domingo, agosto 31, 2008

Férias

A nossa saudação muito especial vai para todos os leitores que regressaram de férias e que novamente voltam ao nosso convívio. Dizer-vos que durante o mês de Agosto o nosso blogue esteve activo, assim a modos como o pessoal da pesada que se fartou de assaltar bancos, gasolineiras, ourivesarias, residências, carros de luxo e de transporte de valores e quejandos. Num mês em que se falou muito de silêncio, chegando mesmo no caso do PSD e de Manuela Ferreira Leite a ser um silêncio ensurdecedor. Esperamos que as vossas férias tenham sido calmas e retemperadoras. Os votos de uma boa rentrée e que o bronze obtido nas praias se transforme em ouro com trabalho, saúde e dinheiro para gastos.

Chá das cinco (128)

Más companhias

Na edição de hoje do DN ficámos a saber que a ilustre jornalista Fernanda Câncio anda a almoçar com proprietários de restaurantes que pagam rendas simbólicas à Câmara de Lisboa...

O que eles dizem (62)

"Sinto cansaço de fazer a barba, mastigar, de viver... é uma chatice!

Manoel de Oliveira, 100 anos, realizador de cinema

Austrália tem falta de homens

Na Austrália as mulheres andam um pouco às aranhas com a falta de homens. Para haver igualdade seriam precisos mais cem mil homens. Avancem...

Cocktail na rentrée

No mês de Setembro vai acontecer:

- Em Setúbal vai para obras o prédio que explodiu em Novembro de 2007 (sim, só agora).
- Serão receitadas as vacinas contra a gripe.
- Entre os dias 10 e 15 reabrem as aulas do ano lectivo 2008/09.
- Será posto à venda o computador português "Magalhães".
- No dia 18 o julgamento do "processo Casa Pia" avança para as alegações finais (já era tempo).
- No dia 8 Fátima Felgueiras também vai assistir às alegações finais do "processo saco azul". Felgueiras responde por 23 crimes.
- A TAP vai passar a voar directamente para Casablanca, em Marrocos.
- Os fãs da rainha da pop já contam os dias para o próximo dia 14, quando Madonna volta a actuar em Portugal.
- No dia 19 Maria João Pires vai estar no CCB, em Lisboa.
- A 23 é Colbie Caillat que actua no Coliseu dos Recreios.
- Nos dias 5, 6 e 7 regressa a Festa do Avante à Quinta da Atalaia.
- No dia 4 temos a estreia do grande filme "Mamma Mia!" com Meryl Streep.
- No dia 8 todos os amigos de Herman José podem assistir na SIC ao seu regresso com a "Roda da Sorte".
- Os deputados voltam à Assembleia para continuarem as férias... nos intervalos discutem o Código do Trabalho.
- Para que se mate a bandidagem toda, o ministro da Administração Interna vai entregar 8750 pistolas novas às forças de segurança.
- Quanto aos livros a editora 'Caminho' lança "A Vida nas Palavras de Inês Tavares" de Alice Vieira e "Casa de Férias" de Gonçalo M. Tavares e Rachel Caiano.
A 'Gradiva' lança "A Origem das Espécies de Darwin - Uma Biografia" de Janet Browne, "Quem Mexeu no Meu Blackberry" de Lucy Kellaway, "O Mundo Pós-Americano" de Farred Zacaria e "Anno Domini" de George Steiner.
A 'Dom Quixote' lança "A Última Colina" de Urbano Tavares Rodrigues, "No Silêncio de Deus" de Patrícia Reis, "O Senhor das Moscas" de William Golding, "A Portuguesa e Outras Novelas" de Robert Musil e "Escrever Depois de Auschwitz" de Gunter Grass.
A ' Pergaminho' lança "O Terceiro Jesus" de Deepak Chopra e "O Vencedor Está Só" de Paulo Coelho.
A 'Bertrand' lança "As Crónicas de Obernewton" de Isobelle Carmody, "O Cavaleiro do Séc. XVIII" de Cavaleiro de Oliveira, "Malabar" de Mário Cunha, "A Peste Negra" de Gilbert Bordes, "O Segundo Sexo II" de Simone de Beauvoir, "O Criado" de Daniel Silva e "O Cabalista" de Geert Kimpen.

Sai mais um plágio... (1)

Serão 20 anos de gamanços ?

David Charvet - "Should I Leave"

http://www.youtube.com/watch?v=GClvah7v9v8

Michael Carreira - "Do you love me?"

http://www.youtube.com/watch?v=MB-MksYIHyY

T-045711977-5 DO YOU LOVE ME INDEFINIDO MICKAEL Compositor
T-045711977-5 DO YOU LOVE ME INDEFINIDO RICARDO Compositor/Autor

Bocas na rua (84)

- Ó Vieira, o Benfica este ano está muuuuito melhor!
- Achas?!
- Então, não acho... o ano passado perdemos em casa com o Porto...

O jornal de hoje (65)

sábado, agosto 30, 2008

Moniz amigo, mas pouco...

Conheço o José Eduardo Moniz há muitos anos. Trabalhámos juntos na RTP. Esta manhã, o José Eduardo entrou no café do João Eduardo, que sou eu. Quando o vi logo tive uma sensação de grande satisfação em poder dar um abraço a um amigo de longa data. Dirigi-me a ele e cumprimentei-o. Esqueci-me que o Zé Eduardo é o "patrão" da TVI, está riquíssimo, não precisa de ninguém e tem 500 tipos chatos todos os dias a perturbar-lhe a medula... obviamente que me respondeu muito friamente e lá se foi no seu grande Mercedes. Que Deus lhe dê muita saúde para gozar as mordomias.

Blogando com prazer (130)

A isto, sim, podemos chamar novidade

Esta eleição presidencial nos EUA é já histórica por vários motivos. Desde logo, é a primeira desde 1952 em que irão a votos dois candidatos que não desempenhavam anteriormente funções na Casa Branca, como presidente ou vice-presidente. No campo democrata, fez-se história com a nomeação de um senador mestiço, filho de pai africano e muçulmano - facto inédito na vida política norte-americana. No campo republicano, também John McCain acaba de fazer história ao escolher Sarah Palin, a popular governadora do Alasca, como sua vice. À direita, é também um facto inédito. Geraldine Ferraro, candidata a vice-presidente em 1984, foi até hoje a única mulher a integrar uma parceria democrata à Casa Branca (nesse ano, o recandidato Ronald Reagan derrotou copiosamente o candidato do Partido Democrata, Walter Mondale).

Entre os adeptos de Barack Obama, nos EUA e não só, houve logo quem se apressasse a criticar Sarah Palin, que tem 44 anos, por "falta de experiência". É precisamente a principal crítica que pode fazer-se a Obama: do seu currículo - que inclui sete anos como deputado estadual no Illinois e quatro anos como senador em Washington - não consta qualquer cargo executivo. Palin tem essa experiência, pois governa há dois anos o Alasca. Mas a sua designação deve-se sobretudo à tentativa de McCain de captar o voto feminino - faixa do eleitorado que está longe de se render a Obama, sobretudo depois de este ter excluído Hillary Clinton da corrida à vice-presidência, contrariando muitos dos 18 milhões que votaram nela nas primárias democratas

Reveladoras foram as palavras de apreço que Geraldine Ferrraro e a própria Hillary dirigiram a Sarah Palin mal a notícia foi conhecida. Há hoje nos EUA muita gente a pensar assim, olhando com simpatia esta mãe de cinco filhos (um dos quais deficiente) que fez do combate à corrupção no Alasca uma das suas prioridades e está muito mais associada à palavra mudança do que o vice de Obama, Joe Biden, que mantém um assento no Senado desde 1972. Tinha então Sarah Palin oito anos.



Pedro Correia, in Corta-Fitas (nossos links)

Pequeninos mas faladores

Portugal é um mini-país mas é um maxi-falatório. Não contente com três operadoras de comunicações - TMN, Vadafone e Optimus - ainda se dá ao luxo de autorizar mais duas operadoras. Já em 2009 vamos contar com a Radiomóvel, que já anda por aí no mercado, e com outra que ganhar o concurso público da Anacom. Pequeninos... mas rabinos e armados ao pingarelho.
Entretanto, a Optimus é que sabe como cativar os clientes. Entre 1 e 28 de Setembro a operadora "laranja" vai oferecer três automóveis Porsche Cayenne (um luxo) aos clientes que recebam de resposta às suas mensagens escritas uma mensagem premiada. Numa fase seguinte, os clientes convidam os amigos a enviar SMS e quem enviar mais mensagens recebe o quarto Porsche. É obra... é optim(us).

A Melhor do Mês (3)

Quem tiver frangos...

Se você for proprietário ou conhecer algum amigo que seja proprietário de um aviário, façam as malas e avancem para Moscovo com a frangalhada toda. Acontece que o primeiro-ministro Vladimir Putin proibiu a entrada na Rússia de todos os frangos oriundos dos Estados Unidos da América. Ora aqui está uma grande oportunidade de negócio para todos os que finjam ser anti-americanos e que joguem no frango...

Democracia em Angola?

Nunca, jamais, jamé! Democracia e liberdade em Angola são termos proibidos para os próximos 50 anos. O que é permitido é a construção secreta de um aeroporto gigante que terá o nome de José Eduardo dos Santos e a construção de vários estádios de futebol para ali se jogar o CAN 2010, continuando o povo a morrer à fome.
Mas, o mais importante são as eleições não democráticas e supervisionadas pelos controladores do regime ditatorial, para fingir que existe por ali uma democracia. Para que tenham uma pequena ideia da grande liberdade de expressão que o regime consente, basta referir que o Público, Visão, SIC e Expresso ainda estão à espera de vistos para que os seus jornalistas possam realizar a cobertura das eleições. Naturalmente, que os vistos nunca irão chegar...

A melhor foi de Pinho

A notícia considerada como a melhor do mês de Agosto entre os colaboradores do PPTAO, diz respeito ao ministro da Economia.
Manuel Pinho conseguiu ser falado e visto em todo o mundo sem dizer uma palavra. Limitou-se a mergulhar numa piscina onde estava o "tubarão" campeão olímpico Michael Phelps...

Phelps ainda hoje pergunta se aquele tipo na fotografia era algum nadador-salvador ou o emplastro da RTP...

Mário Lino na areia

Quem andou a dizer que o ministro Mário Lino era um adversário do deserto do Sul, enganou-se redondamente. Lino adora a areia... mas não a do deserto. O ministro abancou de férias no Algarve e foi logo para as alturas de Altura e fixou-se no restaurante "Pezinhos na Areia", na Praia Verde. Com areia e com os pezinhos bem assentes em vários petiscos, sabe-se que o ministro está muito mais gordo...

Amado de bicos de pés

Luís Amado é ministro dos Negócios Estrangeiros. Mas já se convenceu que pode ser muito mais, como por exemplo, ser o candidato do PS a Presidente da República. Não tem estofo nem "diplomacia". Agora pôs-se em bicos de pés para ficar como peão importante no tabuleiro do xadrez político internacional. Veio tomar uma posição deveras polémica ao pronunciar-se de forma muito crítica contra a União Europeia e os Estados Unidos da América. As barbas devem ter-lhe feito comichão e resolveu criticar as relações dos europeus e americanos com os russos. Entende este político (realmente já com barbas) que a Rússia nos merece toda a consideração e que é um país democrático. Por muitas destas, é que dizem ser um Amado sem amor...

Cavaco intermediário na venda de jogador de futebol

O major Valentim Loureiro não tem fama de desbocado. Ele é verdadeiramente um abre-latas de segredos políticos. Desta feita, ficámos a saber pela sua pessoa que Cavaco Silva afinal anda mais pelo interior do mundo do futebol do que se poderia imaginar.
No Verão de 1990, os jornais desportivos alimentavam a novela da transferência do boavisteiro Isaías para o Benfica, mas a verdade é que o clube da Luz não apresentara qualquer proposta. Valentim Loureiro, presidente do Boavista, começava a desesperar, sem imaginar que o negócio seria intermediado por Cavaco Silva, durante uma recepção em S. Bento.
O então primeiro-ministro estava ao corrente das notícias e aproveitou a presença de Valentim e Jorge de Brito, presidente do Benfica, para se inteirar do impasse. Tudo se resumia a uma diferença de verbas. O Boavista pedia 250 mil contos e Jorge de Brito só queria pagar 200 mil. "Posso dizer uma palavra?", terá dito Cavaco Silva, aos dois interlocutores, sugerindo que se partisse a diferença ao meio. Valentim disse que o negócio ficou logo ali selado com um aperto de mão...

Marcelo vê Manuela sem ambição

Marcelo Rebelo de Sousa mostra-se muito preocupado com Manuela Ferreira Leite, a quem acusa de "falta de ambição para mobilizar o PSD para a vitória", segundo se lê hoje no Expresso.
O comentador da RTP e potencial candidato a PR diz-se "muito preocupado com o PSD" e acha que Manuela Ferreira Leite "não está a mobilizar o partido para a vitória" em 2009.
Para o professor, a líder do PSD cometeu um erro grave quando afirmou que não iria pedir uma maioria absoluta. "Sócrates vai pedir uma maioria absoluta e a líder do PSD, se quer ganhar, tem que pedir o mesmo que ele. Eu sei que isso vai contra o realismo dela mas se se joga para a parada média é como no futebol: às tantas perde-se", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa que também se pronunciou sobre as divisões no interior do PSD. Para Rebelo de Sousa a ameaça das oposições internas de ressuscitarem o assunto das Regiões "atinge o paroxismo": "é que este tema é fracturante dentro da própria equipa de Ferreira Leite", onde Rui Rio deixou de estar com a líder contra as Regiões.

Aeroporto de Lisboa: as malas são roubadas

Uma quadrilha bem organizada tem actuado no terminal do aeroporto de Lisboa, onde tem roubado um grande número de malas e outra bagagem, incluindo pranchas de surf. O roubo de bagagens está sem controlo, assim a modos como a segurança no país. Muitas das malas são ilegalmente abertas e dadas como desaparecidas. Caso não tenham nada de valor, o gangue recoloca-as nas passadeiras como se tivessem sido extraviadas.
O roubo de malas já é um fenómeno antigo no aeroporto de Lisboa, mas tem sido silenciado ao máximo para que não provocasse a reclamação de milhares de euros de indemnizações. segundo disse ao PPTAO um funcionário de uma empresa que opera no aeroporto da capital. "Regra geral a quadrilha preocupa-se com malas de marca, tipo Sunsonite, Louis Vuitton e Chanel ou com a bagagem pertencente a passageiros das classes executivas", disse a nossa fonte que acrescentou que os roubos têm a conivência de funcionários do aeroporto e mesmo de alguns agentes policiais.

A Madeira é um jardim mafioso

A ilha da Madeira e o seu regime off shore está a servir às mil maravilhas para lavar dinheiro da mafia russa. Uma das mais poderosas organizações mafiosas russas tem usado a Madeira para as suas actividades, descobriram as autoridades espanholas, porque as portuguesas têm de se preocupar mais com a Quinta do Mocho e com a Cova da Moura...

O jornal de hoje (64)


sexta-feira, agosto 29, 2008

Évora gay





A
27 e 28 de Setembro, Évora será ponto de romaria de homossexuais de Portugal e de Espanha que assumem a sua condição de católicos (entre outras correntes cristãs). A hierarquia eclesiástica portuguesa já foi informada da iniciativa e ao arcebispo de Évora foi mesmo pedido o serviço de um sacerdote, para assistência espiritual. Os organizadores enviaram convites aos diversos partidos políticos. Uma chamada especial foi dirigida ao secretário-geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, que estará presente.

Mamacopy...

Percebem alguma coisa?...

O jornal 'Público' continua a perder leitores

Desde que o Público despediu um grupo de jornalistas nunca mais foi o mesmo. Nem com a renovação gráfica conseguiu suplantar o Diário de Notícias. O DN está há seis meses à frente do Público.
Entretanto, o Jornal de Notícias ultrapassou o Correio da Manhã e passou a ser o diário mais vendido em Portugal, com mais de 120 mil exemplares.

UEFA: equipas portuguesas com mais pêras doces

As cinco equipas portugueses presentes na 1ª eliminatória da Taça UEFA em futebol vão ter tarefa complicada para chegarem à fase de grupos.
Segundo ditou o sorteio hoje realizado em Monte Carlo, o Marítimo tem a tarefa mais difícil, frente aos espanhóis do Valência, seguido pelo Vitória de Guimarães, que após 'cair' da Liga dos Campeões vai defrontar os ingleses do Portsmouth.
Por seu lado, o Benfica mede forças com os italianos do Nápoles, a famosa ex-equipa de Maradona. o treinador 'encarnado' Quique Flores já assumiu que a eliminatória não será fácil e que preferia um adversário mais débil.
Quanto ao Vitória de Setúbal reencontrará os holandeses do Heereenveen, que afastaram os portugueses na mesma fase na época 2006/2007. Assim sendo, a tarefa aparentemente menos complicada pertence ao Sporting de Braga, que, vindo da Taça Intertoto, vai enfrentar os eslovacos do Artmedia.
Os jogos da 1ª eliminatória disputam-se a 18 de Setembro, dia em que insulares, sadinos e bracarenses actuam em casa, e 2 de Outubro, numa 2ª mão em que o Benfica e o Vitória de Guimarães serão anfitriões.


Assalto combinado

- Ó Carlos, chega aqui!
- Diz lá, ó primo Alfredo?!
- Somos primos e amigos de infância. Confio mais em ti do que no padre da paróquia...
- Eu sei, eu sei!... Precisas de alguma coisa?
- Temos aí um assunto muito sério para tratar e é só contigo!
- Ó Alfredo, tu mandas! Diz o que queres... podes contar cá com o Carlitos...
- É pá, o negócio lá na loja anda mesmo muito mal... estes gajos não têm massa nem para mandar cantar um cego...
- A quem o dizes, primo Alfredo... ando mesmo à rasca...
- Pronto! Então é assim! Tens aqui este capuz e esta arma do meu puto...
- É pá, o que é isto?!
- Tem calma! A arma é a fingir... como o negócio está quase na falência só tenho uma chance de sacar uma boa massa da companhia de seguros... é anunciar para os jornais e para a polícia que fui assaltado e que fiquei sem nada... depois o seguro paga-me as jóias e tudo o resto e uma parte dou para ti... só tens que vir lá à loja, apontas-me a arma, eu mando a empregada tratar de uns papéis, levas tudo num saco e depois eu apresento queixa...
- OK!

40 mil euros em dois minutos

O pessoal da pesada visitou uma agência de financiamentos em Queluz. Dois homens armados, em apenas dois minutos, levaram 40 mil euros. Para quê tanto dinheiro à mão de semear?...

Para que os ourives aprendam

Um ourives de Barcelos, após ter sido assaltado e de ter ficado sem o ouro todo que possuia, teve o desplante de dizer o seguinte: "Eu sabia que isto me ia acontecer. Falava nisso todos os dias. Adivinhava que ia ser o próximo". Pois bem. Se ele sabia que ia ser roubado só tinha que guardar o ouro e os valores que possuia num cofre de um banco ou onde lhe apetecesse, suspender a actividade por uns tempos até esta onda de assaltos acalmar e mais tarde recomeçar com toda a segurança. Mas não, esta gente quer este mundo e o outro. Não admitem parar um pouco. Têm vivenda, mais que um carro, carrinhas, lojas, quintas, ouro, prata, diamantes e uma boa conta bancária. Mas não, parar é que não. Pois então, têm aí a resposta para tanta ganância...

Nem o porta-voz se salva

O porta-voz do Partido Socialista também foi assaltado. Vitalino Canas ficou a saber como a máquina do pessoal da pesada é eficiente. Canas tem o seu escritório na Avenida Joaquim António Aguiar, em Lisboa, em obras. Coisa pouca... de um piso vai passar a dois. A vida corre-lhe bem e não fosse Canas um bom yes man.
Os gatunos, sem qualquer problema, saquearam o que puderam do escritório do ilustre socialista e braço-direito de José Sócrates. O pessoal da pesada, sempre bem informado, teve conhecimento que Vitalino Canas acabara de comprar uma gama de computadores novinhos em folha para o escritório e, a partir dessa informação, foram lá ao escritório, pegaram nos computadores e ala que se faz tarde...
A propósito de Vitalino Canas e da criminalidade, recordemos as palavras do porta-voz do PS proferidas há dias quando o PSD pediu a demissão do ministro Rui Pereira. "Os problemas de segurança não se resolvem com demissões, mas como o Governo está a fazer, dando meios às forças de segurança", disse Vitalino Canas que é a mesma pessoa que em 2004, no debate parlamentar de Segurança Interna, zurziu no governo do PSD por em dois anos os índices de criminalidade terem crescido cerca de 11%. Canas disse: "E se os índices continuarem a crescer, em alguns anos estaremos acima da média europeia".
É verdade, caro Vitalino. Os anos passaram com o governo do seu partido e os índices já são insuportáveis...

Diga lá trezentos e trinta e três (87)

Pergunta o miúdo algarvio à mãe:
- Ó mãe, o qué um insete ?
- Ê cá nã sê, preguntá mana ...!
- Ó mana, o qué um insete ?
- Pôs nã sê... preguntó pai ...!
-Ó pai, o qué um insete ?
-Ó mê granda burre... um insete sã oite!...

Pessoal da pesada vira a agulha

O pessoal da pesada na continuação da sua onda de controlo pela insegurança que grassa pelo país resolveu mudar de agulha na senda do êxito que vem obtendo no respeitante aos assaltos desenvolvidos pelos mais diversos locais contemplados. Após as visitas lucrativas a bancos, gasolineiras, carrinhas de valores, automóveis de luxo, ourivesarias, supermercados, lojas de vários produtos, agora o pessoal da pesada aponta as armas, bem cortadinhas e limpinhas, para restaurantes bem frequentados e autocarros. O pessoal da pesada tem roubado desde os relógios, telemóveis, fios de ouro, alianças de casamento, carteiras, chaves dos carros e das residências e todos os objectos de valor aos frequentadores de vários restaurantes e aos passageiros de vários autocarros.
Senhores ouvintes, a "Rádio Malta da Pesada" pode informar por último, que o pessoal da pesada já está farto de se rir com aquela medida anunciada pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, de pretender mais prisão preventiva para todos os criminosos que usem armas. O pessoal da pesada agradece que depois do trabalho árduo lhe concedam comida e dormida de borla...

O jornal de hoje (63)

quinta-feira, agosto 28, 2008

Porto e Sporting com pêras doces

FC Porto e Sporting já conhecem os adversários para a edição 2008/09 da Liga dos Campeões. Os 'dragões' vão defrontar o Arsenal (Inglaterra), cabeça-de-série do Grupo G, o Fenerbahçe (Turquia) e o Dínamo de Kiev (Ucrânia).
Os 'leões' ficam no Grupo C, que tem o Barcelona (Espanha) como cabeça-de-série, e vão defrontar ainda o Basileia (equipa da Suíça que eliminou o V. Guimarães na 3ª pré-eliminatória) e o Shaktar (Ucrânia).
As jornadas da fase de grupos iniciam-se a 16/17 de Setembro, e os restantes jogos realizam-se a 30 de Setembro/1 de Outubro, 21/22 de Outubro, 4/5 de Novembro, 25/26 de Novembro e 9/10 de Dezembro
Confira, em baixo, a distribuição das 32 equipas pelos oito grupos.

Resultados do sorteio da Champions League

Grupo A Chelsea AS Roma Bordéus Cluj
Grupo B Int. Milão W. Bremen Panathinaikos Anorthosis
Grupo C Barcelona Sporting Basileia Shaktar
Grupo D Liverpool PSV Eind. Marselha At. Madrid
Grupo E Manchester U. Villarreal Celtic Aalborg
Grupo F Ol. Lyon Bayern M. Steaua Fiorentina
Grupo G Arsenal FC Porto Fenerbahçe D. Kiev
Grupo H Real Madrid Juventus Zenit B. Borisov

O que são as coisas...

Estive a escutar o discurso de Bill Clinton na Convenção Democrática que aclamou Barack Obama como o candidato dos democratas a Presidente da República dos EUA. E do que havia de me lembrar após ouvir o grande Bill? De uma fotografia que me foi tirada na companhia de Bill Clinton pelo fotógrafo-repórter-editor de revistas-empresário Artur Ferreira e que por várias vezes me prometeu enviar-me o registo. Até hoje...

Bocas na rua (83)

- Ó Alfredo, sabes dizer-me se o Paulo Bento já se demitiu?
- É pá, para mim o Sporting já era...

i.m@il (30)

As Férias de Sócrates

O 'Imprensa Falsa' sabe que as férias do primeiro-ministro foram passadas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, na companhia de Harry Potter e Lord Voldemort.
Por isso Sócrates reiterou, assim que chegou a Portugal, a promessa de criar cento e cinquenta mil postos de trabalho.
Mas nem tudo correu bem. O chefe de gabinete do primeiro-ministro continua desaparecido, depois de uma pequena demonstração que Sócrates fez em São Bento.

In Lóbi (nossos links)

Só um terço da GNR anda na rua

Se não quiser ou não puder comprar o DN passe hoje por uma banca de jornais e leia só, na última página, o que diz José Alho, dirigente da Associação Sócio-Profissional Independente da GNR. É de ficar de boca aberta. Mas, a dado passo ficamos mesmo sem respiração. Ficamos a saber que apenas um terço dos 26 mil efectivos da GNR andam na rua. Eles servem para tudo: chauffeurs, carpinteiros, cozinheiros, alfaiates, sapateiros, empregados de mesa, telefonistas...

Assalto de táxi tem mais pinta...

Um membro do grupo da pesada que controla toda a insegurança deste país lembrou-se que em Silves havia um posto de venda de combustíveis da Cepsa que poderia dar umas massas boas. Vai daí, meteu-se a caminho e lá foi roubar o dinheiro da caixa, umas sandes para matar a fome, um sumo e um maço de tabaco. Com toda a cordialidade o assaltante projecta-se na vida "difícil" de "pescador" das coisas do alheio de um forma peculiar... foi de táxi!

Lobi de Macau ainda manda peso

O lobi de Macau no seio do Partido Socialista ainda manda muito peso. De tal forma que a escolha para o cargo de "superpolícia" recaiu em Júlio Pereira, mais um "camarada" que passou pelas patacas de Macau...

César já acusa Cavaco

O presidente do Governo Regional dos Açores encontra-se nos Estados Unidos da América e foi ali que se lembrou de criticar o Presidente da República. Carlos César diz que Cavaco Silva "não compreende o valor da autonomia". Seria necessário ir tão longe (Massachusetts) para criticar o PR?...

PSD pode ir para novo congresso

Francisco Almeida Leite, do DN, deve ser o jornalista mais bem informado sobre o que se passa nas hostes sociais-democratas. Hoje traz à estampa a possibilidade da realização de um novo congresso no PSD. Um conclave promovido por um grupo que estará descontente com a liderança de Manuela Ferreira Leite.
Um grupo de militantes do PSD está a ponderar a apresentação de 2500 assinaturas para a realização de um congresso, escreve FAL. E adianta que a informação surgiu esta semana, após a polémica à volta da estratégia do silêncio que tem sido seguida por Manuela Ferreira Leite. O grupo será formado na maioria por militantes do Norte.

Urgência em contentores

Os Serviços de Urgência médica em Monção devem abrir ao público em Outubro. Instalados em contentores. Provisoriamente, dizem. O provisório deve ser como as escolas que estão em contentores há mais de 10 anos...

E assim começa a integração de Portugal em Espanha...

Perante o que adjectivam de "falta de respostas de Portugal", os municípios de Elvas e Campo Maior querem que as crianças dos seus concelhos passem a ter acesso à pediatria do Hospital Infanta Cristina, em Badaloz, como forma de evitar deslocações a Portalegre e Évora (60 e 100 quilómetros, respectivamente).
Os autarcas já enviaram uma petição à Junta da Estremadura espanhola, onde pedem que o convénio celebrado há dois anos, que permite às portuguesas irem ter os filhos a Espanha, seja alargado à especialidade pediátrica, sobretudo no que respeita aos serviços de otorrinolaringologia e cirurgia.
O presidente da Câmara de Elvas, o socialista Rondão de Almeida, acusa o Governo português de ter faltado à palavra.
O costume...

E ainda não acabou...

Neste mês de Agosto o Diário de Notícias publicou 61 notícias sobre crime violento (crimes com recurso a arma de fogo, incluindo homicídios). No mesmo período do ano passado foram noticiados apenas 26 crimes.

Cantinho dos poetas (22)

Quando for grande

Há os que se tornam sargentos

Ou vendedores de tintas


há os que vendem palitos


ou automóveis grandes


Há os que ficam sempre


Fechados como a batata


Mas eu quando for grande


quero ser pirata



Boris Vian

Fraldas

«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»

Eça de Queiroz








Diga lá trezentos e trinta e três (86)

- É pá, sabes que pus um soalho flutuante em casa... assim quando vierem as próximas cheias
o chão flutua e não fico com a casa inundada.

- Mas se as águas sobem muito, bates com a cabeça no tecto!

- Ah, não! É que eu também pus um tecto falso!...

Publicidade (45)

O jornal de hoje (62)

quarta-feira, agosto 27, 2008

Sporting: vergonha

Acabei de ver uma das maiores vergonhas jamais observadas em jogos de futebol. O Sporting a jogar no Estádio de Chamartin ao melhor nível de um clube amador de terceira divisão. Se estivesse no lugar de Paulo Bento pedia esta noite a demissão de treinador por vergonha, incompetência e atrevimento despristigiante. No estádio Chamartin, contra uma das mais prestigiadas equipas do mundo, o Real Madrid, convidado para disputar o Troféu Santiago Barnabéu, o Sporting dá-se ao luxo de ir jogar com um guarda-redes de terceira categoria, um fulano que ninguém conhece no futebol chamado Pedro Silva a defesa direito, com Ronny no lugar de Grimi na posição de defesa esquerdo, sem João Moutinho e sem Djaló, o Real Madrid cada vez que foi à baliza do Sporting marcou golo. Ao intervalo já vão cinco na baliza dos lisboetas contra um golo do Sporting marcado por Ismailov com a ajuda de um defesa espanhol. Isto é inqualificável e vergonhoso para o futebol português. A culpa é inteiramente do senhor Paulo Bento. E como não posso enervar-me, já nem quero ver mais o grupo de excursionistas que foi a Madrid como se tivesse ido à Feira de Artesanato, no Estoril, ver as miúdas. Mas calculo que o resultado poderá chegar aos nove. Vamos ver se acerto...

