terça-feira, fevereiro 10, 2009

Salazar: "Estes Parodiantes são tão engraçados"...


Ontem à noite, na SIC, assistiu-se ao segundo episódio da vida de Oliveira Salazar, um trabalho notável do realizador Jorge Queiroga. A dado momento, numa das cenas, Salazar abre um rádio, senta-se para ouvir e exclama: "Estes Parodiantes são tão engraçados...".
É verdade, o presidente do Conselho, Oliveira Salazar, ouvia religiosamente, entre as 13 e as 14 horas, o programa 'Graça com Todos' dos Parodiantes de Lisboa. Na altura, o produtor do programa Ruy Andrade teve conhecimento do facto através do barbeiro de Salazar.

10 comentários:

Anónimo disse...

João,
O Ruy de Andrade, não era o Inspector Patilhas do "Patilhas e Ventoinha", que fechavam o progama entre as 13.45h e as 14.00h ?
Um abraço
António Feijó

Anónimo disse...

João

Também me apercebi dessa referência..Sem colocar em causa o gosto de Salazar pelos Parodiantes de Lisboa, houve uma incorrecção por parte do autor da série...É que o que estava a passar na altura do comentário sobre os Parodiantes era a voz de Vasco Santana num dueto famoso da Rádio que se denominava "Lélé e Zequinha...
O seu a seu dono Abraço

M.M.

carla mar disse...

não foi na RTP ?!

Beijo meu :)

joão severino disse...

Olá António

O Ruy Andrade era o meu padrasto. Ele para além de escrever quase todo aquele humor, era o intérprete da maioria dos papéis. Famoso como Inspector Ventoinha. O que dizia: 'OK Chefe, contrariado, mas vou...'. O Patilhas era o seu irmão José Andrade.

Abraço

joão severino disse...

Não, Carla. Foi na SIC.

Anónimo disse...

João,
Sem querer entrar em polémica com M.M.,a "Graça Com Todos", passava no antigo Rádio Clube Português, entre as 13 e as 14 horas dos dias uteis. Mais tarde, não passou para os Emissores Associados de Lisboa?
E os Parodiantes não tinham outro programa "Piadinhas e Torradinhas"?
Eu vim para Lisboa em 1968 e não perdia nehum dos dois programas, um de manhã e o outro à hora de almoço!
Mais um abraço, e tenho pena que não vás ao almoço.
António Feijó

joão severino disse...

Caro António

Os Parodiantes passaram dos Emissores Associados para o Rádio Clube. Programas eram vários. Piadinhas e Torradinhas, de manhã. Graça com Todos, ao almoço. Teatro Trágico, à tarde. E depois houve vários ao longo dos tempos, como o Meia-Bola e Força! para os amantes do desporto.

Abraço

Karocha disse...

João Severino
Se o Ruy Andrade era seu padrasto, então você também ia ao Miguel dos Frangos em Bucelas?

joão severino disse...

Cara Karocha

Sim, naturalmente que ia onde se comia o melhor frango.

Karocha disse...

Então,você conhece-me de miúda!
Como a vida é engraçada :-)