quarta-feira, dezembro 31, 2008

Votos de quê?

No dia 31 de Dezembro de 2007 fartei-me de pensar que em 2008 é que era. Era o quê? Que a minha situação profissional iria mudar, as finanças iriam melhorar, como desempregado vindo do estrangeiro iria ter um subsídio qualquer idêntico ao dos ciganos, que a segurança social haveria de tomar em conta a minha situação precária, que os medicamentos para a doença de Alzheimer de minha mulher passariam a ser comparticipados, que deixaria de pagar uma fortuna pelos medicamentos para os meus diabetes, que a Câmara Municipal de Lisboa ou a Assistência Social haveria de me arranjar um T1 para residir e que o primeiro-ministro me recebia em audiência para trocarmos umas "impressões" sobre a máquina do seu partido e sobre os cambalachos de certos membros do seu governo, especialmente, aqueles que andam mais interessados em construir um novo aeroporto em Timor-Leste do que ajudar aquele povo desgraçado. Eram votos de esperança, de vida, de futuro. Passaram precisamente 365 dias e toda a situação deste escrevinhador está na mesma, como a lesma. Faço votos que em 2009... votos de quê? Não faço... tenham vocês um Bom Ano!

Happy New Year


Na minha Austrália já chegou o novo ano de 2009. Happy New Year! Em Sydney o fogo de artifício acompanhou as primeira badaladas do novo ano e o povo rejubila em ambiente de super festa. Para todos os meus familiares e amigos que vivem naquele maravilhoso país, aqui vos deixo um grande abraço com o desejo de vos voltar a ver um qualquer dia.

Bocas na rua (170)

- Então, Zeca?! Onde vais passar o ano esta noite?
- Com o Sócrates!
- Também tu... que grande mentiroso!

País ingovernável

Mário Soares reitera temer que Portugal fique “ingovernável” em 2009 devido a eventuais protestos decorrentes de uma elevada taxa de desemprego no país.
Não tenho dúvidas de que se o Partido Socialista estivesse na oposição que há muito já estaria na rua a violência através da mobilização paga dos bairros sociais circundantes das grandes cidades. Há muito que o país já estaria ingovernável.

O kaos de hoje (16)


Fartar vilanagem

O Conselho de Ministros decidiu ontem que, nos próximos dois anos, as obras públicas cujo valor não exceda os 5,15 milhões de euros podem ser atribuídas a uma empresa ou consórcio de empresas por ajuste directo.

As melhores da Reuters 2008







A Melhor Primeira do Mês (5)

Blogando com prazer (154)

TUDO SOBRE O PSD


Eterno delator de pequenas ou médias intrigas de bastidores,
que aliás não interessam nada a ninguém,
detector de corruptos e mafiosos do aparelho partidário,
de que se sente sempre demarcado,
pois a cada um as suas conspirações preferidas,
mas sobretudo 'o' mal-amado, 'o' só e 'o' incompreendido,
ei-lo Pacheco, o único historiador, politólogo e blogger no activo,
fazendo autópsia / vivissecando esse cadáver ainda vivo chamado PSD.

Joshua, in PALAVROSAVRVS REX (nossos links)

A actriz no Pau (10)


Channelle Hayes

Colher de Pau (7)

Para a Justiça portuguesa que apresenta no relatório da Procuradoria-Geral da República relativo ao ano de 2007 mais de 360 crimes que foram arquivados.

A Vergonha do Ano

Photoshop do Bru (2)

Moderna encerra portas ou Portas encerra Moderna

A Universidade Moderna encerra as portas hoje após um dos mais tristes e degradantes casos de fal~encia no Ensino Superior. Ainda há quem esteja convencido que as portas da universidade encerram porque na Moderna houve Portas, o político.

A primeira prenda 2009

A primeira prenda que o Governo oferece aos portugueses no primeiro dia de 2009 é o aumento das portagens. De Lisboa ao Algarve, por exemplo, passamos a pagar mais de 20 euros.

O roubo na gasolina

Vamos entrar no novo ano assistindo ao roubo do Governo através dos impostos fixados no preço da venda de combustíveis. As gasolineiras baixaram mais uns míseros cêntimos situando-se ainda o preço por litro, de gasolina de 95 octanas, acima de 1 euro.
O preço justo deveria estar neste momento entre 72 e 75 cêntimos de euro.

O desacordo ortográfico

O chamado Acordo Ortográfico entra em vigor amanhã no Brasil. Felizmente que em Portugal ainda há bravos a resistir contra este crime contra a língua portuguesa em detrimento da língua brasileira. Orgulhamo-nos de portugueses como Vasco Graça Moura e António Lobo Antunes. Este, salientou que a sua posição é contra a entrada em vigor das novas normas, definindo o Acordo Ortográfico como "uma estupidez". Garante que vai continuar "a escrever da mesma maneira". Por outro lado, o autor considera que o acordo se deve principalmente " a razões económicas e políticas" que têm origem no Brasil.

Por mares nunca dantes blogados (39)

Feliz 2009

"Que razões há para postular que já existe o futuro?" Borges, Outras Inquirições
O reveillon é um rito movido por medo ancestral. Primeiro, o medo metafísico que não exista um futuro, depois, o medo ritual que o ciclo dos anos cesse caso se suspenda a adoração festiva que pontua as passagens. A fé no futuro antes de ser subjectiva e biográfica, afeita a balanços e objectivos, é a reacção colectiva ao pânico da extinção calendária do tempo. A ansiedade da contagem decrescente nasce da incerteza de continuarmos pelos negativos adentro.

Bruno Sena Martins, in Avatares de um Desejo (nossos links)

França deixa presidência europeia




O
nosso aplauso para Nicolas Sarkozy que hoje deixa de presidir à Comissão da União Europeia. Sarkozy, ao contrário de outros políticos de aviário e cursados via-fax, soube imprimir outra dimensão à liderança da Europa em vários quadrantes do areópago político internacional. O início da sua presidência pautou-se logo por uma mediação forte e exemplar no conflito da Geórgia. Sarkozy enfrentou a crise internacional com firmeza e destreza, dialogando com as superpotências sempre de baixo para cima e nunca rastejando como um "varredor de lixo". No diálogo com os EUA soube defender os supremos interesses da Europa e deixa a presidência com a auréola de grande estadista.

Terras de Portugal que visitam o PPTAO (65)

VILA VERDE, Braga

O jornal de hoje (183)

terça-feira, dezembro 30, 2008

Parabéns a Paulo Querido


Pacheco tem toda a razão

É curioso ver como os media albergam, acarinham e discriminam positivamente as personalidades mais preconceituosas em relação ao jornalismo.
Atacar o jornalismo e os jornalistas constitui uma espécie de salvo-conduto para escrever nos jornais de referência
” — escreveu muito acertamente Luis Paixão Martins em O cão que morde o dono.
A blogosfera vai aprender mais esta “lição” dos jornalistas e devolver desmesurada atenção a quem a trata como lixo e a invectiva, desdenha, subalterniza, esnoba e provoca — tudo isto, claro, desde que percebeu que já não é a rainha de Inglaterra do blogómetro.
Pacheco tem toda a razão, os bloggers são como os piores jornalistas, uns pategos, uma cambada de idiotas, selvagens, incultos e manobráveis (por outros pachecos, esse é que é o problema de Pacheco). Todos fuzilados de encontro ao desktop. Viva Mao.

Paulo Querido, in Certamente

Simples como o interruptor...

O homem não sabe o que diz


pacheco pereira resolveu ofender os jornalistas que abraçaram a blogosfera. O meu desprezo para este basófias. O link do seu blogue vai ser retirado da barra lateral do PPTAO.
Aqui deixo um texto exemplar da autoria de Tiago Moreira Ramalho publicado no Corta-Fitas.