EUA: Cem famílias com carros a hidrogénio


A General Motors colocou cem Chevrolet Equinox movidos a hidrogénio ao serviço de uma centena de famílias norte-americanas.
O teste vai durar três meses e segue-se a outros ensaios já efectuados por empresas, nas suas frotas automóveis. Desta vez, caberá aos condutores "normais" a última palavra sobre este tipo de automóveis, que só deverão entrar em produção em série lá para 2018. O primeiro teste com este tipo de veículos, movidos a hidrogénio e com emissões zero (do escape sai apenas vapor de água) foi realizado no Japão em 2003, através de um protocolo entre a empresa americana de distribuição FedEx Express e a General Motors. Dessa feita, o carro utilizado surgiu com base no Opel Zafira, para cumprir com as tarefas de distribuição de correio expresso nas ruas de Tóquio.
Entretanto, outras marcas como a Honda e a Daymler-Chrysler têm também programas de hidrogénio em curso, alguns bastante avançados.
Os carros movidos a hidrogénio utilizam pilhas de combustível (fuel cells em inglês) que convertem em energia eléctrica uma mistura de hidrogénio puro e oxigénio, através de electrólitos.
A primeira pilha de combustível foi inventada por Sir Robert Grove, um juíz escocês, em 1839. Entretanto, várias pilhas de combustível já foram utilizadas pela NASA desde os anos 60 no programa espacial americano. Actualmente existem diferentes tipos de pilhas de combustível, com utilizações que vão da alimentação de geradores para fábricas à alimentação de telemóveis.

Hóquei em Patins em Macau

Hoje comemora-se em Macau com a realização de um torneio internacional de Hóquei em Patins, os 25 anos de existência da Associação de Patinagem de Macau.
É com muito orgulho que na minha condição de co-fundador da Associação saudo todos os praticantes e dirigentes da modalidade em terra macaense.


Sport Macau e Benfica - Campeão de Macau 1989

Esta é a equipa que se sagrou campeã de Macau em 1989, treinada por Carlos Magro. Os campeões foram Paulo Morte, António Bártolo, Francisco Cabral, Fernando Bártolo, António Ramos, Francisco Loureiro, Paulo Mendes, Luís Miguel, Nuno Martins e João Severino.



Cantinho dos poetas (21)

Assim

Respiro.
E sei,
assim,
Que já vieste!

- Há uma rosa

Na manhã agreste...

Pedro Homem de Melo







Clube dos Livros ajuda ano escolar

Todos os anos são gastos milhares de euros na compra de novos livros escolares que deixam de ser necessários após 10 meses de utilização. O Clube dos Livros quer ajudá-lo a rentabilizar o investimento feito no início da época escolar e a minimizar os custos com o arranque do próximo ano lectivo.
De igual modo, pretende conciliar o conceito de poupança ao de reutilização e de reciclagem, evitando assim o desperdício de papel e o abate desnecessário de árvores.
Actualmente, os livros escolares mantém-se actualizados durante um período que pode ir até 6 anos. Desta forma, em vez de deitar os seus livros fora, pode dar a oportunidade a outras famílias de reutilizarem esses livros escolares.
Através do Clube dos Livros pode dar uma nova vida aos seus livros escolares usados. Se tiver livros escolares reutilizáveis, ou seja, ainda em vigor e em bom estado, poderá receber 20% do seu preço. Todos os livros que se enquadrem nos critérios de qualidade e validade e que possam ser reutilizados serão disponibilizados para venda, no site do Clube dos Livros, com 50% de desconto sobre o preço do livro. Se vender os seus livros escolares usados e comprar os livros para o próximo ano lectivo, através do site, estará a reduzir em 70% o investimento anual que tem que aplicar na compra de livros escolares.
Para facilitar a entrega dos seus livros escolares usados, o Clube dos Livros, em parceria com a ENTRAJUDA e as Livrarias Bertrand, criou o Livrão e lançou a campanha «Dê uma nova vida aos seus livros escolares usados. Use o Livrão».
Pode colocar os seus livros escolares usados nos Livrões (pontos de recolha) disponíveis na rede de Livrarias Bertrand, nas agências da Caixa Geral de Depósitos, nas lojas Pingo Doce e Feira Nova aderentes, para além de muitas escolas aderentes a este projecto. Com a ajuda de todos os parceiros, o Clube dos Livros conseguiu disponibilizar mais de 1.000 pontos de recolha, em Portugal Continental. Consulte aqui o Livrão mais próximo da sua área de residência.
Por cada livro entregue, estará a apoiar a ENTRAJUDA na sua missão de solidariedade social e a ajudar o ambiente.
O Clube dos Livros pretende apoiar de uma forma activa toda a comunidade escolar - alunos, professores e encarregados de educação, através de um leque de iniciativas que está, neste momento, a desenvolver e que passo a passo irá divulgar.
Reutilize, Recicle e ajude... o ambiente e a ENTRAJUDA agradecem a sua iniciativa!
Registe-se agora mesmo - é totalmente gratuito!

Blogando com prazer (129)

ESPERMATOZÓIDE OBEDIENTE


Momento culminante da gestão moderna, a gestão por objectivos
permite alcançar mais esclarecidamente as metas previamente propostas
ao accionar todos os mecanismos e princípios legais para que isso seja possível.
Normalmente, os colaboradores são os primeiros a sofrer as consequências
da modernidade de esses princípios que tendem a numeralizar seres humanos
e a colocá-los diante de pressões a roçar o intolerável.
lkj
Quando o Governo quer, a obra nasce, ainda que muitas vezes abortivamente,
nem que seja à força de marretadas e torções especiais.
Resta saber o que foi feito dos equipamentos
de internet livre que estavam instalados nas diversas dependências dos CTT
e se teremos muito que esperar até nos darem
conta do prejuízo que esse passo tropeçado representou.
Não falta exemplos de falsas partidas, de nulidades caríssimas,
de propaganda enganosa e de ejaculações mediáticas precoces.

Joshua, in PALAVROSSAVRVS REX (nossos links)

Não se riam (43)

O Ministério das Obras Públicas divulgou hoje que o inquérito preliminar ao acidente do dia 22 na Linha do Tua não encontrou causas para o descarrilamento da carruagem, acidente que provocou um morto e 43 feridos.

Alguém soprou do alto do monte...

Allgarve: também tem aterragem de emergência

O Allgarve de Manuel Pinho tem de tudo. E para que conste no mapa das notícias mundiais hoje aterrou um avião de emergência em Faro. Com destino às Canárias um avião com 210 passageiros a bordo aterrou de emergência no aeroporto da capital algarvia. A aeronave, um Boeing 757, aterrou de emergência cerca das 12h45 mas tudo "correu com normalidade", de acordo com fonte da ANA, empresa que gere os aeroportos portugueses.
A mesma fonte acrescenta que o voo - com o código TCX 37K, saído de Gatwick (Londres) - tinha como destino a ilha de Fuerteventura, no arquipélago das Canárias e que o pedido de aterragem em Faro faz parte da "actividade normal dos aeroportos". "Quando o comandante detecta alguma situação que não estava prevista pede para aterrar no aeroporto mais próximo e foi o que aconteceu", sublinhou. A aterragem de emergência do voo de ligação às Canárias acontece uma semana depois do desastre em Madrid, que envolveu um avião da Spanair cujo destino era o mesmo arquipélago espanhol.

Para a Ferrari...


A Ferrari anda muito preocupada em arranjar um piloto para o lugar de Kimi Raikkonen. Fala-se que Fernando Alonso já assinou para 2010. Todavia, eu penso que a Ferrari podia contratar já o puto da foto... é teso e arrisca!

