: A CAUSA DAS COISAS


> Henrique Monteiro, director do EXPRESSO, testemunhou que José Sócrates o pressionou para não ser publicada uma notícia desfavorável sobre a sua licenciatura.
Do que me recordo, a única notícia importante transmitida pelo EXPRESSO sobre a pseudo-licenciatura de Sócrates foi a de que o diploma do 1º Ministro atestava que o grau fora obtido ao Domingo - algo evidentemente falso e que mais adensava as graves e já conhecidas ilegalidades na concessão da licenciatura.
Essa foi, até ao processo "Face Oculta", a mais bombástica notícia a arrasar a credibilidade de Sócrates, mostrando que o seu curriculum vitae é um embuste.
A imagem de homem rigoroso e sobranceiro, que cultivava desde a ascensão à liderança do PS, caiu para sempre.
O apologista dos sacrifícios e do rigor para os outros não aplicava a si próprio a mesma exigência, vivendo uma vida pública de fachada. Ao contrário do que apregoava, não era engenheiro, não era pós-graduado em engenharia sanitária: nem um diploma válido de licenciatura tinha!
Segundo informação de que disponho, Sócrates ponderou demitir-se face à vergonha. E só não o fez porque os interesses que o promoveram ao poder acharam que era melhor que tal não acontecesse.
Atendendo ao facto de que também a tentativa de neutralização da TVI teve origem nas notícias que o envolviam no caso Freeport, conclui-se que Sócrates tem como estratégia de manutenção no poder a coacção da comunicação social para que a verdade sobre si não se saiba.
Para poder ter uma vida pública, Sócrates esconde a sua verdadeira vida (que, atenção, não se confunde com vida íntima). Tem de camuflar o seu passado, as suas habilitações, as suas conversas, até os seus amigos.
Licenciatura, Cova da Beira, Freeport, Face Oculta. É isto que Sócrates tem como curriculum. É isto que o leva a viver uma vida dipla dupla que quer esconder. E não olha a meios para o fazer.


*Professor Catedrático Jubilado, cronista residente

Sem comentários: