domingo, fevereiro 21, 2010

ATAQUE O CHOCOLATE


> Um pouco de chocolate todas as semanas pode ser uma forma de ajudar a combater o risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Será também uma forma de acelerar a recuperação de pacientes que sofreram uma isquemia cerebral. A descoberta terá sido feita por pesquisadores canadianos e deverá ser apresentada em Abril no encontro anual da Academia Americana de Neurologia.
A notícia, divulgada no site do jornal brasileiro "O Globo", refere que, para chegarem a esta conclusão, os pesquisadores avaliaram os resultados de três grandes estudos que se debruçavam sobre os benefícios do consumo de chocolate para a saúde. A primeira pesquisa acompanhou 44.489 pessoas e mostrou que o consumo de uma porção de chocolate semanal reduzia o risco de AVC's em 22%. Outra análise, tendo em conta 1.169 participantes, revelou que o consumo de 50 gramas de chocolate uma vez por semana diminuía o risco de acidentes vasculares cerebrais em 46%. O terceiro estudo não demonstrava qualquer impacto do consumo de chocolate na saúde dos pacientes.
Uma das coordenadoras da investigação canadiana, Sarah Sahib, da McMaster University, citada pelo "O Globo", afirma que o principal benefício do chocolate está na quantidade de flavanóides um antioxidante, com um efeito protector sobre as artérias. Por isso, o ideal será dar preferência ao consumo de chocolates com mais de 70% de cacau na sua composição, pois serão estes que apresentarão maior quantidade desta substância.

2 comentários:

a.marques disse...

O malandro do Ambrózio disse á senhora patroa que aquele ardôr era do chocolate.

Isabel Magalhães disse...

Quanto mais escuro melhor é o chocolate.

A variedade branca é a menos interessante pois nem se trata mesmo de chocolate mas sim da gordura nele existente.

(Assumidamente chocoaddicted!) ;)