
A Igreja Maná, com centenas de milhares de fiéis em Angola, viu a sua actividade proibida no país por violar a lei e a ordem pública, segundo um decreto-lei publicado em Diário da República (DR).
Com cerca de 600 mil fiéis em Angola e mais de 500 casas e templos em nove províncias, a Igreja Maná, de origem portuguesa, criada em 1984, em Lisboa, pelo "Apóstolo" Jorge Tadeu, viu anulado o seu reconhecimento pelo governo angolano através do decreto Lei 14/92 no DR nº15, 1ª série, de 25 de Janeiro.
O Diário da República sustenta a decisão de revogação do reconhecimento oficial da Igreja Maná com a conclusão de um processo instaurado pelo Ministério da Justiça onde foram detectadas "violações sistemáticas" da lei angolana e da ordem pública.
Uma das polémicas em que a Igreja Maná esteve envolvida foi espoletada em Maio de 2007, quando o Bispo José Luís Gambôa foi suspenso por alegado desvio de fundos que teriam sido doados pela petrolífera Sonangol, com o objectivo de construir uma escola.
No entanto, o Bispo Joaquim Muanda, que substituiu José Luís Gambôa na liderança Maná em Angola, disse publicamente que não havia provas de que esse dinheiro fosse fruto de uma doação da Sonangol, onde o seu antecessor trabalhava.
No entanto, o próprio ex-Bispo Gamboa confirmou na imprensa angolana da altura que a verba em causa, cerca de um milhão de dólares, estava na sua conta bancária pessoal, tendo-o retirado da conta da Igreja.
A justificação para o que fez, segundo o próprio, era impedir que o dinheiro fosse transferido para Portugal, alegando que deveria ser gasto em Angola, onde foi angariado.
Entretanto, alguns fiéis da Igreja fundada por Jorge Tadeu contactados pela Lusa em Luanda confirmaram que todos os cultos que estavam previstos para a passada sexta-feira, dia de publicação do decreto-lei, foram anulados e os templos encerrados.






4 comentários:
Ora aí está uma medida acertada,toda a gente sabe, e no Brasil,(país de origem)assim como em Portgal, este dinheiro é obtido à custa de extorsão vigariçes várias, para já não falar do resultado da lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de droga,fuga a impostos provenientes de doações coagidas e ilícitas.
Maná continua a ser Angola. Só para alguns, como sempre...
Sabemos todos que maioria destas Novas "denominacoes" que com muito custo se dizem em prol de Deus e Jesus sao todas hipocritas. "Largo e o caminho que nos leva a perdicao, mas estreito e o que nos leva a SALVACAO. Sendo assim poucos sao os que trilham pelo estreito caminho.
Falemos dos "Templos" que a Igrejamana diz que tem, sao espeluncas que nao tem como dignificar a Deus, sao locais para enriquecimento do "APOSTOLO FAMILIA e seus AMIGOS"
VIva Angola ter tomado uma decisao acertada. Um dos amigos do tadeu o tal de Bp Hernandes e esposa Sonia estao presos nos EUA. Porque?
1 Trafico de drogas.
2 Lavangem de dinheiro.
3 Extorsao e fuga ao fisco.
4 Discriminacao racial.
O mesmo acontece com o intitulado "apostolo tadeu"
As chamadas igrejas manas em Mocambique existentes a 15 anos nao passam de umas autenticas espeluncas, seus fieis que trabalham para a dita igreja nao usufrui de salarios dignos nem atenpadamente(Radio Tv ADM) no entanto diariamente os fieis semeam para dito "avanco do evangelho e crescimento da obra de Deus. O que se passa sao as transferencias mensais para Portugal. Abram os olhos os que se acham fies ao jorge tadeu, e nao a JESUS!!!
Mais nao digo.
Por Favor, esse anónimo q escreveu este comentário tem q ter cuidado, eu te dou um aviso ou tu te arrependes disso q tu falstes ou terás problemas sérios na tua vida. Te aconselho a ler mais a Bíblia para conheceres melhor Deus. Principalmente Mateus 24. Tá. Que Deus te abençoe.
Enviar um comentário