segunda-feira, agosto 31, 2009

TGVAI-SE

> O Governo socretino voltou a esbanjar os nossos dinheiros com propaganda editada em tempo eleitoral. Hoje, em dois jornais foi introduzido uma brochura de propaganda ao TGV.
A propósito de TGV, não se entende como é possível o Governo estar a avançar com o TGV quando o PSD anunciou que, caso ganhe as eleições, suspenderá o projecto.

POSTAL DEDICADO AO JOÃO CARVALHO*

> "Esta é uma relação estruturante da identidade política de Timor-Leste e é muito grato para nós ver, dez anos depois, o princípio de um Estado democrático e não de um Estado falhado como alguns disseram há alguns tempos atrás"

Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros

Relação estruturante - Estruturou o quê?

Identidade política - Qual identidade? Pró-australiana? Pró-China? Pró-Indonésia? Pró-Portugal? Pró-Brasil? Pró-Moçambique? Pró-Angola?

Para nós ver - Terá a 4ª classe?

O princípio - Passados 10 anos é que é o princípio?

Alguns - A acusar quem?

Há alguns tempos atrás - E à frente?


*Especialista da língua portuguesa

PAU(PÉRRIMO)


André Sousa Pereira*



>
Vi o Presidente da República na praia.
Vi o primeiro-ministro na praia.
Vi um ministro na praia.
Vi um secretário de Estado na praia.
Vi um chefe do Governo Regional na praia.
Vi um juiz na praia.
Vi um procurador na praia.
Vi um presidente de Câmara na praia.
Vi muitos deputados na praia.
A crise não invadiu a orla marítima...

*Cronista residente

EMIGRANTES ENVIARAM MENOS DINHEIRO

> O primeiro semestre de 2009 foi, pelo menos, o pior dos últimos 14 anos. As remessas de dinheiro que os emigrantes enviam para Portugal caiu cerca de 300 milhões de euros, face aos valores habituais antes de a crise tomar conta do quotidiano de toda a gente.

Segundo os dados do Banco de Portugal, que o 'i' cita, as poupanças enviadas por portugueses a viver no exterior caíram 8 por cento e são agora de cerca de mil milhões de euros – 5,5 milhões de euros diários, sublinha o jornal.

A crise é apontada como um dos principais factores para a contracção. Mas os especialistas têm outras explicações na manga: a entrada em vigor da directiva da poupança e o facto de Portugal ter vindo a perder força como país de emigração.

CANTINHO DO POEMA










liliana fernandes




Dizem que escrevo bem! Talvez…

Mas o que é escrever bem? Conjugar o sujeito com o verbo?

Se assim for, só aprendi a escrever depois que te conheci.

Tu és o meu sujeito e eu o teu verbo.

Ensinaste-me o “bê-á-bá”, a pegar na caneta…

O que fazer com um papel em branco…

E por mais que brinque com as letras

E que queira (re)descobrir outros sujeitos

Encalho sempre na tua caligrafia.

Se escrevo bem, é porque conheço bem a intriga.

Tu és o título do meu poema;

O tema da minha prosa.

É tão fácil escrever-te…



TENDÊNCIA DE VOTO - ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

> Os nossos amigos que trabalham em empresas de sondagens enviaram-nos o último resultado de uma sondagem realizada no país.

PSD - 35,8%
PS - 30,4%
CDU - 10,6%
BE - 8,9%
CDS - 7,7%

VACA TIMORENSE

> A vaca timorense não deita leite, mas petróleo. Tem 4 tetas onde mamam a Austrália, Estados Unidos da América, Indonésia e Portugal. A este mamanço é que chamam independência...

BOCAS NA RUA

Alentejo

- É pá, passei pelo Alentejo e aquilo está uma desgraça!

- Então?

- Com este governo do Sócrates a agricultura está toda na falência... aquelas herdades estão todas abandonadas... e o que mais me choca é que na Espanha os campos estão uma maravilha.

VIRAR DE PÁGINA

Blogues Arcádia

SEGUIDORES

> Um abraço de boas vindas aos novos seguidores do nosso blogue, que são eles Nuno Miguel, Manuel Marques, Maira Flores e Tiago Rodrigues.

REAL POLITIK

> José Sócrates continua a fazer promessas...

PÁGINA 3


Patrícia Andrade

- Estou farta de ser bibelot...

COM UM POLÍTICO É OUTRA COISA

> A Mota-Engil contratou o dirigente do Partido Socialista Jorge Coelho para seu director executivo, presidente, chairman, patrão ou qualquer coisa do género. O importante é que o político da área da governação já está a dar lucro.
O volume de negócios do maior grupo de construção português cresceu 14 por cento no primeiro semestre deste ano, atingindo os 957 milhões de euros. O resultado líquido da empresa foi de 14,3 milhões de euros, no primeiro semestre do ano, excluindo o resultado não recorrente da Martifer.

Em economia passou a chamar-se a esta tese "coelho da cartola"...

ECONOMIA N' OUTROS JORNAIS

Diário Económico

  • Novas regras obrigam bancos a pagarem mais impostos

Alterações aprovadas pelo Governo fazem subir taxa de IRC efectivamente paga pelos bancos.

  • "Paz com professores vai sair muito cara ao País"

Maria de Lurdes Rodrigues diz que a oposição erra ao tentar "comprar a paz com os professores".

  • Caixa vende acções do BCP e fica com 2,5% do capital

CGD vendeu 60 milhões de acções para reduzir a exposição ao Millennium bcp.

Público

  • Estoril-Sol prepara despedimentos e corte de despesas

A empresa afirma que, face à crise e quebra de receitas, vai avançar com uma redução de custos de 7,5 milhões de euros, com impactos no Casino do Estoril.

  • Prestações da casa voltam a descer nos empréstimos com revisão em Setembro

Euribor continuaram a descer em Agosto. Apesar de estarem em mínimos, os juros ainda poderão descer um pouco mais

Diário de Notícias

  • Número de estrangeiros a receber subsídio cresce 64%

Os beneficiários da prestação de desemprego aumentaram quase 40% no último ano. Uma fatia de 6,5% é já de cidadãos estrangeiros, sobretudo dos PALOP, Brasil e Europa de Leste. Mesmo assim, há 160 mil desempregados que não recebem qualquer subsídio.

  • O Uva que produz vinho e já ganhou 74 prémios

Nas terras quentes do Baixo Alentejo, Henrique Uva, cunhado de José Manuel Durão Barroso, o presidente da Comissão Europeia, produz 800 mil garrafas de vinho que tem conquestado reconhecimento nacional e internacional. O segredo está na escolha certa das castas.

Jornal de Negócios

  • Promessas fiscais do PSD são mais generosas para as empresas

O PSD é mais generoso que o PS no compromisso de redução de impostos para as emmpresas. Os fiscalistas alertam para as consequências nas contas públicas, que o programa laranja não contabiliza.

DÓI MUITO

> É muito difícil a um português desempregado e que nunca recebeu qualquer subsídio ler no jornal que o número de estrangeiros com subsídio de desemprego aumentou 64 por cento. Dói muito...

FUTEBOL ABSURDO

> O melhor avançado português a disputar a Liga, de nome Varela, joga no FC Porto. Faz algo de maravilhoso em futebol prático, tem visão de jogo, tem colocação no terreno, coloca o esférico onde quer e marca golos de se gritar carago!
Mas o assistente de treinador Queiroz convoca para a selecção um brasileiro naturalizado à pressa que se encontra em baixa de forma...

domingo, agosto 30, 2009

É DOS CASADOS QUE ELAS GOSTAM MAIS

> Entre centenas de estudos científicos perfeitamente entediantes sobre focas, o fim dos combustíveis fósseis ou se Plutão 'merecia' ou não continuar a ser um planeta, por vezes salta cá para fora um paper que quase revoluciona algumas percepções que já tínhamos sobre o nosso mundinho pessoal.

Poucas vezes a Academia consegue ter esse impacto no quotidiano, mas a investigação da Universidade de Oklahoma sobre mate poaching tem, acima de tudo, efeitos retroactivos na vida de muito homem que caiu na desgraça da pós-separação e nunca percebeu porque é que a vida de solteiro não é um harém eterno.

Conclui a investigação: as mulheres solteiras têm mais tendência a 'perseguir' homens já comprometidos do que ir atrás de solteirões. Há muito que se suspeitava desta evidência agora a ulular, mas as interpretações ao longo dos tempos têm variado com a posição da mulher na sociedade. O homem, esse tem sido sempre o falso galã, pois só agora se começa a perceber até que ponto ele é apenas um elemento com ou sem carga simbólica na relação com outras mulheres. Ele vale aquilo que as outras dão por ele, não o que ele pensa que vale.

Nas últimas décadas, na ascensão para uma posição dominante em varridos sectores da sociedade (tal como a investigação científica em relações amorosas!), com o mesmo modus operandi, essa atitude da mulher passou de "pega ladra de maridos" a "cabra glamourosa dominadora". Ora, esta nuance semântica não é desprezível. Já não é "a amante submissa que quer ser a número uno", mas a bitch de Manolo Blahnik, senhora de seu nariz, que está no jogo de roubar o 'gajo' à melhor amiga.

Enfim... um bocejo... o assunto já tem muita crónica e muito livreco apenso - aliás, existe nas livrarias toda uma secção dedicada ao género "Descubra a Cabra Secreta Que Há em Si" (Elizabeth Hilts, Bizâncio). Desde aquela teoria em que as mulheres seleccionam os machos pela qualidade e os homens têm pulsão cega quantitativa de espalhar a sementinha sem critério e com o arrependimento da manhã seguinte que a bio-sociologia parece dar à mulher o papel gourmet na evolução.

Mas é no mundo dos homens que se resolve um grande mistério com esta investigação.

Tirando os melgas abandonados e os cornuti em prantos que rapidamente são ostracizados, os homens pouco falam de relações. É sabido. Mas um dos poucos lamentos (verdadeiros) que trocam há décadas sem resposta plausível era este: "Quando estava com a minha miúda, elas não me largavam... parecia que tinha mel... era impressionante! Agora estou solteiro e nada... não me ligam peva... as mulheres só olham para um tipo para se lixarem umas às outras."

É assim crucial que se retirem ilações deste estudo do ponto de vista da sobrevivência da dignidade masculina. O que importa reter é que se voltar para o mercado sem antes ter acautelado o presente vai ter uma grande surpresa. Ai, vai ter vai. Foram anos a repetir aquela bazófia imbecil "ai se eu não fosse casado..." e depois quando finalmente está 'livre' elas desaparecem, esfumam-se de um momento para o outro, as mesmas que ainda ontem deitavam olhares dengosos dão-lhe agora sobrancelha em arco. O que provoca um choque da realidade, e por vezes tem o condão de fazer muito homem voltar com o rabinho entre as pernas para de onde saiu e - ironia - já ter à sua espera o x para assinar o cheque da pensão de alimentos antes de regressar para o hotel.

Mas a Ciência não pára e o que interessa é perceber como é que ela nos pode ajudar a ser felizes. Ainda esta semana o Presidente da República vetou a lei da união de facto. Não terá sido por acaso. O casamento é um 'teste de qualidade' que um homem tem que passar... Há, pois, que perceber os sinais. Já sabe: mesmo que não seja casado. Mesmo que esteja só desde sempre. Mesmo que seja um solteirão empedernido, se quer ter algumas hipóteses na sua noitada, não se esqueça de colocar uma aliança no dedo. E boa sorte.

Luís Pedro Nunes, in 'Expresso'

ASSIM SE COMEMORA A LIBERTAÇÃO

Timor-Leste Estado mais que falhado

> Três camiões cheios de polícias timorenses apareceram hoje num parque de Díli para acabar com uma conferência de imprensa em que activistas pediam "fim à impunidade", relata o enviado do jornal australiano "The Age".
Os activistas pediam em cartazes que as Nações Unidas interviessem para acabar com a impunidade em Timor-Leste, tendo três deles sido levados do local pela polícia, segundo contou ao repórter Jefferson Lee, um activista ido de Sydney.
Pouco antes deste incidente, o Presidente José Ramos Horta defendera "que o passado seja deixado para trás" e que não haja qualquer Tribunal Internacional para julgar os crimes cometidos durante os 24 anos de ocupação indonésia, incluindo por altura do referendo de há 10 anos, sob o desejo dos timorenses serem independentes.
"Discordo da asserção simplista de que a ausência de justiça prossecutória alimenta a impunidade e a violência", disse o Chefe de Estado, que para além de uma série de outros exemplos perguntou se "houve um Tribunal Internacional para julgar o regime de Salazar por 50 anos de abusos e pelas guerras coloniais em África".


CUIDADO COM ELAS

Prostitutas Roubam e drogam clientes

> Os anúncios nos jornais eram a porta de entrada da dupla para a vida de muitos homens solitários. Que depois eram dopados e roubados. Ambas estão em prisão preventiva. Há pelo menos 15 queixas.

Tudo parecia correr às mil maravilhas: o anúncio tivera respostas e o primeiro encontro com a mulher estava marcado. Mas, ao contrário da promessa de sexo, os homens eram drogados e roubados. O modo de actuar de Ana e Lina, duas mulheres de Celorico de Basto, Braga, durou até à passada quinta-feira. Ambas foram detidas pela GNR de Faro e encontram-se em prisão preventiva.

Em declarações ao 'DN', o major Calado, porta-voz do comando da GNR de Faro, adiantou que há, pelo menos, 15 queixas contra a dupla de mulheres de Celorico de Basto. "A investigação da GNR começou com uma em São Brás de Alportel e depois fomos recolhendo informação, juntando todas as queixas de que tínhamos conhecimento", declarou ainda aquele responsável da GNR. Os alvos de Lina e Ana eram, preferencialmente, homens com mais de 40 anos.

Nos primeiros encontros, ambas procuravam ganhar a confiança das vítimas e, num momento de distracção destas, colocavam na sua comida ou bebida uma substância dopante. Depois, era roubar tudo o que estava à mão.

Em declarações ao 'Correio da Manhã' de ontem, Vítor Vieira, uma das vítimas, descreveu o seu caso: "Comprámos uma garrafa de vinho e fomos para o Parque de Campismo de Cascais, onde se podem alugar casas. Bebi o vinho e só acordei no dia seguinte às 15.00." Resultado: ficou sem dois telemóveis e um cartão de crédito, posteriormente utilizado por Ana e Lina para fazerem compras num valor superior a quatro mil euros.

Depois da decisão do juiz de instrução do Tribunal de Faro, que as colocou em prisão preventiva, Ana e Lina foram encaminhadas para a prisão de Odemira.

Já em Fevereiro deste ano, a PSP detectou um caso com contornos semelhantes. Uma prostituta é suspeita de ter drogado e roubado vários clientes, assim como de ter burlado um hotel e um taxista. Três clientes da mulher foram, aliás, internados de urgência no Hospital de Viseu com amnésia.

Segundo as autoridades, a acção de Paula estendia-se por todo o País. Em Évora é suspeita de deixar uma conta de 400 euros por pagar num hotel. Em Santarém, a mulher tem dois processos em tribunal. E há também casos reportados em Setúbal, Faro, Vila Franca de Xira e Pombal.

Carlos Rodrigues Lima, in 'DN'

MÁQUINA PODEROSA

PSD Acusações da líder "laranja" ao governante "rosa"

>
Manuela Ferreira Leite denunciou hoje que a actual legislatura transformou o Estado numa “máquina ao serviço do poder e dos que o ocupam”, no seu discurso que encerrou a Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide. A líder social-democrata acusou ainda o Governo de ter desperdiçado condições “extraordinárias” para governar. Leia +

FERRARI VENCE PRIMEIRA CORRIDA ESTE ANO

> Dia de 'Prémieres' em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Kimi Raikkonen e a Ferrari alcançaram a primeira vitória do ano. Giancarlo Fisichella e a Force-India foram segundos, pontuando pela primeira vez na história da equipa, e logo com o lugar intermédio do pódio. Jenson Button abandonou pela primeira vez este ano, em consequência de um acidente. Sébastian Vettel foi terceiro, e foi o único que reduziu claramente a margem para Button, no campeonato. Mais informação dentro de momentos.
Vitória de Raikkonen e da Ferrari, Fisichella segundo -

Classificação


1. Raikkonen Ferrari 1h23:50.995s
2. Fisichella Force India-Mercedes a 0.939s
3. Vettel Red Bull-Renault a 3.875s
4. Kubica BMW Sauber a 9.966s
5. Heidfeld BMW Sauber a 11.276s
6. Kovalainen McLaren-Mercedes a 32.763s
7. Barrichello Brawn-Mercedes a 35.461s
8. Rosberg Williams-Toyota a 36.208s
9. Webber Red Bull-Renault a 36.959s
10. Glock Toyota a 41.490s
11. Sutil Force India-Mercedes a 42.636s
12. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 46.106s
13. Nakajima Williams-Toyota a 54.241s
14. Badoer Ferrari a 1m38.177s


Volta mais rápida: Vettel, 1:47.263


Abandonos:


Alonso Renault 27ª volta
Trulli Toyota 22ª volta
Button Brawn-Mercedes 1ª volta
Grosjean Renault 1ª volta
Hamilton McLaren-Mercedes 1ª volta
Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1ª volta



Campeonatos


Pilotos
1. Button 72
2. Barrichello 56
3. Vettel 53
4. Webber 51.5
5. Raikkonen 34
6. Rosberg 30.5
7. Hamilton 27
8. Trulli 22.5
9. Massa 22
10. Kovalainen 17
11. Glock 16
12. Alonso 16
13. Heidfeld 10
14. Kubica 8
15. Fisichella 8
16. Buemi 3
17. Bourdais 2