JPP e a Blogosfer
a

Já tinha escrito aqui que não leio o Abrupto, pelo menos não o leio regularmente. Visito a página de José Pacheco Pereira apenas quando alguém me chama a atenção para um texto seu. Foi o caso. O António de Almeida fez uma chamada de atenção para uma análise sobre a Blogosfera feita pelo biógrafo de Álvaro Cunhal, na qual é transmitido ao amigo leitor o desagrado de JPP em relação ao que por aí se escreve, querendo eu dizer com "por aí" "na blogosfera". Ao que parece na blogosfera escreve-se cada vez mais lixo, os jornalistas vieram sujar o belo do pano e é uma missão quase impossível encontrar um bom texto, um bom autor, um bom blogue. Enfim, opiniões. Eu, não sendo jornalista, estou à vontade para dizer que com os jornalistas a blogosfera ganhou e tem ainda imenso a ganhar. Se o senhor PP se julga culto e sabedor das coisas do mundo em que vivemos, também os jornalistas trazem questões para o debate que dificilmente seriam trazidas pela mão de um não jornalista. Falo por exemplo do José Milhazes, mas os exemplos são muitos e passam também pelos nomes desta nobre casa que é o Corta-fitas.

E há ainda que dizer que o tão crítico JPP traz muito pouco à blogosfera. Utiliza o Abrupto como se fosse a Sábado ou o Público: um espaço para dizer apenas o que pensa, quando um blogue não é só isso, é muito mais. Um blogue é importante pela discussão e debate de ideias, coisa a que o senhor JPP não se digna por, pelos vistos, achar que trava um duelo desigual no qual começa com franca vantagem. E, já agora, se os jornalistas trouxeram os males do jornalismo para a blogosfera, o Pacheco Pereira trouxe sem sombra de dúvidas os males da política: o constante contorno das questões que não lhe convêm é apenas uma das evidências disso.

Os Sornas do Ano

photo Natacha Cardoso/DN

O Anúncio do Ano

A Ideia do Ano

O Petisco do Ano

O Utilitário do Ano

O Palhaço do Ano

A Bebedeira do Ano

O Amor do Ano

Guarde a sua opinião


Se tem opinião, guarde-a para um novo blogue que aí vem depois da passagem de ano. Dia 5 de Janeiro o maior delito é ter opinião.

Colher de Pau (6)

Para Vitalino Canas, porta-voz do PS, pela forma despudorada e rasteira como reagiu ao conteúdo da intervenção do Presidente da República.

Bocas na rua (169)

- É pá, o vírus da gripe vai atacar um milhão de portugueses!
- E não haverá um vírus só para governantes?...

Passagem de ano sem cheta

Se você foi daqueles privilegiados que ainda teve umas coroas para comprar um par de peúgas para a sogra no Natal e agora encontra-se sem cheta para a passagem de ano, então, não desmoreça. Fique a saber que ainda se pode divertir à borla na última noite de 2008. Veja aqui

Photoshop do Bru (1)

O candidato açoriano

A conversa de café desta manhã foi com um açoriano.

- Então, por cá?
- Vim para as festas!
- E apanhou por cá outra festa... a do Estatuto!
- A gente lá nos Açores estamos a marimbar para o Estatuto! Mais importante é o desgosto de atirarmos para o lixo com 10 toneladas de ananases!
- Dez toneladas?!... Mas isso é uma loucura!
- Diz bem, meu caro... uma loucura à qual ninguém do governo dá importância e os produtores que se lixem!
- E a que se deveu a catástrofe?
- Às mudanças repentinas do clima que provocam o amadurecimento precoce da fruta.
- Realmente, essas coisas que fazem doer o povinho açoriano é que deviam ser tomadas em conta, mas o vosso presidente do Governo Regional anda mais preocupado com o Estatuto...
- É a guerra dele!
- Guerra com quem?
- Então, você não sabe porque é que foi esta teimosia toda?
- Para mais autonomia?
- Não senhor! O César quis já marcar terreno para a sua ambição...
- Qual ambição?
- O homem quer ser o candidato do PS a Presidente da República...

