quinta-feira, janeiro 14, 2010

MAIS UMA ALDRABICE

> O governo socratino anunciou que agora irá apoiar os desempregados de longa duração. Balelas. Mais uma aldrabice com todo o descaramento incluída na propaganda nacional. O apoio anunciado será através de estágios subsidiados em empresas dispostas para o efeito. Mas, qual é a empresa que está disposta a dar estágio a um desempregado de 55, 60, 62, 64 anos de idade? E os desempregados com essa idade vão agora fazer estágios de quê?
Para quando um subsídio para os desempregados que nunca auferiram de qualquer apoio e que vivem no limiar da pobreza?
Os aldrabões que nos governam metem nojo com tanta aldrabice, falsa política social e demagogia.

1 comentário:

João disse...

Completamente de acordo! Até que enfim que alguém põe o dedo na ferida!
Toda a gente sabe que as empresas não estão para contratar pessoas com mais de 45 anos. São velhas, têm vícios, dizem. A experiência, o conhecimento, o saber, o saber fazer, a capacidade de fazer fazer, pelos vistos não lhes interessa.
As empresas também não estão para contratar pessoas que são desempregadas, sobretudo se forem de longa duração. E menos ainda se forem qualificadas: gestores, técnicos, etc. Estão demasiado distantes da realidade do trabalhar quotidianamente, estão enferrujadas, dizem. As ganas que estas pessoas têm de agarrar uma oportunidade com unhas e dentes, a vontade de darem tudo o que têm, e que não têm, pelos vistos não lhes interessa.
Estes "velhos" que são desempregados de longa duração (mas para se reformarem já não são suficientemente velhos ...) descontaram uma vida inteira para a Segurança Social para poderem ter uma rede em caso de necessidade, e quando precisam não a têm.
Sim, sim, quem não recebe subsídio de desemprego só tinha que passar a receber! De que é que as pessoas vivem? Como é que comem? Comem com os subsídios e as isenções que o Estado dá às empresas? Que, ainda por cima, não vão resultar em nada que lhes resolva o problema?
E mais... A lei continua a permitir que haja discriminação etária na contratação! Se a lei não permite discriminação por sexo, religião, etc. porque a permite por idade? No Reino Unido e noutros países não é permitido, e quem a pratica sofre pesadas multas...
Moral da história: É isto o Estado Social? O Modelo Social Europeu? Ná. Todas estas medidas são uma mão cheia de nada... É completo bullshit...