Construtores

1. Brawn-Mercedes 128
2. Red Bull-Renault 104.5
3. Ferrari 56
4. McLaren-Mercedes 44
5. Toyota 38.5
6. Williams-Toyota 30.5
7. BMW Sauber 18
8. Renault 16
9. Force India-Mercedes 8
10. Toro Rosso-Ferrari 5

In Autosport

sábado, agosto 29, 2009

PÁGINA DE HUMOR




SEM FEIJÕES NÃO HÁ FEIJOADA

Sporting Paulo Bento diz que não há dinheiro

> O técnico do Sporting confirmou que a saída do médio brasileiro Fábio Rochemback para o Grémio de Porto Alegre, do Brasil, está apenas dependente dos exames médicos e admitiu que o Sporting quer reforçar o plantel, mas não com um jogador para a mesma posição.
“O Sporting, mesmo sem esta saída, continuava a querer reforçar o plantel. Até segunda-feira tudo está em aberto. Nunca foi nossa intenção ir à procura de um jogador para a posição do Rochemback. Procuramos um jogador para jogar nos dois lados do nosso sistema táctico principal”, disse. No entanto, o técnico assumiu que o clube “tem dificuldades para chegar ao mercado” e considerou que “o problema do Sporting não é só um problema de orçamento”, é também “um problema de investimento”.
Paulo Bento afirmou que “o Sporting não tem dinheiro para competir ao mesmo nível dos outros dois candidatos ao título”, FC Porto e Benfica, acrescentando: “Mesmo não tendo dinheiro para lutar com as mesmas armas, ainda tem a pressão de nos ‘play-off’ da Liga dos Campeões ganhar para arranjar dinheiro”.

INGRATIDÃO TIMORIZADA








>
30 de Agosto de 1999, o mundo apoiou a libertação de Timor-Leste. Os interesses económicos dos norte-americanos e australianos sobrepuseram-se a tudo o mais. Há dez anos, o povo timorense teve a esperança de dias melhores. As promessas de uma libertação e independência condignas e em benefício dos habitantes do território ainda estão por cumprir.
Um punhado de amigos de Timor-Leste tudo fizeram para que os dirigentes timorenses tivessem a felicidade sonhada. Debalde.
Acima de tudo, esse punhado de mulheres e homens que sempre estiveram ao longo de mais de duas décadas a ajudar ao "milagre" foram postos de parte tal como se atira um escarro à parede. Que fiquem com o escarro.

© jes

PÁGINA 3


Sibele Cardoso

- Ai, como engordei nestas férias...

O MEXILHÃO

Freeport Carlos Guerra paga as favas

> Todo o processo que levou, em 2002, à alteração da Zona de Protecção do Estuário do Tejo (ZPE) vai estar no centro do despacho final do Ministério Público. Terá sido com esta alteração, considerada ilícita, que foi possível a construção do 'outlet'.

A alteração, em 2002, à Zona de Protecção do Estuário do Tejo (ZPE) é o ponto de partida da acusação do Ministério Público no caso Freeport. Segundo informações recolhidas pelo DN, os procuradores consideram que aquela mudança foi um acto ilícito que veio a possibilitar a construção do Freeport em Alcochete.

Tal como o DN adiantou ontem, a investigação ao caso está praticamente concluída, sendo que, até agora, não foram recolhidos elementos que indiciem o envolvimento do primeiro-ministro, José Sócrates, em práticas ilegais. Os procuradores Vítor Magalhães e Paes de Faria concentram as atenções no actual grupo de arguidos, considerando-os como os principais responsáveis em todo o processo de licenciamento do caso Freeport. À cabeça estará Carlos Guerra, antigo presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), o organismo que, aliás, tomou a iniciativa de, em 2001, propor a alteração dos limites da ZPE. Carlos Guerra, segundo informações já vinda as público, está indiciado pelo crime de corrupção passiva para acto ilícito. Isto porque, já em 2004, Carlos Guerra foi trabalhar para Manuel Pedro, um dos arguidos do processo e antigo sócio da empresa Smith&Pedro, recebendo um adiantamento de 75 mil euros. Terá sido esta a contrapartida? "Trabalhar para alguém não é crime", disse ao DN fonte próxima de Manuel Pedro. Nesta linha "encaixa" ainda José Manuel Marques, antigo quadro do ICN e da Câmara de Alcochete: este técnico conseguiu uma avença de mil euros/mês com o Freeport, estando indiciado no processo judicial por corrupção passiva. "Ele estava autorizado a trabalhar para a Freeport", sublinhou a mesma fonte.

Mas Carlos Guerra poderá incorrer ainda (ou apenas, caso as suspeiats de corrupção não estejam sustentadas) num crime de abuso de poder, tal como vem enunciado no artigo 382 do Código Penal: "O funcionário que(...) abusar de poderes ou violar deveres inerentes às suas funções, com intenção de obter, para si ou para terceiro, benefício ilegítimo ou causar prejuízo a outra pessoa, é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal".

Seja como for, a discussão jurídica à volta do acto lícito ou ilícito vai dominar as próximas fases do processo: o DN sabe que as defesas dos seis arguidos têm recolhido junto de especialistas em Direito Administrativo pareceres jurídicos sobre as decisões da administração pública tomadas, entre finais de 2001 e nos primeiros meses de 2002, sobre o projecto Freeport. A decisão final dos tribunais sobre esta matéria pode ter um efeito central no processo: se se considerar que os actos praticados foram lícitos, então os crimes alegadamente praticados estão prescritos.

O despacho final do Ministério Público não será conhecido antes das próximas eleições legislativas, marcadas para o dia 27 de Setembro.

Carlos Rodrigues Lima, in 'DN'

EM LIBERDADE

> Suspeito, de 45 anos, seduziu a menor pela Internet e marcou encontro em hotel. Abusou sexualmente e registou imagens-vídeo e fotográficas.

Ela tem apenas 13 anos e vive no Algarve. Ele já passou os 45 anos de idade e reside na zona Centro do País. Conheceram-se num chat (sala de conversação) da internet e acabaram num quarto de hotel algarvio, onde a menor foi abusada, fotografada e filmada nua. A Polícia Judiciária (PJ) concluiu agora o inquérito, remetido para o Ministério Público com proposta de acusação para o predador sexual pelo crime de abuso sexual de criança.

A investigação foi conduzida pela Directoria do Sul da PJ. Em comunicado, a força policial relata que o suspeito, de 45 anos, residente numa cidade do centro , e a vítima, uma rapariga de 13 anos moradora no Algarve, ter-se-ão conhecido numa "sala de conversa" na internet. A confiança da menina foi conquistada pelo adulto com facilidade.

"A partir daí, o suspeito prometendo vida em comum e oferecendo-lhe prendas, convenceu a menor a encontrar-se com ele num hotel do Algarve", informa a PJ

Nessa unidade hoteleira, o homem manteve relações sexuais com a menor, mas não se ficou por aí. Convenceu a rapariga a deixar-se filmar e fotografar nua.

Com a denúncia a chegar à PJ, a investigação conseguiu chegar ao suspeito. Foi então apreendido diverso material informático contendo gravações de cenas sexuais, podendo, acrescenta a PJ, "o filme e as fotografias da menor, terem sido difundidas posteriormente como pornografia infantil.

O indivíduo aguarda julgamento em liberdade, sob medida de coacção não revelada.

VIRAR DE PÁGINA

Blogues Delito de Opinião

OASIS SEM ÁGUA


> O principal compositor e guitarrista dos Oasis, Noel Gallagher, vai abandonar o grupo britânico devido à má relação que mantém com o irmão, o vocalista da banda, Liam Gallagher, anunciou sexta-feira o músico.

"É com alguma tristeza e grande alívio que anuncio que deixo os Oasis esta noite", pode ler-se numa nota escrita por Noel Gallagher no site oficial da banda.

"As pessoas escreverão e dirão o que quiserem, mas simplesmente não posso continuar a trabalhar com o Liam nem mais um dia", acrescenta o músico.

Gallagher, que devia ter actuado sexta-feira com a banda num festival de música em Paris, cancelou o concerto no último minuto devido a uma briga com o irmão Liam, informaram os organizadores do evento.

Segundo Fontes da organização do festival Rock en Seine, o grupo "já não existe" depois desta briga, embora a informação não tenha sido confirmada pela banda.

Na mesma mensagem, Noel Gallagher pediu desculpas a todos os fãs que tenham comprado bilhetes para os concertos que restavam da digressão

"Peço desculpa a todos os que compraram bilhetes para Paris, Konstanz e Milão", escreveu ainda.

Esta não é a primeira vez que Noel Gallagher deixa o grupo. Em Maio de 2000, o guitarrista largou a banda por desentendimentos com o irmão e em 1994 abandonou temporariamente a formação durante a primeira digressão nos Estados Unidos.