O kaos de hoje (15)

O jornal de hoje (182)

'Omissão Impossível' 2008


Vale a pena ouvir a melhor música em OMISSÃO IMPOSSÍVEL

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Esticar a corda


é meia-noite. Vou-me deitar. O Sócrates e o Cavaco que estiquem a corda e depois verão o bau que arranjam...

Os "absurdos"

Lealdade, João Gonçalves

Cavaco, fraqueza fraca



A situação que nos parecia ridícula no Verão parece-nos afinal agora
o sinal acabado da estratégia oportunística de confrontação
por que se regeu o PS parlamentar [mero títere do governamental]
sob os auspícios de um José Sócrates que não olha a meios:
o caos completo e a conflitualidade como forma de vida
são as sementes de uma legislatura autoritaresca e fracturante.
lkj
Vejam a figura de Vitalino Canas porta-vozeando um ataque ao PSD
dentro da velha e cansativa chicana politica e com aquela boquinha risonha
de um perfeito e reduplicado aboletado do Regime,
grande imitador do Lello topa-a-tudo-em-tacho,
veja-se também a figurinha do PSD nacional,
a figurinha triste e subalterna ao PSD regional
assim como de quantos sobrevoaram esta questão com um amadorismo
que viola a constituição. O PR tem razões para arrasar
por tudo e por nada um PS subversivo e provocatório e se o não faz
nós sabemos porquê: é novamente a fraqueza fraca de Cavaco
e o contexto de crise que determinam que os torpes continuem
nos lugares tremidos em que estão. Se o PR não age com força
pode bem ser que o Povo possa agir e levantar-se.
lkj
Tenho sempre uma esperança de que em Portugal não more afinal um Povo
vegetal vegetando alienação e alheamento até ser tarde de mais para si,
um Povo subserviente e temebundo perante as autonomias
e as tácticas cínicas dos seus líderes assim como dormente
perante o banho de propaganda que o esgana todos os dias.
lkj
O Disney Sexual em desfile orgástico, basta clicar para ver melhor,
e que escolhi como ilustração metafórica de esta posta,
é justamente o ícone de toda uma inversão inesperada de papéis
dentro do alinhamento institucional entre os órgãos de soberania.

Joshua, in PALAVROSSAVRVS REX

Promessas, mentiras, propaganda e deslealdade


O Presidente Cavaco Silva falou ao País sobre a promulgação do Estatuto Político-Administrativo dos Açores. Em tom grave, magoado, traído. Com uma linguagem que todos os portugueses perceberam. O Presidente confirmou o que se suspeitava que pensava sem dizer: o Partido Socialista e o seu líder José Sócrates praticaram o absurdo, a falta de lealdade e, deduz-se das palavras do Presidente, viabilizaram, propositadamente, que venham aí dias muito maus para a governação - esta sim, absurda - por óbvia falta de cooperação estratégica por parte de um Órgão de Soberania que só faltava fazer de palhaço...
Assistimos a "precedente muito grave".

Cavaco esta noite

Esta noite, o Presidente da República vai falar ao País. Podia falar de:

- José Sócrates andar a camprar roupa cara com os portugueses de tanga.
- Maria de Lurdes Rodrigues conseguir irritar 200 mil.
- Mário Lino dormir demasiado no Parlamento.
- Paulo Rangel utilizar constantemente a cassete de Ferreira Leite.
- Pedro Santana Lopes concordar com muros de Berlim.
- Cais das Colunas com pedras falsas.
- Bancos falidos que não interessam a ninguém.
- Portugal vendido a Angola.

E já agora, que o Estatuto dos Açores há-de ser levado pelo Anti-Ciclone, de fato e gravata...

A escolha é sua

Às 20.00 horas pode ver na Sport tv o Manchester United - Midlesbroug.
Às 20.15 fala o Presidente Cavaco Silva.

Dizem-me que este é o futuro do BPP...

A melhor música













A
melhor música está em OMISSÃO IMPOSSÍVEL

Aos 50 é que é bom...