O que eles dizem (61)

"Dizemos o que sentem milhares de portugueses"

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP

Paula Teixeira da Cruz deu nas vistas pela positiva

A social-democrata Paula Teixeira da Cruz dá nas vistas normalmente pelas piores razões. Ou contesta companheiros sem razão. Ou quer mostrar que é muito inteligente sem parecer sê-lo. Ou ainda arranja "inimigos" com quem nunca esteve interessado em ser seu amigo...
As suas posições no PSD nunca foram apelativas para a maioria dos militantes, mas tem uma virtude, nunca desiste das suas posições.
Desta feita, Paula Teixeira da Cruz agradou a muita gente quando anunciou a sua recusa a um pacto interno. Marcelo Rebelo de Sousa tinha proposto num artigo do Sol que o PSD deveria pautar-se por um pacto interno que não manifestasse divisões internas até às eleições de 2009. Paula Teixeira da Cruz veio dizer que "a ideia de pacto de união é na minha opinião fragilizante. O PSD sempre foi um partido com uma tradição de grande liberdade e diversidade de opiniões, portanto não vejo necessidade de um pacto". Concordo em absoluto. Se Manuela Ferreira Leite quis assumir a liderança do partido com apenas 30% dos votos, então, que se aguente no barco com a contestação interna que eventualmente possa despontar.

3,5 milhões de idosos em 2060

Portugal terá em 2060 3,5 milhões de idosos. É um número que assusta e que deveria preocupar os governantes. Mas vendo bem, como é que eles se preocuparão com os idosos de 2060 se nos dias de hoje nem um lar com dignidade e boa assistência médica existe para idosos com doenças degenerativas. E depois os governantes parecem pensar assim: "Quero lá saber de 2060, nessa altura já cá nem estou...".

Ajuda de Deus

Várias instituições religiosas estão a incrementar o número de aderentes. No DN de hoje podemos ler que "milhares procuram ajuda de Deus para ultrapassar a crise". O jornal diz que a IURD promove congressos financeiros. Não sei o que são esses congressos nem me interessa saber.
Apenas dizer-vos que há dias uma pessoa conhecida convidou-me para a igreja Maná e eu rejeitei. Ainda lhe disse se a igreja Maná não era aquela que foi expulsa de Angola acusada de extorquir dinheiro aos pobres. Respondeu-me que se trata de uma calúnia e que o caso está em tribunal. Seja como for, respondi que Deus ajuda quem quer sem precisar de intermediários. A pessoa sempre foi dizendo que seria bom a adesão à Maná, porque o "patrão" até lhe tinha oferecido um carro. Retorqui que já tinha...

País da treta (27)

Marcar exames às varizes vai passar a demorar meses. Os portugueses com problemas venosos ou arteriais (varizes, por exemplo) vão passar a ter de suportar na totalidade o exame de diagnóstico, o ecodoppler dos membros inferiores, que custa entre 80 e 140 euros. Um acordo que existia entre as Administrações Regionais de Saúde e as clínicas privadas foi quebrado e os portugueses (65% têm varizes) têm de passar a ir aos hospitais marcar consulta, onde só para marcar o exame terão de esperar sete meses.

Bocas na rua (82)

- É pá, já estou doido com tantos assaltos... mas aonde é que uma pessoa pode estar descansado?
- Só na casa mortuária...

Grande defensor do ambiente...

A defesa do meio ambiente feita por José Sócrates foi chão que deu uvas. Foi secretário de Estado e ministro do Ambiente. Deu a entender que era um defensor do planeta, mas afinal, a cadeira do poder transforma qualquer ser humano. E Sócrates não podia fugir à regra. Depois de aprovar uma quantidade de PIN's de interesse público nacional duvidoso, ficámos a saber que nem sequer se preocupa com o automóvel que usa na função de primeiro-ministro. Hoje existe no mercado uma vasta gama de bons veículos topo de gama híbridos ou eléctricos. Mas, o primeiro-ministro prefere andar a conspurcar o ambiente com um carro a diesel. Sócrates desloca-se num Volkswagen Phaeton V10, a diesel. Bom exemplo...

Superpolícia acabou com a democracia

Ao fim de 34 anos a chamada democracia portuguesa terminou. O Governo todo-poderoso de José Sócrates conseguiu legislar, e ter o apoio do Presidente Cavaco Silva, sobre matéria que termina com a separação de poderes de qualquer Estado de direito e democrático. A partir de agora, com o protesto dos juízes e dos partidos da oposição, o poder judicial passa a depender do primeiro-ministro que nomeará um "superpolícia" da sua cor política para estar por dentro dos segredos inerentes aos processos judiciais. Não vá um corrupto importante ser preso...

O jornal de hoje (61)

terça-feira, agosto 26, 2008

O livro é cultura (6)

Assírio publica em Setembro Maria Velho da Costa e Herberto Helder

«Oito anos depois de Irene ou o Contrato Social, a Prémio Camões de 2002 [Maria Velho da Costa] publica agora Myra, estreando-se como autora da Assírio & Alvim, onde se junta a Herberto [Helder], que em A Faca não Corta o Fogo – súmula & inédita apresenta, além da habitual depuração do trabalho anterior, material poético nunca antes publicado.» Texto sobre a rentrée, assinado por José Mário Silva, na edição de Setembro da LER.

in http://ler.blogs.sapo.pt/


Também em Setembro, chegarão às livrarias: Não se Come mal em Portugal, Miguel Esteves Cardoso; A Minha Escola não é Esta, Pedro Strecht; Gatos Comunicantes - Correspondência entre Vieira da Silva e Mário Cesariny 1952-1985; O Sentido da Vida é só Cantar, António Barahona

Últimas do pessoal da pesada

O pessoal da pesada efectuou hoje algumas visitas a propriedades do alheio tendo para o efeito conduzido automóveis de alta cilindrada adquiridos nos mais vistosos stands dos seus proprietários, mais concretamente, nas vias públicas onde se encontravam estacionados. Em um dos casos, o pessoal da pesada convidou o condutor a sair do veículo, ir à sua vidinha a penantes e o pessoal acto contínuo dirigiu-se ao posto de venda de combustíveis da Galp, situado no Fogueteiro, Seixal. Sem foguetório, o pessoal da pesada em número de três, encapuzados e armados concluíram a sua visita à caixa registadora com o maior êxito. De seguida foi assaltado outro posto de combustíveis, na via-rápida para a Costa de Caparica. Tudo limpinho, nem deixaram a beata no chão.
O pessoal da pesada voltou também a realizar uma outra visita de cortesia à propriedade bancária pertencente aos accionistas do BCP Millennium, situada na Tapada das Mercês, Sintra. Dois encapuzados e armados tiveram a virtude de assaltar com todo o primor e gentileza para que ninguém se magoasse. O pessoal visitou também cordialmente a agência do Banif, no Alto de Lisboa, onde um pesadão efectuou o assalto.
O pessoal da pesada teve uma outra intervenção repleta de êxito na Estação dos Correios de Monte Belo, em Setúbal. Dois encapuzados e armados também concluíram a sua obra de uma forma exemplar levando apenas dinheiro.
Estas são as últimas notícias oriundas directamente da "Rádio Malta da Pesada". Boa tarde, senhores ouvintes e voltaremos à antena logo que o pessoal da pesada regressar ao trabalho árduo e profícuo...

Carlos Paião: há vinte anos

vinte anos a música popular portuguesa perdeu um dos seus melhores num acidente de viação. Carlos Paião, com apenas 30 anos, deixou uma obra única. Há vinte anos eu trabalhava na Rádio Macau e tocava os seus discos. Uns meses antes do fatídico acidente entrevistei o Carlos pelo telefone e disse-me que iria fazer tudo para ir cantar a Macau.
Permitam que recorde canções inesquecíveis como "Souvenir de Portugal", "Play-Back", "Pó de Arroz", "Marcha do Pião-das-Nicas", "Zero a Zero", Vinho do Porto, Vinho de Portugal", O Foguete", "Discoteca", "Cinderela", "Versos de Amor", Arco-Íris", "Cegonha", "Algarismos" e "Intervalo".