AFINAL SÃO 91

sexta-feira, agosto 28, 2009

PÁGINA DE HUMOR




CANTINHO DO POEMA







liliana fernandes


Os dedos enrijecem-se por tentar

Contrariar a vontade da caneta.

Ela insiste, cola-se ao papel

E da tinta que jorra, só sai o teu nome.

Ficou analfabeta, servil apenas à vontade

Involuntária de te querer. É-te subserviente.

Devia impor-te uma providência cautelar,

Que te obrigava a abdicar da omnipresença.

Porque és sempre o centro das atenções? Porque estás em todo o lado?

Para onde quer que olhe, para onde quer que vá…

Tu (per)segues-me!




LINGUAGEM PARVA

> Augusto Santos Silva falava na segunda sessão do Campus da JS, na Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, numa intervenção em que começou por acusar o PSD de pretender desmantelar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e esbater a repartição a favor da capitalização no sistema de segurança social.

Segundo a tese de Augusto Santos Silva, nas próximas eleições legislativas «joga-se o futuro do Estado social» em Portugal.

Partindo desta lógica, o dirigente socialista acusou o PCP e a Bloco de Esquerda de contribuírem com a sua estratégia para o enfraquecimento da «esquerda democrática».

«A tentação dos revolucionários é recusar a distinção entre a direita e a esquerda não revolucionária, alegando que se trata ou das mesmas forças, ou (versão ortodoxa do PCP) de forças diferentes mas com as mesmas políticas. O Bloco de Esquerda, que não é dado a estas ortodoxias nominalistas, trata-nos a todos como a grande área dos amigos do capital, dos belmiros e dos amorins», começou por referir Augusto Santos Silva.

Segundo o ministro dos Assuntos Parlamentares, esta tese de confundir social-democracia e direita «já esteve patente nos anos 30, 60 e 70 do século XX».

«Historicamente, sempre que a revolução confunde a social-democracia com a reacção, a reacção triunfa. Também há uma verdade que custa ouvir às forças extremistas, mas é uma verdade da História e do presente: sempre que as forças à esquerda da esquerda democrática mergulham a esquerda democrática no oceano indiferenciado da direita a direita triunfa. É também isso que está em causa a 27 de Setembro», advertiu Augusto Santos Silva.

Logo a seguir, Augusto Santos Silva fez questão de frisar que não acredita numa vitória da direita nas próximas eleições e observou que «algumas vozes à esquerda do PS já têm notado o erro dessa estratégia».

«Aliás, algumas vozes à esquerda do PS, que se juntaram já ao PS e às suas listas, perceberam bem o que está em causa. O nosso combate com a direita, que é o combate essencial nas próximas eleições, tem de ser também um combate com a cegueira ideológica que, na sua hostilidade ao PS - entendido como o inimigo principal -, pode ajudar a que a esquerda e o país percam o combate decisivo do Estado social», avisou ainda o membro do Governo.

Para Augusto Santos Silva, «se a esquerda e o país perdessem o combate decisivo do Estado social, a democracia portuguesa perderia uma das suas dimensões».

«O que está em causa no próximo dia 27 é também o futuro do Estado social e, em particular, o futuro próximo do Serviço Nacional de Saúde», acrescentou.

FUTEBOL DE ALTA RODA

> Sporting, Benfica e Nacional já têm adversários para a fase de grupos da Liga Europa. O Sporting, o primeiro clube a ser sorteado no Mónaco, vai defrontar o Heerenveen (Holanda), o Hertha de Berlim (Alemanha) e o Ventspils (campeão da Letónia) no Grupo D.

O Benfica, inserido no Grupo I, vai jogar com o Everton (Inglaterra), o AEK (Grécia) e o BATE Borisov (campeão da Bielorrússia).

No Grupo L, o Nacional, o único dos clubes portugueses que não foi cabeça-de-série, vai discutir o apuramento para os 16-avos-de-final com o Werder Bremen (Alemanha), finalista vencido da época passada, o Áustria Viena (Áustria) e o Athletic Bilbau (Espanha).

Os dois primeiros de cada grupo qualificam-se para os 16-avos-de-final, para os quais também seguem os terceiros classificados dos oito grupos da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Os encontros da fase de grupos realizam-se a 17 de Setembro (1.ª jornada), 1 de Outubro (2.ª), 22 de Outubro (3.ª), 5 de Novembro (4.ª), 2 ou 3 de Dezembro (5.ª) e 16 ou 17 de Dezembro (6.ª).
Cada uma das 48 equipas vai receber um milhão de euros como prémio de participação na fase de grupos.

FALSO

"O PS e José Sócrates dizem que, em 2005, houve dois debates entre os Líderes do PSD e do PS e um com todos? Falso! Isso queria eu, mas Sócrates recusou. Houve um a dois na SIC e um a cinco na RTP1".

Pedro Santana Lopes, no seu blogue

VIRAR DE PÁGINA

Blogues Flipvinagre

VOCÊ FUMA?


> O tabaco pode provocar a morte a seis milhões de pessoas em todo o mundo no próximo ano, de acordo com a Sociedade Americana de Cancro. Apesar da falta de estatísticas nacionais, os últimos dados apontam para cerca de 12 mil mortes por ano em Portugal, segundo Teles Araújo, do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias.

400 PARA UMA SÓ MULHER


> Depois de ter recebido ameaças de morte de um grupo de fãs fanáticos dos Balcãs, a rainha da música pop decidiu garantir a sua segurança. A fama também tem um lado negro e que o diga a cantora Madonna. Segundo informou a publicação “Daily Star”, Madonna teria sido ameaçada de morte por um grupo de fãs fanáticos dos balçãs e, por isso, decidiu contratar cerca de 400 seguranças particulares, responsáveis por protegê-la. As ameaças teriam acontecido como forma de protesto para impedir Madonna de apresentar o seu espectáculo, "Sticky & Sweet", em Belgrado, na Sérvia, na noite de segunda-feira, dia 24.Porém, Madonna acabou por realizar o espectáculo mas, ainda segundo a mesma publicação, terá ficado assustada com as ameaças.

LOUREIRO APANHADO COM DOCUMENTOS ESCONDIDOS

ESCÂNDALO

Freeport O que autorizou tudo fica de fora

> A acusação no caso Freeport deverá abranger apenas os arguidos já constituídos. A investigação está praticamente concluída, aguardando apenas novos elementos da polícia inglesa. Só se estes trouxerem dados novos sobre José Sócrates é que a investigação prosseguirá. Até agora, segundo fonte ligada ao processo, não há qualquer indício contra o líder do PS e o Ministério Público vai deixar de fora o actual primeiro-ministro que na altura era ministro do Ambiente e que autorizou a construção do Freeport. Vendam o país que já não é país...

SEM VERGONHA

Políticos 379 com pensão vitalícia

> O número de ex-titulares de cargos políticos com pensões mensais vitalícias ascende já a 379 pessoas. E tudo indica que este universo subirá em breve para 385 beneficiários, dado que a Assembleia da República está a organizar os processos de seis antigos eurodeputados. Para já, em 2009, foram dadas reformas para toda a vida a três ex-deputados: Melchior Moreira e Mário Albuquerque, do PSD, e Nelson Baltazar, do PS. As subvenções vitalícias deverão custar este ano, segundo o Orçamento do Estado, 8,35 milhões de euros. É a crise...

PÁGINA 3


Diane Kruger

- Ai, estou desfeita com este programa eleitoral do PSD...

AO SÁBADO É QUE É BOM

> Metade da população empregada trabalha ao sábado. Com a ajuda da legislação laboral, trabalhar ao domingo e por turnos é cada vez mais usual.

Já lá vai o tempo em que era regra as pessoas trabalharem das nove às cinco. Os chamados "horários de expediente", que ainda hoje subsistem em algumas profissões e sectores, têm tudo contra eles: sociedades mais diversas e complexas; economias mais modernas e produtivas; e legislação e convenções laborais cada vez mais flexíveis.

Isto mesmo está reflectido nos números apurados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que revelam que, em termos genéricos, o peso dos horários não convencionais tem crescido paulatinamente ao longo dos últimos anos. Em causa está, sobretudo, o trabalho por turnos, nocturno e ao fim-de-semana.

O QUE É DEMAIS NÃO PRESTA

Debates na tv Diariamente para não fartar...

> Os directores das RTP, SIC e TVI vão sortear hoje os debates televisivos para as legislativas, depois dos partidos terem aceite fazer 10 frente-a-frente entre todos os dirigentes.

"Estamos à espera de uma última confirmação do PSD, mas todos os partidos mostraram disponibilidade para fazer 10 frente-a-frente com todos os dirigentes, a partir de um lugar neutro", ou seja, fora dos estúdios de qualquer uma das estações, avançou José Alberto de
Carvalho, da RTP.