Madonna

Jornais: mau tempo no canal

O Estado vai deixar de publicar os anúncios oficiais na imprensa. Mais uma medida deste Governo para "ajudar", muito especialmente, a imprensa regional. Creio que em 2009 vão desaparecer alguns jornais. Aqui

Biografia de Rocha Vieira






Ainda
não foi neste Natal o lançamento de um livro sobre a biografia do último governador de Macau. Estou para saber quem será o autor(es) da biografia do general Vasco Rocha Vieira e quais os temas escolhidos de maior destaque na vida do militar e, muito especialmente, quais os acontecimentos de maior referência e polémica sobre a sua governação em Macau até ao último dia de administração portuguesa. Digo-vos isto porque, há alguns meses, interessei-me em ser o autor de uma biografia independente sobre Rocha Vieira. Contactei com o general e ele transmitiu-me que já havia alguém a realizar esse trabalho. Mas, afinal, ainda não foi este ano...

'Magalhães' pode ter dias contados

As autarquias a que as direcções regionais de Educação do Norte e Centro enviaram propostas para que oferecessem o acesso dos alunos à Internet a partir de casa recusaram-se a pagar o programa do Governa, informa hoje o DN.
O jornal adianta que neste momento, apenas 230 mil pais se inscreveram para receber o 'Magalhães', menos de metade do que está previsto como meta até final do ano lectivo.
Parece que nem toda a propaganda pega...

Vêm aí mais túneis para Lisboa

Santana Lopes diz para verem como se faz em Berlim-Leste...

Cavaco vai arder o cavaco?

A expectativa é grande. O Presidente Cavaco Silva vai pronunciar-se hoje sobre o Estatuto dos Açores ou sobre a rectificação do Orçamento de Estado. A lareira tem estado acesa em lume brando, apesar das provocações ultimamente vindas do Governo para que o lume aqueça mais neste Inverno com imensas possibilidade de queimar . Hoje saber-se-á se o Presidente Cavaco atira com um cavaco daqueles que provoca faúlhas...

Queiroz virou racista





Carlos
Queiroz voltou a falar. E em vez de estar caladinho preferiu o disparate. E o disparate traduzido em discriminação e racismo. Queiroz afirmou que os críticos não seriam tão severos se ele "falasse com sotaque", numa piada racista ao brasileiro Felipe Scolari e a todos os cidadãos do mundo que falam português com "sotaque". Repudiamos vivamente as declarações maldosas deste assistente de treinador de Alex Ferguson, que parece ter inveja de toda a gente que consiga êxitos no futebol. Um indivíduo que nunca ganhou nada, que enterrou a nossa selecção de futebol e que a afastou do próximo Mundial* pela sua incompetência, teria a obrigação, pelo menos, de não ofender os seus semelhantes que falam português com "sotaque". Onde estão agora as associações que combatem a discriminação e o racismo?...

*Aceito apostas como não iremos ao Mundial

O jornal de hoje (181)

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS comemora hoje o seu 144º aniversário. A quantos trabalham no diário enviamos os nossos votos de longa vida para manter este jornal de referência.

domingo, dezembro 28, 2008

Onde é que está o Miguel Veloso?... E o Djaló?

Boa música

O 'Omissão Impossível' já regressou de férias.

NÃO VALE A PENA ter esperanças desmedidas para 2009

O realismo de António Barreto.

Bocas na rua (168)

- É pá, que história é esta mais parva do Presidente Cavaco vir agora criar problemas sobre o Orçamento de Estado?
- Deve ser para saber se há dinheiro para o seu salário...

No PSD a mama começa a acabar

Alguns ilustres autarcas andam muito aborrecidos com Manuela Ferreira Leite porque esta decidiu que nas próximas eleições quem se candidatar a autarca não poderá fazê-lo para deputado. Uma boa medida da líder do PSD se atendermos que a incompatibilidade é um facto. Havia gente que nuns dias eram deputados para a promoção pessoal e noutros passavam a autarcas por conveniência de interesses "profissionais"...