Bancos é que está a dar

Qual será o dia da semana em que não haverá um assaltozinho a um banco. Hoje foi mais um.

Dois homens assaltaram hoje à mão armada o banco Millennium BCP da Tapada das Mercês, em Sintra, levando 750 euros, disse fonte da PSP.
Segundo a mesma fonte, o assalto ocorreu às 9h30 e os dois homens encapuzados ameaçaram os funcionários com uma pistola, conseguindo roubar 750 euros.
Após o assalto os dois homens fugiram a pé, tendo a Polícia chegado ao local dois minutos depois de ser chamada.

SERÁ QUE NINGUÉM RESPONSÁVEL DOS BANCOS VIU COMO SÃO OS BALCÕES BANCÁRIOS EM HONG KONG E MACAU?


Autocaravanas à margem da lei


photo Bruno Simões Castanheira

É ilegal acampar em autocaravanas fora de parques de campismo ou das áreas de serviço para estas viaturas. As autoridades fecham os olhos, até porque, em muitas localidades, não existem essas estrututuras de apoio.
É uma tendência em alta e que, no período de férias, adquire maior visibilidade. Estão em qualquer lado, por vezes, nos mais impróprios, durante dias a fio. A fiscalização ainda é reduzida, mas tem-se intensificado este ano, designamente na costa alentejana, com as denúncias das associações ambientalistas.
Não se sabe ao certo quantas autocaravanas existem em Portugal, mas estima-se em cinco ou seis mil viaturas, de acordo com Luís Almeida, um dos responsáveis pelo CampingCarPortugal, o primeiro portal português de autocaravanismo que dinamiza um fórum sobre esta temática.
As lojas do sector registam, igualmente, uma crescente procura de autocaravanas, quer para venda quer para aluguer. Isabel Mesquita, da empresa J. Sousa Mesquita, confirma o interesse progressivo dos portugueses no turismo itinerante. Nesta altura do ano, é praticamente impossível conseguir uma viatura para alugar. Nos restantes meses, por valores que oscilam entre os 90 e os 200 euros/dia, é simples alugar uma autocaravana e experimentar a sensação de andar numa casa com rodas.
O mercado de usados também está bastante animado. Basta fazer uma pesquisa na internet ou visitar uma loja para constatar que há modelos para todos os gostos e preços. A partir de 18 mil euros, já é possível comprar uma autocaravana usada, mas os valores variam muito em função do nível do equipamento. Quem preferir novas e muito sofisticadas, pode desembolsar até 150 mil euros. Ou seja, o valor apartamento numa grande cidade.
Se a moda do autocaravanismo pegou, a verdade é que muitos dos adeptos desta forma de turismo não conhecem, ou não respeitam, a legislação em vigor. E confundem duas situações distintas: estacionar e acampar. É legítimo estacionar a autocaravana em qualquer lugar destinado a aparcamento de veículos ligeiros, desde que não haja indicações específicas em contrário e as dimensões da viatura não perturbem a circulação. "O que é proibido - porque configura campismo selvagem - é parar a autocaravana num local e ficar lá a pernoitar", sublinha Jorge Vieira, director da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. "Parar a autocaravana, abrir o toldo, instalar uma mesa e ocupar a via pública é inaceitável", sublinha.
Luís Almeida, que defende que o espírito do autocaravanismo é diferente do campismo, precisamente pela mobilidade que a autocaravana possibilita, critica os "cenários lamentáveis" que, por esta altura, são tão frequentes: grandes aglomerados de viaturas dentro das cidades, ou junto ao mar ou rio, a fazer despejos de águas residuais, sem qualquer respeito pelo meio ambiente.
O preço dos parques não parece ser a razão que leva muitos autocaravanistas a evitar os parques de campismo para pernoitar, e assim abastecer de água e esvaziar os resíduos. Carlos Alberto Azevedo, presidente do Clube de Campismo do Porto, censura a falta de civismo dos que "encostam em qualquer sítio" e adianta que, por menos de cinco euros por dia, é possível pernoitar num dos nove parques da Federação de Campismo.

Helena Norte, in JN

O homem abusa

Num posto de venda de combustíveis situado na estrada marginal entre Belém e Algés existe um funcionário que trabalha na máquina registadora que tem uma especialidade. O homem, em cada dia, engana-se mais de 10 vezes, na entrega do troco dos clientes. Por exemplo: o automobilista paga 40 € de combustível com uma nota de 50. O dito cujo, entrega de volta cinco moedas de 1 €. Óbvio que faltam cinco euros. Há muita gente com pressa e que arranca sem se dar conta e, por isso, é que o homem abusa...

Os novos partidos

Meti-me no comboio e fui até Cascais. Com uma intenção especial. Vir por aí fora inquirindo as pessoas se já tinham ouvido falar nos dois novos partidos, o Movimento Mérito e Sociedade (MMS) e o Movimento Esperança Portugal (MEP).
Fiz três perguntas a 142 inquiridos, em Cascais, Estoril, São João, São Pedro, Parede e Carcavelos.
Se já tinham ouvido falar dos partidos novos? Se conheciam os seus programas? Se sabiam qual a tendência política?
Fiquei verdadeiramente pasmado. Entre 142 pessoas apenas uma, repito, uma única, respondeu que já tinha ouvido falar, que sabia a mensagem de cada um, bem como a sua tendência.
74% dos inquiridos responderam que já ouviram falar vagamente. A quase metade das pessoas ainda me atrevi a perguntar se sabiam que os líderes eram Rui Marques e Eduardo Correia. Também foi apenas a mesma pessoa que respondeu ter conhecimento dos nomes dos líderes do MMS e do MEP. Significativo...

Enfermeiros estão fartos

A classe dos enfermeiros é assim a modos como o GP2 nas corridas de automóveis. O importante é sempre a Fórmula 1 e o G2 está ali para compor o ramalhete. Com os enfermeiros tem sido igual. Os médicos é que contam e eles seguram na tesoura e na seringa...
Mas os enfermeiros estão fartos e decidiram que em Setembro poderão entrar em greve. Eles fazem milhares de horas extraordinárias e o Governo pretende pagar-lhes como se fossem horas normais. Outro ponto da discórdia tem a ver com as propostas para a revisão de carreira. Penso que brincar com os enfermeiros é muito perigoso. O Governo que não tenha dúvidas de uma coisa: sem os enfermeiros não há serviço de Saúde.

Santana volta que estás perdoado

Esta manhã no café dois clientes falavam do PSD. Não escrevo aqui o que ouvi porque cada frase tinha um palavrão pornográfico. Mas posso dizer-vos que o tema era sobre o comunicado a exigir a demissão do ministro Rui Pereira, só porque assaltaram uma carrinha de valores e mataram um ourives.
Realmente, as hostes directivas do PSD devem andar com sol a mais na nuca. Pedir a demissão do ministro em vez de contestar as políticas, não lembrava nem ao Alberto João Jardim. E ainda por cima através de um comunicado que deve ter sido escrito a partir da Expo de Sevilha ou de Vilamoura, no Algarve, onde a maior parte dos políticos tem estado a "trabalhar" para o bronze...

Ana Gomes conhece Joe Biden

A eurodeputada socialista Ana Gomes de vez em quando tem destas coisas. Uma necessidade imperiosa de nos transmitir que conhece as altas personalidades mundiais. Hoje veio a terreiro nas páginas do DN dizer-nos que esteve na Convenção Democrata em 2004 e que ao ouvir Joe Biden "fiquei logo com a sensação de que se tratava de um 'falcão'".
Mas atenção, Ana Gomes é uma senhora no mundo das relações externas. Ela está em Denver na Convenção Democrata sem que o seu partido a tenha enviado. Ela foi convidada especial, a título pessoal, por Madeleine Albright e pelo National Democratic Institute for International Affairs.
José Lello a roer-se de inveja...