A divisão dos 10 debates, do qual o último deverá ser entre os líderes dos principais partidos - José Sócrates e Manuela Ferreira Leite - será sorteada sexta-feira entre as televisões, referiu o director de Informação, lembrando que duas das estações irão transmitir três frente-a-frente e uma transmitirá quatro.

"Isto será um pouco complicado porque falta apenas um mês para as eleições, por isso os debates deverão acontecer à razão de um por dia", concluiu.

TAP BRINCA COM O FOGO

> A transportadora aérea afirmou que a greve que está a ter lugar na empresa não está a prejudicar os seus voos, que decorrem dentro do normal.

“Todos os aviões que tinham que chegar chegaram, todos os que tinham que partir partiram”, disse à SIC Notícias André Soares, da direcção de comunicação da TAP.
Este responsável acrescentou considerar que as operações da empresa “decorrem com normalidade”, não havendo cancelamentos de voos a registar.
André Soares acrescentou que, neste momento “a principal preocupação da TAP é assegurar que todos os passageiros tenham as suas viagens garantidas, e isso é o que está a acontecer de facto”.
A mesma fonte garantiu que “dentro da legalidade, a TAP está a fazer tudo para assegurar a situação” e garantir aos seus passageiros que consigam realizar as viagens que têm marcadas.
Os sindicatos de trabalhadores da TAP convocaram para hoje e amanhã greves na empresa, sendo esperada uma adesão histórica de 90%, o que ameaçaria o funcionamento das operações da transportadora.

BOCAS NA RUA

PSD

- É pá, no PSD não há farmacêuticos!

- Porque é que dizes isso?

- Porque a líder do partido disse que o programa eleitoral não é “um remédio para resolver todos os problemas do país ao mesmo tempo”...

quinta-feira, agosto 27, 2009

HONROSO CONVITE

Pedro Santana Lopes Bloggers à mesa

> O JORNAL DO PAU foi distinguido com um honroso convite para se inscrever num encontro que Pedro Santana Lopes, candidato a presidente da Câmara de Lisboa, irá manter com vários bloggers. Agradecemos a distinção, mas não nos é possível a inscrição por nos encontrarmos fora de Lisboa.

TGVAI-SE

PSD TGV para as calendas

> "Suspenderemos imediatamente os processos de adjudicação em curso para a alta velocidade”, lê-se no programa eleitoral do PSD. “Procederemos a uma reanálise do projecto nas suas diversas vertentes, considerando as possibilidades do seu redimensionamento para uma escala mais razoável e realista, bem como de uma recalendarização”, continua o documento. Leia +

HOJE HÁ CARACÓIS

PÁGINA 3


Amyline Valade

- Tenho que aproveitar porque só faltam três dias...

JARDIM QUER MOITA FORA

> O presidente do Governo Regional e líder do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, acusa o presidente da Câmara Municipal de Santarém de "enorme deslealdade" e exige a sua substituição nas listas de candidatos sociais-democratas às eleições autárquicas.

Francisco Moita Flores, independente eleito pelo PSD, entregou terça-feira a medalha de ouro da cidade ao primeiro-ministro, José Sócrates, numa atitude que Jardim classificou de provocatória para o PSD. "Com essa atitude ele quis provocar o PSD e foi de uma enorme deslealdade, num momento crucial em que o partido tem que estar unido", declarou hoje o líder insular, em férias no Porto Santo.

"Não sei o que a líder nacional do PSD está à espera para substituir este ex-agente da Polícia Judiciária e cujo nome apareceu nas listas publicadas da Maçonaria", reage Alberto João Jardim, acrescentando não acreditar que os sociais-democratas daquele concelho "votem neste cavalheiro". "Não percebo porque ainda não foi substituído", comenta.

A distinção de Moita Flores a José Sócrates e as suas declarações recentes em relação à actual liderança do partido que o apoia - nas quais admitia votar no PS nas legislativas de 27 de Setembro - têm gerado mal-estar no seio do PSD.

Questionada recentemente sobre o assunto, a líder do partido, Manuela Ferreira Leite afirmou: "Se eu votasse em Santarém, com certeza que votava nele, a única coisa que acho estranha é que, se discordasse tanto da orientação política de um partido, não aceitaria o apoio desse partido para a candidatura como independente".

METRO AUMENTA

> Comerciantes das imediações das estações Saldanha e S. Sebastião queixam-se que as obras "afectaram muito o negócio". Prolongamento une todas as linhas e encurta tempos de viagens. Extensão fica pronta com quatro anos de atraso

O prolongamento da linha vermelha do Metropolitano de Lisboa (ML) entre Alameda, Saldanha e S. Sebastião, unindo toda a rede do comboio subterrâneo, deverá entrar ao serviço no sábado, soube o DN junto de várias pessoas que têm acompanhado de muito perto as obras ainda em curso. Oficialmente, a administração do ML diz desconhecer quando essa extensão será inaugurada (ver caixa).

Ontem era bem visível a azáfama de largas dezenas de operários a trabalhar aceleradamente tanto no subsolo como à superfície das estações Saldanha e S. Sebastião. Um panorama que agradou aos comerciantes com lojas situadas na área de intervenção das obras, que se queixam de terem sido seriamente prejudicados pelo encerramento das suas ruas, os tapumes que deixaram emparedados os seus estabelecimentos, o pó, a lama e o barulho, que afastaram os clientes.

"Estou com 120 mil euros de prejuízo", frisou ao DN um dos sócios da histórica Charcutaria Dava, no número 38B da Avenida Duque d'Ávila, rua que foi encerrada devido às obras do ML no Saldanha.

Constantino Fonseca recorda que o seu calvário começou no final de 2004, quando arrancaram as obras: "Nestes cinco anos só aumentaram os prejuízos e ninguém nos ouviu nem pagou subsídios ou indemnizações".

"Só estou com a porta aberta por vaidade e carolice, porque não vem aqui ninguém. Estamos emparedados. Trabalhavam aqui quatro pessoas e agora somos só dois", lamentou.

Ao lado, na Tabacaria Astória, Bento Palma adiantou que "o metro já começa a circular na nova linha no sábado. Mas à superfície, a avenida mantém-se cortada e não se sabe até quando. Nestes cinco anos, o volume de negócio baixou para menos de metade".

A mesma redução sofreu Joaquim Ribeiro, proprietário da Pastelaria Bairro Azul, na Avenida Ressano Garcia, junto à estação S. Sebastião: "Ficou tudo muito afectado com estas obras que já duram há 30 meses. Dizem que no sábado isto desaparece tudo daqui da rua e o metro já anda na linha nova".

As novas estações Saldanha e S. Sebastião vão ter elevadores. Este prolongamento que liga todas as linhas da rede do ML traz a vantagem de permitir viajar sem ter de mudar de comboio, poupando muito tempo nos percursos. O trajecto entre S. Sebastião e Alameda passa a demorar cinco minutos em vez dos actuais 21 minutos. Feitas as contas, são menos 16 minutos.

A extensão desta linha, que segundo os projectos iniciais já deveria ter entrado ao serviço em 2005, tinha um custo previsto de 132 milhões de euros. Esse valor aumentou para 210 milhões.

Daniel Lam, in 'DN'

VIRAR DE PÁGINA

Blogues Elevador da Bica

OS POBRES NÃO APOIAM

Governo apoia medida absurda Agora querem acabar com as marquises

> Depois de anos e anos terem autorizado o pior espectáculo arquitectónico e urbanístico do mundo, aparece a ideia socretina de acabar com as marquises. As marquises nas fachadas dos prédios são um dos alvos de uma campanha que arranca no mês que vem para sensibilizar a população para os aspectos estéticos do fenómeno. As caixas de ar condicionado e os estendais também vão estar na berlinda nesta iniciativa, que, apesar de ter o apoio do Ministério do Ambiente, partiu de um gestor privado. Leia +

ECONOMIA N' OUTROS JORNAIS

Diário Económico

  • Programa de Ferreira Leite defende combate ao Estado

O PSD apresenta hoje em Lisboa o programa que vai levar às eleições legislativas de 27 de Setembro.

  • BES cria holding para reunir participações na EDP, PT e Bradesco

O banco de Ricardo Salgado concretizou a criação da holding para as participações financeiras. A holding chama-se "Avistar" e será gerida por Amílcar Morais Pires. Em entrevista, o CFO do banco explica que a Avistar pode ir para a bolsa em 2010.

  • 'Spreads' no crédito à habitação triplicaram num ano

O 'spread' médio mínimo é de 0,95%, quando no Verão passado era de 0,35%.

Público

  • Área do futuro aeroporto cresceu para norte

Governo garante que não haverá expropriações. Ambientalistas duvidam e dizem que vai ser preciso indemnizar o Grupo Espírito Santo.

  • Toyota prepara-se para fabricar menos um milhão de automóveis por ano devido à crise

Fabricante vai suspender linha de produção no Japão e pode fechar fábrica nos EUA. Portugal fica à margem.