Haja memória

«Em 1987, propus que a esquerda se coligasse para conquistar à direita a Câmara Municipal de Lisboa e, na altura, o líder do PS, o Dr. Vítor Constâncio, e as pessoas que o rodeavam – entre as quais Manuel Alegre – achavam que isso era um crime de lesa majestade, porque não podia haver alianças com o PC, nem com os pequenos grupos de esquerda, que hoje formam o Bloco de esquerda.»

João Soares, entrevista à Focus, 23.12.08

O kaos de hoje (14)

A actriz no Pau (9)


Megan Fox

Bastonário resolve

Marinho e Pinto é o bastonário da Ordem dos Advogados mais polémico, contestado e invejado. Mas trabalha. Aqui

Você tem opinião?


Atenção! Atenção! Se tem opinião, ponha os olhos em Janeiro! Vem aí um blogue a sério! Com opinião e sem delito!

Na sombra da sombra (14)


























É Natal! É Natal!
Tocam os sinos
Toca o telefone
É a Mafalda
É a Cristina
É a Teresa
É o Carlos
É o Francisco
É o Leonardo!

Noite de festa
Festas, Música
Beijos, Abraços
Prendas
Hipocrisia

Vou-me deitar!


Ana Lencastre (colaboradora do PPTAO)

Acabou a festa! Podem regressar ao trabalho...

Bocas na rua (167)

- É pá, aquilo já cheira mal!
- O quê?
- O caso Esmeralda...

Colher de Pau (5)

Uma forte colherada para a ministra da Saúde, Ana Jorge, que passa as festas descansadinha da vida a oferecer cheques ao chefe para comprar roupa e assistindo aos doentes esperando mais de 20 horas por uma consulta nas Urgências dos hospitais.

Livros caríssimos

Como ele tem razão.

O mais que todos

Vale a pena ler isto.

Se pensa em sexo, espirra (Atchim!)


Espirrar pode estar relacionado com excitação sexual. Quem o diz são dois médicos britânicos, num estudo divulgado na publicação científica Journal of the Royal Society of Medicine. A ligação entre um ataque de espirros e a excitação sexual é explicada através de uma falha no sistema nervoso, dizem os especialistas. Embora não aconteça com toda a gente, o fenómeno é mais comum do que se pensa e pode até mesmo ser genético. Os médicos decidiram investigar a relação entre os dois comportamentos após lerem um relato sobre um paciente que tinha ataques incontroláveis de espirros cada vez que pensava em sexo. Numa breve pesquisa em fóruns e salas de chat na Internet os especialistas descobriram outras 17 pessoas, de ambos os sexos, com os mesmos sintomas. "Pode parecer estranho mas este reflexo demonstra a existência de relíquia evolucionária na estrutura de uma parte do sistema nervoso autónomo", explica um dos otorrinolaringologistas, Mahmood Bhutta. "Essa é a parte do sistema nervoso que comanda coisas sob as quais não temos controlo, como os nosso batimentos cardíacos ou a quantidade de luz que entra nas nossas pupilas". O médico explica ainda que "por vezes nesta zona os sinais ficam cruzados", o que pode levar algumas pessoas a espirrarem quando pensam em sexo. Contudo, por vergonha a grande maioria destas pessoas não procura ajuda médica.

O jornal de hoje (180)

sábado, dezembro 27, 2008

€2550 que me ofendem








hoje tive conhecimento que o Governo ofereceu a José Sócrates como prenda de Natal um cheque no valor de 2550 euros, para que o chefe do Executivo possa fazer compras em determinada loja de roupa. Como cidadão senti-me ofendido pelo luxo típico de novos-ricos. Fiquei chocado porque €2550 davam para eu almoçar 850 vezes. Tenho uma tasca ao pé da porta que serve refeições a 3 euros.

Colher de Pau (4)

'Colher de Pau' no cachimbo de Mário Lino, ministro das Obras Públicas e Transportes (incluindo o TGV...) porque o Observatório de Segurança das Estradas e Cidades alertou que existem auto-estradas sem segurança e o governante limitou-se a mandar dizer que a associação não tem credibilidade...

Terras de Portugal que visitam o PPTAO (64)

ORJAIS, Castelo Branco

O kaos de hoje (13)