Novo português a caminho do Acordo Ortográfico...

- Você acha que os alunos devam chumbar, caso não frequentem a escola?
- Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto montanhoso? ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? ou cuantas estrofes tem um cuadrado? ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os lesiades', q é um livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. tarei a inzajerar?

5000 mensagens no PPTAO

O nosso blogue acaba de libertar a mensagem número 5000. É verdade, em 10 meses de existência o PPTAO já publicou 5000 mensagens (post).

O jornal de hoje (60)

segunda-feira, agosto 25, 2008

Quem percebe?

A população portuguesa está a diminuir em cada ano que passa. O Governo tenta criar incentivos para que os casais procriem em maior número. Quanto mais crianças nascerem, melhor. A população está a envelhecer é um facto indesmentível.
Pois bem, uma mãe que deu à luz no mês passado, disse-me: "Para quê ter filhos se depois corremos o risco de nascerem na ambulância ou no corredor de um centro de saúde. Veja o que se passa com a maternidade Alfredo da Costa que está a rebentar pelas costuras e ainda por cima sabemos que não há médicos no país para as encomendas".

As autoridades querem que se façam mais filhos e depios não existem maternidades. Quem percebe isto?

Allgarve a tiro

O Allgarve do ministro Manuel Pinho entrou a matar... turistas. Esta tarde, num posto de venda de gasolina, em Boliqueime (o carro do Presidente da República não estava lá) dois indivíduos assaltaram o posto de combustíveis e dispararam de tal forma que um turista alemão foi baleado e encontra-se em estado grave.

Chávez devia ter vergonha

O Presidente da Venezuela é um basófias com o seu petróleo. Milhões de riqueza fazem parte do seu poder e da sua política ditatorial. Diz que governa para o povo. Qual povo? O povo, na óptica de Chávez, não deve incluir a juventude. Milhares de milhões de lucro na venda do petróleo são gastos na compra de submarinos aos russos, armamento sofisticado, aviões de combate e não é capaz de investir uns míseros patacos no desenvolvimento do desporto. A Venezuela ficou em último lugar dos países medalhados nos Jogos Olímpicos, com a conquista de uma única medalha de bronze. Chávez devia pintar a cara de preto. É vergonhoso para um país com tanto dinheiro que se preocupe mais com o concurso de Miss Venezuela ou Miss Mundo, do que participar nos Jogos com o mínimo de dignidade.

O jornal de hoje (59)

domingo, agosto 24, 2008

Na RTP já não há vergonha

Na transmissão em directo que a RTP realizou esta tarde a partir do estádio do Dragão assistimos a algo inconcebível e que merecia um protesto de quem de direito. O moderador dos comentários sobre o jogo FC Porto-Belenenses, que irá decorrer mais tarde, convidou um comentador especializado em futebol. Tudo bem. E qual não é a surpresa quando se vê um outro convidado, nada menos que a senhora Elisa Ferreira, a política afecta ao Partido Socialista e que está mais que anunciada para possível candidata à luta contra Rui Rio para a presidência da Câmara Municipal do Porto. Mas, afinal que descaramento é este? Pensa-se na RTP que somos todos atrasados mentais e que não reparamos que a presença de Elisa Ferreira se engloba já numa estratégia montada de promoção à sua imagem para as futuras eleições autáquicas. Por que não convidaram Teresa Caeiro, Zita Seabra, Ana Drago ou Odete Santos? Estes métodos dão vómitos...

55555

No contador de visitas na nossa barra lateral vi hoje o número bonito de 55555. Obrigado a todos.

F1: Massa vence quatro

Quarta vitória de Felipe Massa esta época, numa corrida com poucos atractivos no circuito citadino de Valência para o Grande Prémio da Europa, já que discussões directas em pista foi coisa que praticamente não sucedeu.

Com este resultado, o piloto brasileiro aproxima-se de Lewis Hamilton no Mundial, distando agora apenas seis pontos do piloto inglês, aproveitando também para ascender à segunda posição da competição, por troca com Kimi Raikkonen, que viu o motor do seu Ferrari "explodir" quando era quinto atrás de Heikki Kovalainen.


Esta foi certamente uma forte machadada nas aspirações do finlandês em renovar o título Mundial, que cada vez mais parece vir a ser disputado entre Lewis Hamilton, que foi segundo, e Felipe Massa, o vencedor incontestável da corrida valenciana.

Vitória na 100ª participação
O piloto brasileiro celebrou da melhor maneira a sua 100ª participação em GPs, liderando a corrida do princípio ao fim. Contudo, os comissários desportivos investigaram o sucedido na segunda paragem nas boxes do brasileiro, quando a sua equipa lhe permitiu sair da sua box na precisa altura em que passava Adrian Sutil o que colocou os dois monolugares lado a lado durante alguns metros na saída do pit-lane. Tudo se resolveu com uma multa de 10.000 euros aplicada pelos comissários desportivos à Ferrari.
Após o arranque para a corrida, depressa se tornou claro, que Lewis Hamilton não seria capaz de suplantar Felipe Massa, com o piloto inglês a levar o seu McLaren até final no segundo posto, realizando uma boa operação para o campeonato.
Robert Kubica foi terceiro, e também ele nunca esteve em condições de passar Hamilton. Heikki Kovalainen foi quarto, na frente de Jarno Trulli e Sebastian Vettel, que confirmou na corrida a boa forma já evidenciada nos treinos.
Numa corrida quase sem ultrapassagens, destaque para os incidentes das boxes que envolveram os Ferrari. O já referido com Massa, e também o que envolveu Raikkonen, que atropelou um mecânico, ao sair da boxe sem que a mangueira de reabastecimento tivesse sido retirada do seu F2008. O infortunado mecânico foi levado para o Centro Médico do circuito, desconhecendo-se o seu actual estado.
Nakajima não deverá sair de Espanha nas boas graças dos locais, já que logo na primeira volta colidiu com a traseira do Renault do espanhol, destruindo a asa traseira, levando-o ao abandono. Para além de Kimi Raikkonen que desistiu com o motor partido na volta 42, só Adrian Sutil desistiu na sequência duma saída de pista, destruindo arrancando uma roda do seu monolugar.
In Autosport

David 'Amarillo' ganha a Volta a Portugal em Bicicleta


O espanhol David Blanco, camisola amarela, da equipa do Clube de Tavira, ganhou a 70ª Volta a Portugal em Bicicleta após a etapa final que terminou em Felgueiras. David Blanco é o primeiro ciclista estrangeiro a conquistar duas Voltas a Portugal. Há festa em Tavira.

José Miguel Júdice deixa 'Eixo do Mal'

O jornalista José Miguel Júdice vai deixar o "elenco" do programa de televisão "Eixo do Mal", que vai para o ar na SIC Notícias. Este programa, que é um dos mais interessantes na crítica do que se passa à nossa volta, passa a contar com a participação, em substituição de Júdice, de Pedro Marques Lopes, empresário, comentador, bloguista e 'conselheiro especial' de Pedro Passos Coelho.

Não se riam (42)

"Portugal é um país muito seguro. Um dos mais seguros, senão o mais seguro da Europa"

Manuel Pinho, ministro da Economia, ontem, em Loulé

NOTA: Deve ser por viver cá o António José Seguro...

O que eles dizem (60)

"Os políticos escolhem os arquitectos que querem que ganhem os concursos nas obras públicas"

Álvaro Siza Vieira, arquitecto

"Partidos não estão interessados em resolver problemas da justiça"

António Cluny, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público


Perna olímpica...

Trans...

Novos polícias


Rui Pereira, ministro da Administração Interna disse que vinham aí cerca de dois mil agentes novos. Bem fardados e com telemóvel?...