Diário de Notícias

  • Caixa Geral é o primeiro banco a discriminar clientes de risco

Banco público criou 'grelha' de 'spreads' mais agravada para maus clientes, com taxa entre 1,1 e 3,75%.

  • BPP reclama 50 milhões à Kendall

O Banco Privado Português reclamou ontem o pagamento de um descoberto de 50 milhões de euros concedidos ao veículo financeiro fundado por João Rendeiro, como resposta a um eventual processo por "gestão danosa".

Jornal de Negócios

  • Empresários recuperam fortuna na bolsa

Belmiro de Azevedo tem mais 694 milhões de euros, em cinco meses. Américo Amorim tem mais 400 milhões no Banco Popular. Joe Berardo mantém saldo negativo de 800 milhões no BCP.

COMBATE AO ESTADO

PSD Ferreira Leite apresenta programa

> O PSD apresenta hoje em Lisboa o programa que vai levar às eleições legislativas de 27 de Setembro.

A prioridade número um está definida: menos Estado na vida das pessoas e das empresas, a gastar menos e melhor, mas garantindo o acesso universal aos serviços básicos, como educação ou saúde. O programa eleitoral do PSD que Manuela Ferreira Leite apresenta hoje aos portugueses terá menos medidas do que princípios e, como a própria já disse, quase poderia caber numa folha A4.

Rejeitando a ideia que Sócrates tem vendido, de que o PSD quer um "Estado mínimo", Ferreira Leite vai procurar mostrar que quer simplesmente levar o "simplex" socrático a níveis mais extremos e em mais áreas. Como defendeu na conferência do 'Diário Económico', Transformar Portugal, o Estado não pode querer tomar conta de tudo e, embora deva levar "muito a sério o seu papel de regulador e facilitador", não deve "nunca" ser "intrusivo criando dependências, incertezas e receios múltiplos na iniciativa privada".

CENTENAS DE PINHEIROS FORAM AO AR

Aspecto do "crime" cometido no pinhal da Praia Verde, Algarve


Natureza Crime na Praia Verde

>
Na Praia Verde, município de Castro Marim, a uns poucos quilómetros de Monte Gordo, existe uma situação deplorável, chocante e escandalosa. Numa zona protegida pelas autoridades do Ambiente, de um ano para o outro, o turista que habitualmenta frequenta aquela praia deparou-se com um descampado chocante no meio do pinhal. Centenas de pinheiros foram arrancados numa área vasta que engloba dois montes e um vale.
A população local manifestou-se chocada ao JORNAL DO PAU e afirmou que se tratava de um "crime" que parece "ninguém querer ver". As nossas fontes indicam que naquele lugar irá ser construído um resort de luxo e um conjunto de moradias para turismo de 5 estrelas. As mesmas fontes adiantaram que o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estarão ligados ao projecto.

E assim vai este país, diz à gente, diz à gente, como vai senhor Feliz, como vai senhor Contente...

FÉRIAS

"Olhááá bola fresquinha!"


> O Algarve é lindo. Conheço-o há mais de 40 anos. Em Tavira fiz amigos desde os tempos em que ali cumpri tropa. Mas as férias no Algarve são muito caras. Para apanhar um pouco de mar com água morna e um Sol maravilhoso arrasnjei uma maneira simples de não gastar dinheiro. Como? A trabalhar de manhã e a descansar à tarde. A dona Felismina pagou-me à tarefa na venda de bolos pela praia e não é que vi uma data de gente conhecida no ripanço. Conversa aqui, "Olhááá bola fresquinha, é com creme ou sem creme!" ali, e lá percorri a praia desde Monte Gordo até à Praia Verde (a melhor praia do Algarve). Umas férias que dão para tudo. Trabalhar, descansar, gozar e blogar. Sim, que os meus leitores nunca poderiam ser abandonados... e até para reportar uma situação que já de seguida vos mostro, no mínimo, escandalosa.

quarta-feira, agosto 26, 2009

NON SENSE

> O assistente de treinador Carlos Queiroz convocou para a selecção nacional de futebo um jogador que é aquele que está em pior forma na equipa do Sporting. Liedson foi naturalizado à pressa (um romeno que trabalha como calceteiro lá na minha rua também gostava de ter a mesma sorte) para ir salvar o seleccionado luso-brasileiro nos jogos com a Dinamarca e Hungria. A falta de senso é tão grande que entre os convocados ainda figuram mais uns quantos jogadores que já nada valem, tipo Maniche e Nuno Gomes. Enfim, como diria o saudoso Alfredo Marceneiro "é a nossa sina" e com gente desta diremos adeus ao Mundial da África do Sul.

SPORTING FOI À VIDA

> O Sporting deslocou-se a Florença e não perdeu. Jogou dez vezes melhor do que se tinha visto contra o Braga, marcou o primeiro golo do encontro (golão de João Moutinho) e o Fiorentina acabou por empatar depois de um defesa sportinguista entregar a bola para os pés de um italiano.
Sair da Liga dos Campeões sem perder é desolador. Não venham agora os treinadores de bancada culpar o Paulo Bento. Perguntem antes ao Yannick como é que se falha um golo quando se está sozinho em frente ao guarda-redes.

PAU(PÉRRIMO)

André Sousa Pereira*

>
Voltou o Sócrates. Regressou a propaganda e a promessa. É campanha, não é para acreditar.
Voltou a bola. O Benfica e o Porto ainda ganham. Do Sporting já dizem que pode ficar no meio da tabela.
Férias. Praia. Rio. Canoagem. Bicicleta. Café. Ciber. Deixa-me cá aparecer.
Um simples registo para matar saudades desta casa. Está tudo na maior.
Até o Cavaco anda de jipe. Deserto de ideias. Auto-estrada de vetos. Assessores. Dizem-se espiados. Deve ser naquele restaurante de luxo onde todos almoçam.
As férias vão acabar. A crise vai continuar. A casa vai a penhorar. O carro já vendi. A gripe suína passa a epidemia. Mas a malta quer é eleições. Votar é um dever. É a força do povo. Qual povo?

*Cronista residente

BOCAS NA RUA

Moniz

- É pá, o Carlos Alberto Moniz mete-me uma grande confusão. Pensava que o homem só se dedicava a umas contiguinhas para os miúdos e agora vejo-o em tudo. Na RTP aparece em vários programas, pelo Ministério da Educação corre as escolas do país a cantar para os putos, o homem agora está em todas!

- Não havia de estar, pá. Está casado com uma secretária de Estado do Sócrates...

O PROBLEMA É O RASTO

Freeport Investigação não encontra o rasto do dinheiro

> Para esclarecer de que forma entraram e como foram utilizadas as quantias movimentadas no Freeport, através da análise dos fluxos financeiros, a investigação está com dificuldades de encontrar o rasto do dinheiro (Será preciso ajuda?). E, enquanto isso, os responsáveis pela investigação não conseguem avançar com uma data provável para o final do processo que envolve o nome do primeiro-ministro, José Sócrates e para a decisão quanto ao seu arquivamento ou avanço para julgamento. Leia +

VIRAR DE PÁGINA

Blogues Avenida Central

PÁGINA 3


Micol Ronchi

- Hoje não vou à praia. Prefiro a marmelada...

IMPRENSA DE LISBOA

> Os desacatos no bairro da Quinta da Princesa no Seixal que levaram a uma acção policial é hoje assunto de praticamente todas as primeiras páginas dos jornais de Lisboa.

"Cilada à polícia com tiros e bombas" escreve em manchete o 'Correio da Manhã', adiantando que na origem da "emboscada" foram queimados dois carros.

O 'Público' titula "Quinta da Princesa duas noites de ´gritos, correrias e tiros´", o 'Diário de Notícias' realça "PSP obrigada a pedir reforços para entrar na Quinta da Princesa" e o 'Jornal de Notícias' destaca "Tiros e cocktails molotov contra PSP".

Quanto a outras notícias, o 'Público' diz, no seu título principal, que a investigação ao rasto do dinheiro está a atrasar o desfecho do caso Freeport.

"Administrador Supremo Tribunal de Justiça acusado de 29 crimes" avança o 'Diário de Notícias', referindo-se a um gestor financeiro que desviou 344 mil euros para obras de arte, paliteiros e manteigueiras. Este tema está igualmente na capa do 'Público'.

Na manchete do 'Jornal de Notícias' lê-se "Vistoria detecta casos de perigo no Algarve", referindo-se a arribas de várias praias da Oura, Maria Luísa e Olhos de Água.

A notícia do abalroamento de um jornalista pelo carro onde seguia terça-feira o presidente do FC Porto é referida nas primeiras do 'Jornal de Notícias', 'Diário de Notícias' e '24horas', que destaca "Atropelado pelo carro de Pinto da Costa".

O 'Correio da Manhã' também dá relevo a este assunto, afirmando "Carro de Pinto da Costa atropela e foge".

O jornal sublinha ainda o acidente que feriu dois militares da GNR uma condutora na Via do Infante, no Algarve, titulando "Camião esmaga patrulha da GNR". "Escolas vão receber mais dois mil milhões" avança o jornal i, acrescentando que o presidente do parque escolar admite o alargamento do programa de recuperação a 360 escolas.

A revista 'Focus' apresenta "Escapadelas longe da praia".

Nos económicos, o 'Jornal de Negócios' conta que o BCP está a preparar a saída do mercado norte-americano e salienta ainda uma entrevista com o líder do Bloco de Esquerda, em que Francisco Louçã diz que "O capital anda sempre de chapéu virado para o Estado".

"Cavaco aprova acesso directo do fisco às contas bancárias", escreve o 'Diário Económico', que noticia ainda que as escolas vão receber mais dinheiro para prevenir a gripe A.

O jogo entre o Sporting e a Fiorentina para o play-off da Liga dos Campeões é hoje destaque em toda a imprensa desportiva. 'A Bola' realça declarações do treinador do Sporting "Coragem não vai faltar", o 'Record' titula "Bento cheio de coragem" e 'O Jogo' afirma "Bento usa Titanic", numa alusão a um episódio do filme.

ECONOMIA N' OUTROS JORNAIS

Diário Económico

  • Cavaco aprova acesso directo do fisco às contas bancárias

O Presidente da República promulgou a nova lei do levantamento do sigilo bancário.

  • Escolas vão receber mais dinheiro para prevenir gripe A

As escolas estão a ultimar os planos de contingência para o novo ano lectivo. A Direcção Regional do Norte já deu dois mil euros a cada escola. Mas as verbas não vão ser iguais para todas as escolas.

  • "Este Governo é democrático, não um banco de criminosos"

Em entrevista ao Diário Económico, o ministro Augusto Santos Silva fala sobre a polémica da vigilância a assessores de Belém. "É uma manobra da mais baixa intriga política".

Público

  • O homem que não preveniu a crise continua a liderar a Fed

Ajudou a acumular a bolha, mas depois evitou uma nova Grande Depressão. Ben Bernanke vai continuar a ser o líder da Fed.

  • Trabalhadores querem venda da Marcopolo a grupo belga para travar fecho da fábrica

A fabricante brasileira de carroçarias de autocarro vai encerrar a unidade de Coimbra, que emprega 176 pessoas, apesar de ter tido uma oferta de compra.

Diário de Notícias

  • Administrador do Supremo Tribunal de Justiça acusado de 29 crimes

Gestor financeiro desviou 344 mil euros, comprando obras de arte, paliteiros e menteigueiras.

  • Conta do cidadão proposta às Finanças

A proposta da DECO já seguiu, em carta, para o Ministério das Finanças e Banco de Portugal. O novo modelo de conta bancária visa alargar o conceito de serviços mínimos a um maior número de portugueses.

Jornal de Negócios

  • BCP prepara saída do mercado norte-americano

O BCP vai reduzir a sua presença nos Estados Unidos, na sequência do plano estratégico que está a ser definido a pedido do supervisor norte-americano.

'THE PIRATE BAY' SEMPRE ACTIVO

> Poucas horas após os tribunais suecos terem ordenado a retirada da net do famoso site de partilha de ficheiros online ‘The Pirate Bay’, este voltou a estar disponível, jurando resistir a todos os ataques das autoridades.

Por ordem do tribunal de Estocolmo, a empresa sueca que permitia o acesso ‘The Pirate Bay’ à net, a Black Internet, passou a impedir o acesso deste à rede, impossibilitando assim a milhões de internautas a partilha de ficheiros de todo o tipo de dados, grande parte destes de modo ilegal, segundo consideram as autoridades.
Com 25 milhões de utilizadores regulares, ‘The Pirate Bay’ permite a quem o utiliza ter a informação suficiente para passar dados guardados nos computadores de outros utilizadores para o seu. Frequentemente, estas transferências tomam a forma de música, vídeos ou jogos, que passam a poder ser gozados de modo gratuito.
A decisão do tribunal surge depois de no final de Julho os grandes estúdios de Hollywood terem apresentado queixa contra o ‘The Pirate Bay’ junto das autoridades suecas, alegando estar a sofrer grandes prejuízos, uma vez que os seus filmes podiam ser vistos de graça por quem tomasse partido dos serviços disponibilizados pelo site. O site foi considerado como culpado de disponibilizar acesso a conteúdos de modo ilegal, pelo que a Black Internet se arriscava a uma multa no valor de 50 mil euros caso não impedisse o acesso deste à Web.

Resistência e regresso

O ‘The Pirate Bay’ jurou combater por todos os meios possíveis as tentativas das autoridades de impedir a sua actividade, passando a utilizar servidores noutra parte do mundo. Em comunicado, os dirigentes do ‘The Pirate Bay’ dizem ter “confiança total (…) de que nos provaremos, uma vez mais, capazes de defender as nossas Internets, de superar a tempestade da guerra, e de sobreviver à ameaça da tirania, se necessário por anos, se necessário sozinhos”.

"Iremos até ao fim. (...) Lutaremos nas ef-nets e nas darknets (...) defenderemos as nossas Internets, independentemente do custo, lutaremos nas praias, lutaremos na baywords.org, lutaremos no /. e no digg, lutaremos nos tribunais; nunca nos renderemos, e se, o que não acreditamos nem por um momento, as Internets ou uma grande parte destas sejam subjugadas, então o nosso Império de Além-mar, armado e guardado pela Frota dos Anónimos, irá continuar a luta (...)", disse o ‘Pirate Bay'.

Poucas horas após a decisão do tribunal, o site encontrava-se de novo a funcionar em pleno, mostrando na sua página de entrada uma camisola onde se lia a seguinte mensagem de escárnio:

“Eu desperdicei meses e gastei milhões de dólares para encerrar o The Pirate Bay e tudo o que consegui foi esta linda camisola”.

E por debaixo a nota: “Com amor, The Pirate Bay”.

O ataque das autoridades ao ‘The Pirate Bay’ teve também como resultado a formação de um ‘Partido Pirata’ no cenário político sueco, em defesa do direito de partilha livre de conteúdos por toda a Internet. Esta formação política conseguiu eleger um deputado para o Parlamento Europeu.

GOVERNO NÃO É BANDO DE CRIMINOSOS

> Em entrevista ao 'Diário Económico', o ministro Augusto Santos Silva fala sobre a polémica da vigilância a assessores de Belém. “É uma manobra da mais baixa intriga política”.

Para Augusto Santos Silva a suposta vigilância ilegal a mando do Governo a assessores do Presidente não passa de uma "pura intriga política". O dirigente do PS regista "o silêncio da Casa Civil" e responde com uma garantia: "Este é um Governo democrático, constituído por homens e mulheres honestos, e não por um bando de criminosos".

Quando leu a manchete do 'Público' dando conta de uma alegada vigilância ilegal a mando do PS aos assessores do Presidente o que pensou?
Que longe está o 'Público' do jornal que vi nascer e de que tenho orgulho em ter colaborado. O 'Público' que conheci não fazia uma manchete em conluio com alguém que a coberto do anonimato lança uma acusação gravíssima e difamatória.

MENDES CONTRA SUSPEITOS

> O ex-líder do PSD voltou a defender, na Universidade de Verão do PSD, que políticos que estão pronunciados pela Justiça não se devem poder candidatar.

Porque "a política tem que ser feita de causas nobres", Marques Mendes não esqueceu a sua e foi a Castelo de Vide deixar um recado a Manuela Ferreira Leite: "em determinadas situações em que um político está pronunciado por um juiz ou condenado por crime de corrupção, a bem dele, da instituição e da política, não deve poder candidatar-se a eleições".

Sem se referir directamente à inclusão de António Preto e Helena Lopes da Costa nas listas do PSD ao Parlamento, ambos indicados por crimes de corrupção, Mendes lembrou que em 2005 afastou autarcas a braços com a Justiça e não precisou "de lei nenhuma".

Para o ex-líder do PSD "basta que quem decida tenha a coragem de aplicar este princípio", até porque, acredita, "um responsável político tem que ser exemplo e uma referência. Não precisa de ser monge". Quando houver políticos que não tenham este estatuto, Marques Mendes considera que a única solução é "cortar a direito custe a quem custar".

Na defesa das suas convicções, Marques Mendes apontou a falta de ética na vida política como "um dos cinco pecados capitais que estão a minar a nossa democracia". Perante os jovens da Universidade de Verão do PSD, o ex-líder apontou mais quatro pecados: um défice de competitividade e solidariedade, a falta de liberdade de escolha na educação, a crise na Justiça e as incongruências de um sistema eleitoral "em que se personaliza nas autárquicas, mas não se tem a mesma exigência a nível nacional".


terça-feira, agosto 25, 2009

É BURRO!

BANCOS AO SERVIÇO DO GOVERNO

> O vice-presidente do PSD António Borges acusou hoje a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco Comercial Português (BCP) de servirem de "instrumentos" da política que o Governo quer pôr em prática, financiando projectos que mais ninguém financia.

Considerando que a CGD tem "uma situação muito privilegiada" e que podia ter "um papel disciplinador do mercado", além de apoiar as pequenas e médias empresas, António Borges lamentou que o banco se tenha deixado instrumentalizar pelo Governo.

"O problema é quando a CGD, e hoje em dia não é só a CGD porque é também o BCP, se deixam instrumentalizar pelo Governo e passam a utilizar uma parte muito importante, desmesurada mesmo, dos seus recursos, para financiar projectos que mais ninguém financia", afirmou António Borges, durante uma 'aula' sobre economia na Universidade de Verão do PSD

Como exemplo, António Borges referiu as concessões de auto-estradas que "o Governo anda a lançar a torto e direito, por todo o lado, sem justificação".

"Se não for a CGD e o BCP a financiar, mais ninguém financia, praticamente, pelo menos um bom número delas", sublinhou.

Ou seja, acrescentou o vice-presidente social-democrata, estes dois bancos, "em que o Governo tem um controlo muito, muito grande e pesado, acabam por servir de instrumentos da política que o Governo quer pôr em prática, seja ela boa ou má".

"Isso está a desvirtuar completamente um papel que podia ser muito positivo e construtivo da CGD no mercado financeiro português", criticou António Borges, que há um ano defendeu a privatização daquele banco.

Antes de falar da CGD e do BCP, o vice-presidente do PSD abordou também o caso do BPN e do BPP, recordando os três anos, no início da década de 90, em que trabalhou na instituição.

"Na altura não era assim. O Banco de Portugal era uma estrutura muitíssimo independente, partidariamente muito independente, havia gente de todas as cores políticas, mas tinha uma seriedade, um profissionalismo, um rigor na maneira de trabalhar, que não tinha nada a ver com isto", afirmou.

Por isso, continuou, "é lamentável que tenha vindo a verificar-se este declínio na seriedade com que o Banco trabalha ao longo dos tempos".

CRIME SUPREMO

> O advogado Ricardo Campos Cunha foi acusado de peculato e falsificação de documento por presumível apropriação de 344 299 euros, através da aquisição de objectos cujo pagamento era feito pelo Supremo Tribunal de Justiça e também pelo Gabinete do Representante da República nos Açores, o conselheiro José Mesquita.

O jurista exerceu funções de administrador e de chefe de gabinete no STJ, por convite dos conselheiros Aragão Seia, já falecido, de Nunes da Cruz, desempenhando o cargo de chefe de gabinete do Representante da República na Região Autónoma dos Açores.

O arguido e uma dúzia de cúmplices foram recentemente notificados da acusação deduzida por uma procuradora do Departamento Central de Investigação e de Acção Penal (DCIAP). Na origem desta investigação esteve a descoberta pelo Representante da República nos Açores de que Ricardo Campos Cunha estaria a usar um telemóvel oficial e para fins pessoais, sem sua autorização. Em 6 de Dezembro de 2007, os investigadores apreenderam vários artigos, nomeadamente, obras de arte na posse de Ricardo Campos Cunha.

Além de Ricardo Campos Cunha, o DCIAP acusou Teresa Alexandre, ex-directora de serviços do STJ, pela co-autoria de um crime de peculato e 21 crimes de falsificação. Estão ainda indiciados pelos mesmos crimes mais uma dezena de indivíduos por emitirem facturas relativas a serviço e aquisição de artigos em que era ocultada a respectiva natureza, de modo a permitirem o respectivo pagamento pelo STJ e pelo gabinete do Representante da República nos Açores.

ECONOMIA N' OUTROS JORNAIS

Diário Económico

  • Mudanças no Estado provocam corrida às reformas antecipadas

Incentivos do Governo à reforma de funcionários públicos antes dos 62 anos está a dar resultados. Até Agosto já saíram oito mil.

  • Alexandre Relvas está contra Preto nas listas do PSD

O empresário junta-se ao grupo de social-democratas que estão contra a opção de Manuela Ferreira Leite de incluir António Preto nas listas que vão a votos nas legislativas. Na Universidade de Verão do PSD, Alexandre Relvas falou ainda das suas ideias para a economia.

  • Receber dinheiro dos PPR vai ser mais fácil

O Instituto de Seguros de Portugal obriga as seguradoras a reembolsarem o dinheiro dos PPR no máximo em cinco dias.

Público

  • Economia oscila entre sinais de retoma fortes e riscos de recaída

Nouriel Roubini, o economista que previu a actual crise, avisa que poderá haver uma recaída. Jean-Claude Trichet recusa optimismos.

  • Governo alemão e funcionários da Opel endurecem pressão sobre GM

Presidente da estrutura que está a tratar da venda da Opel na Europa diz que é "inaceitável" que GM ainda não tenha decidido nada.

Diário de Notícias

  • Redução de salário por 'lay-off' abrange 15 mil trabalhadores

Governo garante que o número tem vindo a cair, apesar de se manter muito acima dos 1.212 casos registados ao longo de todo o ano passado. Trabalhadores perdem um terço do salário, financiamento pela Segurança Social. CGTP denuncia ilegalidades.

  • Empréstimo acelera formação profissional

O Tesouro vai antecipar fundos comunitários para formação profissional, através de um empréstimo até 260 milhões de euros ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

Jornal de Negócios

  • Fusões disparam entre fundos de investimento

A crise já levou à fusão de 26 fundos de investimento durante a crise, metade das quais este ano.

SÓCRATES OLÍMPICO

> O primeiro-ministro transforma-se hoje em atleta olímpico ao receber a medalha de ouro de Santarém. Das mãos de quem? Daquele que tem vivido à sombra do PSD, o inenarrável Moita Flores.

PÁGINA 3


Marisa Miller

- Esta espuma faz-me lebrar o contrário dos políticos... a espuma mal aparece, desaparece...

JACKSON ASSASSINADO

> O tribunal do condado de Los Angeles determinou ontem que a causa de morte do ‘Rei do Pop’ foi homicídio, abrindo o caminho para uma acusação contra o seu médico pessoal.

O tribunal determinou que foi ministrada uma combinação mortal de medicamentos a Michael Jackson antes de este morrer na sua casa de Los Angeles, no passado dia 25 de Junh, afirmou à Associated Press uma fonte anónima.
A mesma fonte precisa que os testes efectuados no corpo de Michael Jackson encontraram neste doses do anestésico potencialmente letal ‘Propofol’, bem como mais outros dois sedativos.
O médico de Michael Jackson, Conrad Murray, poderá agora ser acusado criminalmente de homicídio.

VIRAR DE PÁGINA

Blogues Correio Preto

NOVO RELVAS A MOSTRAR-SE

PSD Tudo contra o Preto

> O empresário junta-se ao grupo de social-democratas que estão contra a opção de Manuela Ferreira Leite de incluir António Preto nas listas que vão a votos nas legislativas. Na Universidade de Verão do PSD, Alexandre Relvas falou ainda das suas ideias para a economia.

Seguindo a máxima de Marques Mendes, o presidente do Instituto Sá Carneiro, Alexandre Relvas, considera que "quem entra na política, quem ocupa ou vai ocupar cargos políticos deve estar acima de qualquer suspeita". Uma frase que diz bem aquilo que Relvas terá pensado da inclusão de António Preto ou de Helena Lopes da Costa nas listas de deputados do PSD, os dois estejam acusados pela justiça da prática de vários crimes. Sem nunca referir estes dois casos concretos, o CEO da Logoplaste aproveitou a Universidade de Verão para insistir neste prinícipio: "Sob pena de se contribuir para a descredibilização das instituições democráticas" porque "nenhum interesse se pode sobrepor, em nenhumas circunstâncias, ao interesse público".

SEM CRISEE E SEM VERGONHA

Partidos Gastam mais de 50 milhões nas autárquicas

> O PS aumentou as verbas que vai gastar na campanha para as eleições autárquicas, enquanto que o PSD reduziu em mais de metade o dinheiro que planeia gastar, revela o “Público”.

O PS espera gastar 30,5 milhões de euros na campanha eleitoral para as autárquicas, contra os 27 milhões despedidos em 2005, enquanto o PSD irá gastar apenas 21,9 milhões, menos do que os 45 milhões utilizados nas últimas eleições, revela o “Público”, que cita os dados disponíveis no site da Internet do Tribunal Constitucional.

O jornal nota, contudo, que não está claro se estes números incluem os gastos em coligações, particularmente relevante no caso do PSD, que vai gastar 6,2 milhões de euros em coligações com o CDS/PP.

Os partidos mais pequenos são mais comedidos, com a CDU a esperar gastar 10,2 milhões de euros e o CDE e o Bloco de Esquerda 1,9 milhões de euros cada um.